terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Praia da Redinha e Rio Pium estão impróprios para banho

Má qualidade das águas nesses trechos oferecem riscos à saúde

O Final de semana que antecede o carnaval apresenta dois pontos em condições de balneabilidade imprópria: o Balneário do Rio Pium e a Praia da Redinha, nas proximidades do Rio Potengi. O resultado é revelado no Boletim nº 06/2012 do Programa Água Azul, uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Os índices de coliformes encontrados na água dessas localidades estão acima do recomendável pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama – e por isso podem gerar danos à saúde dos banhistas. As amostras foram coletadas na última quinta-feira (09) em 48 pontos distribuídos por todo o litoral potiguar, de Tibau à Baía Formosa, mas apenas na Redinha e no Rio Pium é que o  contato com a água deve ser evitado.

Para que uma praia tenha boas condições de balneabilidade é necessário que, além de esforços empreendidos pelo poder público, haja participação da comunidade através de ações coletivas, tais como campanhas e atos públicos. Estes são fatores fundamentais na busca de soluções para os problemas ambientais dos municípios litorâneos, como Natal e Região Metropolitana.

A classificação desta semana pode ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para o dia 17 de fevereiro, véspera das festas de Carnaval.

O estudo é feito em parceria com outras instituições parceiras, a saber: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário