quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Caminhada convoca sociedade a apoiar a amamentação


Na manhã desta terça-feira (30), o Grupo Auxiliar da Saúde da Criança e do Adolescente (Gasca) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu uma caminhada em alusão à Semana Mundial da Amamentação. Os participantes saíram da Praça da Prefeitura do Natal em direção à Praça Pedro Velho (Praça Cívica), munidos de faixas, folders, e engajados em conscientizar a sociedade sobre a importância de incentivar e apoiar a amamentação.
Profissionais da Sesap, das Unidades Básicas de Saúde, dos Bancos de Leite de Natal, estudantes, Corpo de Bombeiros e mães que amamentam concentraram esforços em torno da causa. A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) lançou a campanha em todo o mundo, este ano com o tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D", para lembrar que o ato de amamentar não depende exclusivamente da mulher, mas necessita também do apoio e envolvimento da família e de todo o meio social no qual a mãe está inserida.
Durante o mês de agosto a Sesap, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), os hospitais ‘Amigos da Criança’ e bancos de leite do Estado desenvolveram diversas atividades de incentivo à amamentação. Foram realizados seminários, palestras, exposições de biscuits mostrando o percurso da amamentação, desde a gravidez até a sala de parto, pós-parto e puerpério, além de exposição de vídeos.
A coordenadora do Aleitamento Materno do GASCA/Sesap, Evanuzia Dantas, ressaltou que o mês de agosto foi dedicado a atividades de incentivo à amamentação. “A caminhada marca o encerramento das atividades que foram desenvolvidas ao longo do mês e tem o objetivo de mobilizar a população em torno do tema”.


Kelly Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário