quarta-feira, 8 de abril de 2015

Sesc RN promove mostra de cinema alemão Sombras que Assombram


Durante dois meses, os clássicos do cinema alemão serão exibidos em seis municípios do estado

O Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), apresenta ao público potiguar os clássicos do cinema alemão, através da mostra Sombras que Assombram, que teve início segunda-feira (06) e segue até a sexta-feira (10). A abertura, que aconteceu no Sesc Centro, contou com a exibição gratuita do filme O gabinete do Dr. Caligari, seguido de um bate-papo com o especialista em cinema, Gianfranco Marchi, do Cineclube Natal.

Ao todo, 11 clássicos do cinema alemão serão exibidos. Além de Natal, até o mês de maio, os filmes serão exibidos nas unidades do Sesc em Macaíba, Caicó, São Paulo do Potengi, Nova Cruz e Mossoró. As sessões são gratuitas e a programação completa dos filmes encontra-se disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

A mostra Sombras que Assombram oferece a oportunidade de se conhecer o movimento expressionista no cinema, que teve seu auge em uma Alemanha arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras e ao mesmo tempo pela exposição de uma sociedade imersa em um cenário desolador e extremamente mecanicista.

Os filmes da década de 1920 espelham bastante a nebulosidade de seu tempo: os cenários, em especial das grandes obras, como O gabinete do Dr. Caligari, O gabinete das figuras de cera, O golem e Nosferatu, tendem à claustrofobia, têm pouca profundidade, são tortuosos, beiram o grotesco. A maquiagem dos atores foi concebida de maneira exagerada, sinistra, que lhes fazem parecer mortos-vivos.

Serviço:
O quê? Mostra de cinema alemão - “Sombras que Assombram”
Quando? De 06/04 a 15/05/2015
Onde?
Natal (06 a 10/04/15)
Sesc Centro (Rua Coronel Bezerra, nº 33. Cidade Alta) e Sesc Restaurante. Av. Rio Branco, 375. Centro.

Sesc Seridó (13 a 24/04) |Sesc Ler São Paulo do Potengi (22 a 29/04) |Sesc Ler Nova Cruz (27 a 30/04) | Sesc Mossoró – 04 a 08/05 e Sesc Macaíba (11 a 15/05).

Programação completa: www.sescrn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário