sábado, 17 de março de 2012

Cineforum Espanhol de março apresenta ‘Alatriste’

Com um dos maiores orçamentos do cinema espanhol, o filme retrata a Espanha do século XVII e tem Viggo Mortensen como protagonista 
FOTO: DIVULGAÇÃO

No mês de março o Centro de Recursos Didáticos de Espanhol e o IFRN Cidade Alta realizam mais uma edição do Cineforum Espanhol. A sessão acontecerá na quinta-feira, 22, às 17h, no auditório do IFRN Cidade Alta.

FOTO: DIVULGAÇÃO
O Cineforum exibirá o filme espanhol Alatriste (2006), dirigido por Agustín Díaz Yanes e estrelado pelo americano Viggo Mortensen (Senhor dos Anéis), no papel do capitão Diego Alatriste. É considerado um dos filmes de maior orçamento do cinema espanhol.

A história é baseada numa série de novelas escritas pelo antigo correspondente de guerra Arturo Pérez-Reverte, e retrata a Espanha do século 17 usando personagens fictícios e reais.

O projeto é destinado a professores e estudantes universitários de língua ou cultura espanhola, ou qualquer pessoa interessada pelos temas. A entrada é gratuita.

CRDE NATAL

O Centro de Recursos Didáticos de Espanhol – CRDE – é fruto de um convênio de cooperação entre o Ministério da Educação da Espanha, através da Embaixada da Espanha no Brasil – Conselho de Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

SINOPSE


Século XVII, Espanha. Diego Alatriste y Tenorio (Viggo Mortensen) luta uma guerra em Flandres. Seu amigo Lope de Balboa (Alex O'Dogherty) cai em uma emboscada, o que faz com que, à beira da morte, peça a Alatriste que cuide de seu filho Íñigo (Unax Ugalde). Ao retornar a Madri, Alatriste encontra um império que está desmoronando devido à inércia do rei Felipe IV.

A corte real, dominada por intrigas e corrupção, é controlada pelo Conde Duque de Olivares (Javier Cámara), que recebe o apoio da Santa Inquisição. Neste contexto Alatriste é contratado, juntamente com Gualterio Malatesta (Enrico Lo Verso), para matar dois estrangeiros. Porém ele nota algo de estranho nesta missão e decide poupar a vida deles, enfrentando Malatesta. Quando Alatriste descobre a identidade daqueles que salvou, ele entende que precisará enfrentar forças poderosas.

Serviço

Cineforum Espanhol exibe e debate: Alatriste (2006), de Agustín Díaz Yanes
Quinta-feira, 22, das 17h às 20h – Auditório do IFRN Cidade Alta
Avenida Rio Branco, 743 – Cidade Alta | Informações: (84) 4005-0972

Nenhum comentário:

Postar um comentário