terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Música no Museu – projeto nacional de música clássica chega a Natal e promete concertos para todo o ano de 2015.



A Escola de Música da UFRN é palco do projeto Música no Museu Norte-Nordeste promovido pela Carpex Empreendimentos e Promoções com apoio dos Correios. Prestando uma homenagem a Mário Tavares e J. Guerra-Vicente, Natal recebe para a edição de estreia do projeto Antonio Guerra-Vicente, Ludmila Vinecka (República Tcheca), Caroline Eychmuller (Alemanha), Durval Cesetti, Fabio Presgrave  e o grupo UFRN CELLOS (UFRN). A primeira edição do projeto acontece na quinta-feira, 04 de dezembro, às 20h no auditório Onofre Lopes da Escola de música da UFRN. A entrada é gratuita.

O projeto Música no Museu foi iniciado em 1997 e tornou-se a maior Série de Música Clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Os números que envolvem o projeto são impressionantes: Mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos. Além da abrangência brasileira do projeto, o Música no Museu possui vertente internacional e desde 2006 atua também em cidades de Portugal, Espanha, França, USA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque), República Tcheca, Marrocos, Áustria, Argentina, Chile, India, Vietnam e Austrália, levando músicos e a música brasileira para o exterior. Em Natal o projeto tem edição piloto, porém com propósito de continuidade em 2015 com local e frequência de apresentações ainda a definir.

Em tempo

O projeto Música no Museu tem sua estreia inserida no Festival Nany Devos que acontece até o dia 08 de dezembro com recitais, masterclasses e concertos gratuitos. O festival reúne artistas do violoncelo de renome no Brasil e também do Uruguai e República Tcheca. A série de apresentações do festival Nany Devos contempla não apenas a Escola de Música da UFRN como também ONGs, o Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, e o hospital da Liga contra o Câncer. Toda a programação do festival Nany Devos é gratuita!




Nany Devos

 “Será que eu vou tocar violoncelo no céu?”. Essa foi a pergunta que Nany Devos fez ao seu amigo Italo Babini horas antes de sua partida. Uma declaração de amor incondicional ao instrumento ao qual a sua vida foi dedicada. Nascida em Natal, Nany viveu entre os anos de 1925-1995, foi discípula de Thomaz Babini e durante décadas ocupou a primeira estante de violoncelo da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O festival que homenageia a dama do violoncelo potiguar celebra a força desse instrumento no Rio Grande do Norte com convidados de peso e ampla abrangência de apresentações e concertos gratuitos em toda Natal.


Acompanhe abaixo a programação do festival Nany Devos:

CONCERTOS
·         02/12, 18h, Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão - ABERTURA- Recital/Palestra com Matias de Oliveira Pinto

·         03/12, 9h- UFRN CELLOS na Liga Contra o Câncer

·         03/12, 19h, Pinacoteca do Estado - UFRN CELLOS, Duo Malard, Matias de Oliveira Pinto e Fabio Presgrave

·         04/12, 20 hs, Auditório Onofre Lopes -  MUSICA NO MUSEU: Os Imortais da Música Brasileira: Mario Tavares e  Guerra-Vicente (Antonio Guerra-Vicente, Ludmila Vinecka,Caroline Eichmuller, Fabio Presgrave, Durval Cesetti e UFRN CELLOS)

·         05/12, 16h, Primeira Igreja Batista de Natal – PALESTRA : José Guerra-Vicente e o Violoncelo com Antonio Guerra Vicente
·         05/12, 17h- Recital com Roberto Martinez del Puerto, Nicolas Panattieri, Masa Novocel e Diego Paixão – Primeira Igreja Batista de Natal

·         06/12, 18h - OSUFRN, André Muniz, Alessandro Borgomanero e Diego Paixão

·         07/12, 19h, Auditório Onofore Lopes - Jacques Morelenbaum, Duo Entrerios e UFRN CELLOS


ITINERÂNCIA EM PROJETOS SOCIAIS
·         05/12 – 14h  OFICINA DE SONHOS (Primeira Igreja Batista de Natal)- Guerra Vicente (violoncelo) e Ludmila Vinecka (Violino)

·         06/12 – 8h30 ONG ATITUDE COOPERAÇÃO – Matias de Oliveira Pinto e Orquestra do Projeto Tocando a Vida com D’amore

·         07/12 – 14h- Roberto Martinez Del Puerto e alunos do PRONATEC (EMUFRN)



MASTERCLASSES



·         1/12 – 14h - 17h - Matias de Oliveira Pinto, 17h - 19h- Ensaio UFRN CELLOS

·         2/12-   9h -12h - Ensaio UFRN CELLOS

·         3/12 – 9h -12h - Matias de Oliveira Pinto, 17h - Ensaio UFRN CELLOS

·         4/12-  9h -12h Ensaio UFRN CELLOS, 14h -17h - Matias de Oliveira Pinto

·         5/12 – 14h – Guerra-Vicente e Ludmila Vinecka – Oficina de Sonhos

·         6/12 – 9h -12h - Roberto Martinez, 14h - Guerra- Vicente

·         7/12 – 9h -12h - Jaques Morelenbaum, 14h -16h - Jaques, 14h -17h Roberto Martinez Pronatec



Serviço:
Festival Nany Devos (GRATUITO) de 1 a 8 de dezembro
Locias: UFRN, Liga contra o Câncer, Primeira Igreja Batista de Natal, Pinacoteca, TAM e ONGs.
Artistas: Matias de Oliveira Pinto (Universitat der Kunste-Berlim), Jaques Morelenbaum, Antonio Guerra Vicente (UNB), Roberto Martinez del Puerto (Filarmonica Del Sódre), Paulinho Cardoso e Ludmila Vinecka (República Tcheca).
Mais informações sobre convidados e sobre o festival no site https://festivalnanydevos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário