quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

NO MATO DAS MANGABEIRAS: TRADIÇÃO CAIÇARA REVELADA EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO



Entre os dias 10 e 14 o Projeto Narrativas Memória e Itinerário vai lançar seu primeiro documentário na Vila de Ponta Negra

Entre os dias 10 e 14 de dezembro o Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Narrativas Memória e Itinerários vai realizar o lançamento do seu primeiro documentário intitulado No Mato das Mangabeiras. O evento acontece no Restaurante e Tapiocaria da Vó situado na Vila de Ponta Negra e, na programação, está prevista uma exposição fotográfica e exibição do filme etnográfico que narram a história do grupo de moradores da Vila de Ponta Negra que coleta mangaba no tabuleiro costeiro de Pium, Parnamirim.

Programação:  Exposição fotográfica: de 10 a 14 de dezembro | Horário de visitação: das 10h às 22h
Fotografias de Angélica Almeida e Ana Ferreira. Exibição do Documentário: dia 12 (sexta-feira) às 19h30min.

Sinopse No Mato das Mangabeiras
Bibia, Maria, Lenide, Inês e Didel. O grupo nativo da Vila de Ponta Negra é pequeno mas detentor de força e vigor suficientes para buscar no mato das mangabas a aventura que, além de dar retorno financeiro, deixa suas almas e mentes purificadas para enfrentar o cotidiano na Vila de Ponta Negra. Munidos de comida, água, companheirismo amor e coragem, eles mantêm viva a tradição caiçara de coletar mangaba no tabuleiro costeiro de Pium, bairro da cidade de Parnamirim-RN. O itinerário desse grupo começa na Vila de Ponta Negra e termina em Pium onde acontece a coleta do fruto. Acompanhamos a saída de Ponta Negra, a coleta, o armazenamento em caixas e a comercialização da mangaba. Um ritual rico repleto de detalhes onde aprendemos um pouco mais sobre a delicadeza da vida.

Ficha técnica do documentário
Direção: Lisabete Coradini e Mª Angela Pavan.
Edição: Ygor Felipe e Vitória Real
Imagens: Ygor Felipe, Ana Ferreira, Angélica Almeida.
Teaser de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=ndcX9VccrlI

Sobre o projeto
O Projeto Narrativa Memória e Itinerário é coordenado pelas professoras Lisabete Coradini (Departamento de Antropologia da UFRN) e Maria Angela Pavan (Departamento de Comunicação Social da UFRN) e conta com oito alunos bolsistas e voluntários. É uma parceira entre os grupos de pesquisa NAVIS-UFRN (Núcleo de Antropologia Audiovisual) e PRAGMA-UFRN (Pragmática da Comunicação e da Mídia). É um projeto de extensão que integra pesquisa, ensino e extensão com objetivo de aprimorar e discutir a respeito da necessidade de uma ação educativa através da imagem. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, caracterizada pela interação de conceitos e de metodologias oriundos das varias áreas do conhecimento (antropologia, letras, comunicação, história, direito), pretende-se caminhar pelos espaços do Rio Grande do Norte em busca das histórias que precisam ser escutadas e abraçadas.
Alunos envolvidos: Ana Ferreira, Angélica Almeida, Beatriz Tanabe, Isa Gomez, Ygor Felipe, Levi Junior, Vitória Real, Felipe Américo

Nenhum comentário:

Postar um comentário