segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Fiart 2015 valoriza bordados, rendas e crochês do artesanato potiguar



     Janeiro está chegando e a grande pergunta é o que fazer na alta estação em Natal? 

    Além das praias e de alguns eventos, ninguém sabe ao certo o que realmente de grande acontece. A única opção programada é a realização no período de 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, da Fiart (Feira Internacional de Artesanato), evento que reúne uma variada programação cultural, gastronomia de alguns estados do Brasil,  e o melhor do artesanato local, nacional e internacional, em estandes organizados dentro de uma grande estrutura, tornando Natal a capital nacional do artesanato neste período e reunindo aqui a diversidade do artesanato brasileiro, que é reconhecido como dos melhores do planeta.

     Com expectativa de público em seus dez dias de 70 mil visitantes para os 385 estandes, a Fiart 2015 tem como tema, “O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades”, destacando assim os bordados, rendas e crochês, muito vivos em nossa cultura artesanal. 

     O organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes, da Espacial Eventos, é um entusiasta dos bordados, rendas e crochês, que são facilmente encontrados no trabalho de diversos artesãos potiguares e tem orgulho de incentivar essa produção em todas as edições da Fiart, pois considera fundamental a divulgação do que aqui é produzido, além do escoamento da produção e do intercâmbio fomentado pelos empreendedores individuais que ocupam a maior parte dos espaços da Fiart durante sua realização.

     Para Guedes, “temos uma história de incentivo a cada um destes personagens que tecendo seus fios, criam oportunidades e geram rendas para seus familiares e para a região em que estão inseridos. Por trás de cada um deles existe uma vida de lutas, qualificação e busca por novos saberes, sendo a Fiart um importante instrumento nesta cadeia produtiva e fator preponderante de crescimento para todos eles em todos os elos deste segmento”.

     
     A Fiart é um evento consolidado no calendário turístico do RN e movimenta a alta estação em Natal, provocando nos turistas boa impressão e ofertando excelentes oportunidades de lazer com cultura e diversão variada.

Serviço:

20ª FIART – Feira Internacional de Artesanato
Período: 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015
Estandes: 385
Nº. de artesãos: 2.200
Participantes: artesãos de todo o Brasil e de 16 países
Artistas da programação cultural: 1.460
Trabalhando na organização do evento: 370 pessoas
Valor investido: R$ 1.000.000,00
Valor movimentado na Fiart 2014 – R$ 9.700.000,00 com a venda de produtos
Estimativa de público: 70.000 mil visitantes nos 10 dias do evento
Horário de funcionamento: segunda a quinta – 15 às 22h (primeira semana). Sexta a domingo de 15 às 23h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário