quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Artistas visuais realizam coletiva em Nova Cruz



Demetrius Montenegro, Dante Barrazza e Pablo Moran abraçam iniciativa de descentralização das ações culturais, com abertura de mostra que celebra arte brasileira e chilena na cidade-pólo do Agreste

O artista brasileiro Demetrius Montenegro, natural de Nova Cruz, e os chilenos Dante Barrazza e Pablo Moran têm em comum o talento pela pintura e o amor à praia da Pipa, onde escolheram morar e praticar sua arte. Atualmente, revezam-se em aulas de artes para crianças e jovens na cidade de Nova Cruz, no centro cultural viabilizado com recursos próprios de Demetrius Montenegro. Nesta sexta-feira, 19, às 19h, será aberta a Exposição Coletiva Brasil e Chile, com programação musical para brindar este momento especial.

Ousadia parece a palavra mais apropriada para definir o artista Demetrius Montenegro, que mantém uma galeria própria na avenida principal da praia da Pipa e exporta sua arte para os mais variados lugares do mundo. Mesmo consolidando sua carreira num lugar de grande fluxo turístico, ele se sente completamente realizado agora, ao tornar realidade o projeto de ter seu próprio espaço na sua cidade de origem. “Sempre sonhei estar em contato mais próximo com meus conterrâneos, levando um pouco de esperança através da arte para as pessoas de Nova Cruz”.

Dono de traços marcantes, seja retratando figuras fortes do imaginário popular, seja interpretando os sentimentos mais puros em obras abstratas as quais classifica de paisagens íntimas, Montenegro dá um novo passo na sua vida profissional. Hoje, aos 35 anos, ele demonstra bastante sensibilidade ao retomar ao seu primeiro amor, ou seja, à cidade que testemunhou seus primeiros passos na arte.


O empresário Dante Barrazza também foi fisgado pela beleza inspiradora da praia da Pipa e da Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul, e se dedica à arte, com pinturas figurativas que retratam seu amor ao lugar que o acolheu há mais de 30 anos. Através da amizade com Demetrius, surgiu a parceria para ministrar aulas para crianças e jovens de Nova Cruz, no novo espaço cultural que tem como maior característica levar o conhecimento artístico para quem não tem acesso às artes visuais. “Esta tem sido uma iniciativa enriquecedora para todos nós”, interpreta Dante, que este ano comemora 25 anos de pioneirismo na Pipa, com a tradicional Calígula Pizzaria e Espaço Cultural.

Pablo Moran também está apreciando muito a experiência de compartilhar seu talento artístico com os 30 alunos do Centro Cultural e Galeria Demetrius Montenegro. O pintor - conhecido por suas aquarelas que retratam as peculiaridades da praia da Pipa - agora também se revela como professor solidário, que dá aulas com o coração para crianças e jovens. “Estamos todos juntos nessa iniciativa, que significa uma nova fase para Nova Cruz, que terá a oportunidade de conhecer o trabalho de três artistas de estilos distintos”.

Serviço:
Exposição Coletiva Brasil e Chile – com Demetrius Montenegro, Dante Barrazza e Pablo Moran
Data: 19 de dezembro, às 19h
Local: Centro Cultural e Galeria Demetrius Montenegro – Av. 1º de Maio, Nova Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário