quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Programação do Natal em Natal 2014 foi lançada





“Nunca se investiu tanto em cultura nessa cidade como agora”, foi com estas palavras que o prefeito Carlos Eduardo anunciou oficialmente a programação da edição 2014 do Natal em Natal em café da manhã realizado nesta quarta-feira (05), na presença de secretários municipais, jornalistas, além de representantes dos mais variados segmentos culturais da capital potiguar. Na oportunidade, também foi apresentado o projeto de iluminação natalina da cidade que terá investimentos de R$ 4 milhões de reais.  A programação oficial do evento está disponibilizada no site: www.natalemnatal2014.com. O Natal em Natal é organizado pela Prefeitura Municipal do Natal e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Moinho Dias Branco, Arena das Dunas, Grupo Guararapes, Cosern, Banco do Brasil, Café Santa Clara e Oi.

A população terá opções para todos os gostos ao longo dos mais de quatro meses de duração do evento que começou em outubro com a 16ª edição do salão de Artes Visuais e vai até o dia 6 de janeiro com a celebração da festa de Santos Reis. Nesse meio tempo a cidade vai receber eventos nas mais diversas manifestações culturais como dança música, teatro, cinema, literatura, audiovisual, artes plásticas, fotografia e gastronomia.

Carlos Eduardo iniciou o seu pronunciamento elencando alguns avanços nesse quase dois de gestão na área cultural. Ele lembrou que foi criada a secretaria municipal de Cultura que dotada de orçamento próprio vai ampliar ainda mais as políticas públicas no setor, democratização do acesso aos recursos por meio dos editais, adesão ao Plano Nacional de Cultura, Reabertura do Memorial de Natal e do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e abertura de proposta para a criação do Museu Aberto de Esculturas no Parque da Cidade, além de várias outras ações em prol da valorização do segmento que somam mais de R$ 14 milhões de reais de investimentos em recursos próprios, renuncia fiscal e parcerias com entidades.


Todos os eventos que compõe a programação do Natal em Natal merecem destaque, mas o Festival Literário de Natal (FLIN) que será realizado de 6 a 8 de novembro na Praça Augusto Severo, na Ribeira, teve uma atenção especial do prefeito em seu discurso. O chefe do executivo municipal enfatizou a importância da realização do FLIN, pois o evento se constitui em um importante fórum para o debate sobre a produção literária brasileira e conta com a participação de mais de 53 escritores locais e nacionais dentre eles Eucanaã Ferraz, Alberto Cícero, Adriana Calcanhoto, Jorge Mautner, Mario Magalhães e Arnaldo Antunes.

O prefeito concluiu agradecendo o apoio das entidades parceiras e fazendo um convite à população natalense a ir para ruas aproveitar o que o Natal em Natal de 2014 tem a oferecer. “O Natal em Natal é uma festa plural, transita entre o erudito e o popular, aumenta a autoestima do nosso cidadão e reflete diretamente no incremento do turismo que é a nossa principal atividade econômica”.

O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, também falou sobre o Natal em Natal e agradeceu a confiança e o apoio que a gestão do prefeito Carlos Eduardo tem pelo segmento cultural. O principal ponto destacado por ele foi à valorização do artista e da produção local imprimida nessa administração. “Estamos promovendo uma política cultural de vanguarda, consistente e que da voz e vez aos entes principais desse processo que são os artistas. O prefeito acerta mais uma vez ao robustecer o Natal em Natal 2014 que será um sucesso”, afirmou.

Durante a solenidade o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ranieri Barbosa fez a apresentação oficial do projeto de iluminação natalina que vai embelezar as principais vias das quatro regiões da cidade com destaque para a iluminação diferenciada da ponte Newton Navarro. Ele anunciou que o projeto de iluminação também prevê um trabalho diferenciado para o bairro do Alecrim e para o Centro da Cidade com o objetivo de alavancar o comércio nessas regiões. “Teremos o Natal Iluminado e o Natal Encantado com tudo que a população tem direito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário