quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A filosofia na educação humana


Como valores transformam o mundo

            No próximo sábado, 22/11, a Nova Acrópole, Organização internacional presente em mais de 50 países, promoverá em Natal a nona edição do Dia Mundial da Filosofia. O evento ocorre todos os anos e foi instituído pela UNESCO, em 2002, fazendo uma referência à morte de Sócrates. Este ano, o tema será: “A Filosofia na Educação Humana: como valores transformam o mundo”.

            O evento terá entrada franca, na sede da Nova Acrópole Natal. Tem por objetivo mostrar o sentido filosófico da educação, apresentando o ideal de educação e a formação integral do ser humano. Por meio de uma abordagem didática e voltada para o público leigo e estudantes dos vários níveis, o evento se aproxima do espectador através de palestras, exibições de vídeos e mostras.

            Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e social sem fins lucrativos pautada no voluntariado. Foi fundada em 1957, em Buenos Aires/Argentina, pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi (1930-1991), historiador e filósofo. Está presente atualmente em mais de 50 países, nos cinco continentes, reunindo milhares de membros e apoiadores.


            A principal marca da organização é dar à filosofia um sentido prático e ativo. Desenvolve um programa de estudos comum em todos os países, realizando um estudo comparado da filosofia de vários povos, resgatando os ideais de crescimento humano que pautaram as grandes civilizações.

Por que o nome “Nova Acrópole”?

            Acrópole significa “Cidade Alta”. É o nome com que os gregos designavam a parte mais elevada de sua cidade. É este o sentido que a Nova Acrópole resgata, ao difundir as melhores expressões culturais para que o ser humano alcance sua parte superior - seus ideais mais elevados.

Confira a programação do Dia Mundial da Filosofia

15h – Abertura da exposição (15h às 19h)
15h30 – Palestra: O Ideal de Educação na Grécia - Paideia e a Formação Integral do Ser Humano
17h – Palestra Magna: O Papel da Filosofia na Educação Humana. Como Valores Transformam o Mundo
18h30 – Palestra (segunda edição): O Ideal de Educação na Grécia - Paideia e a Formação Integral do Ser Humano
20h - Palestra Magna (segunda edição): O Papel da Filosofia na Educação Humana. Como Valores Transformam o Mundo

ENCERRAMENTO

Entre as palestras haverá diversas apresentações artísticas de música, teatro e poesia.
 
Dia Mundial da Filosofia
Data: 22 de novembro de 2014 (sábado)
Hora: 15h às 21h
Local: Nova Acrópole Natal
Rua Trari, 516 – Petrópolis
Fone: 3211-0748
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário