quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Espetáculo QUINTAL DE LUÍS revive memórias e obra de Câmara Cascudo



Nova montagem do Grupo Estação de Teatro é uma fábula lúdica em homenagem ao mestre Luís. Temporada de estreia será em dezembro durante o Natal em Natal

O Grupo Estação de Teatro estreia temporada do espetáculo "Quintal de Luís" nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, sempre às 19h, no pátio do Ginásio Nélio Dias, no bairro de Lagoa Azul, zona Norte de Natal. Ao todo serão nove apresentações, distribuídas entre as zonas Norte, Sul e Oeste da capital potiguar, até o dia 27/12, que integram a programação do Natal em Natal.

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro o espetáculo será encenado na Praça da Árvore, em Mirassol (zona Sul), e encerra a temporada nos dias 25, 26 e 27 de dezembro com apresentações na Praça da Igreja Matriz no bairro Cidade da Esperança (zona Oeste). A montagem é inédita e foi viabilizada com recursos do Edital Natal em Cena 2014, incentivo promovido pela Prefeitura de Natal e Secretaria Municipal de Cultura (Secult)/Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE). Também conta com apoio cultural do Estúdio P de fotografia.

A partir de um processo coletivo de inspiração, provocação e criação mútua entre o Grupo Estação de Teatro e o dramaturgo César Ferrario (integrante do Clowns de Shakespeare), responsável pelo roteiro e texto do espetáculo, surgiu "Quintal de Luís", primeiro espetáculo do Estação de Teatro pensado exclusivamente para a rua.


No palco em forma de arena sete brincantes revivem as memórias e fragmentos (reais e fictícios) da vida e obra de Luís da Câmara Cascudo. Estão em cena os atores Caio Padilha, Nara Kelly, Manu Azevedo e Joanisa Prates, do Grupo Estação de Teatro, além do elenco convidado formado por Enio Cavalcante, Ananda Krishna e Davidson Lacerda.

A direção é de Rogério Ferraz, responsável também pela cenografia e iluminação; a assistência de direção é de Bruno Cortez, direção musical de Caio Padilha, figurinos e adereços de João Marcelino, preparação corporal de Giovanna Araújo, preparação vocal de Geová Amorim (Maceió/AL), e produção de Tatiane Fernandes.

SINOPSE Quintal de Luís

O espetáculo de rua “Quintal de Luís” é uma homenagem ao mestre Luís da Câmara Cascudo, pesquisador, escritor e historiador, cuja obra é referência nacional obrigatória nos campos da tradição oral e gastronômica e cultura popular. A fábula é uma licença poética e lúdica que remonta uma brevíssima fração temporal, onde o nosso protagonista, em um único suspiro, se propõe a peregrinar ao redor de si. Neste delírio último, do tamanho de um palco em forma de arena, um juízo inquisidor e febril se instaura. Criaturas que povoaram toda uma existência, fictícias ou verdadeiras, se apresentam como depoentes nesse tribunal da própria memória. O momento escolhido para ilustrar tal condição, é um fato verídico, quando na década de 1920 um professor do Colégio Atheneu pediu a expulsão do professor Cascudo por ocupar os espaços da sala de aula com lobisomens, sacis e outras discrepâncias científicas, relacionadas na maioria das vezes aos costumes do povo e sua oralidade.

SOBRE O GRUPO

O Grupo Estação de Teatro surgiu em 2009, na cidade de Natal/RN, formado pelos atores Rogério Ferraz, Nara Kelly, Caio Padilha e Manu Azevedo. Comprometidos com a qualidade artística e o respeito ao público, iniciaram uma pesquisa em contação de histórias, que resultou em dois espetáculos infantis, intitulados "Em Cada Canto Um Conto" e "Estação dos Contos". Em 2013, o grupo monta o espetáculo "Guerra, Formigas e Palhaços", dessa vez voltado para o público adulto. A partir do projeto de circulação Caravana Estação Nordeste, o grupo ganhou duas novas integrantes, a produtora Tatiane Fernandes e a jornalista e atriz Joanisa Prates. Em 2015 o grupo vai circular com seu repertório por todas as regiões brasileiras, através do Palco Giratório, maior projeto de intercâmbio e difusão das artes cênicas no país.


SERVIÇO
Temporada do espetáculo QUINTAL DE LUÍS - Grupo Estação de Teatro

Dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2014 às 19h
Local: Pátio Ginásio Nélio Dias - Zona Norte

Dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2014 às 19h
Local: Árvore de Mirassol - Zona Sul

Dias 25, 26 e 27 de dezembro de 2014 às 20h
Local: Praça da Matriz Cidade da Esperança - Zona Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário