sábado, 18 de fevereiro de 2012

Superesportiva S 1000 RR 2012 muda para ficar mais rápida

BMW renova alguns pontos da sua superesportiva para este ano, pensando em manter o sucesso alcançado em 2009, no seu lançamento

Texto: André Jordão/ Infomoto
Foto: Divulgação

Depois de inovar em 2009 — ano de seu lançamento — com um pacote tecnológico completo, a S 1000 RR chega em 2012 com poucas alterações. O motor de quatro cilindros em linha permanece igual e continua produzindo 193 cavalos de potência máxima. Já o peso teve uma redução de cinco quilos, deixando a nova versão da S 1000 RR com uma relação peso/potência incrível, uma das características que fizeram da primeira superesportiva da marca bávara uma motocicleta de sucesso em todo o mundo.

Segundo a fabricante as mudanças aconteceram, principalmente, na curva de torque e na sensibilidade do acelerador. Depois de uma temporada quase perfeita no Campeonato Mundial de Superstock em 2010, onde a S 1000 RR venceu nove das dez provas nas mãos do italiano Ayrton Badovini, os engenheiros da BMW focaram os esforços em deixar a motocicleta ainda mais racing — desde o ajuste de suspensão, até o novo amortecedor de direção, tudo foi pensado para ganhar milésimos preciosos na pista.

E, para ser cada vez mais rápida, foram mantidos os bons freios BMW Motorrad Race ABS e o controle de tração (DTC), até porque a S 1000 RR também é uma boa moto para o motociclista comum, aquele que foge dos track day e prefere os passeios de final de semana.

Novidades
Uma das preocupações da BMW para a nova S 1000 RR era revisar a curva de torque e a sensibilidade do acelerador. Na versão 2012, a superesportiva apresenta um punho de aceleração reconfigurado, mais sensível à resposta, e uma nova disposição do torque, mais linear e harmoniosa em todas as faixas do motor. A moto também ganhou alterações no sistema de mapeamento do motor, - que agora rende até 163 cv no modo Rain.

Outra diferença na S 1000 RR 2012 é a suspensão dianteira. Invertido, o garfo foi reposicionado no canote, deixando o entre-eixo um pouco mais longo. Essa alteração, de acordo com a BMW, irá privilegiar a estabilidade em retas, sempre pensando em ganhar rendimento nas pistas. A versão 2012 da S 1000 RR também ganhou um novo amortecedor de direção com dez níveis de ajuste.

Design e novas informações
As mudanças estéticas são quase imperceptíveis, mas também atingiram a versão 2012 da S 1000 RR. A traseira está mais esguia e ganhou entradas de ar para maior circulação do vento, e as aletas laterais carregam alterações discretas, pensando em melhorar a aerodinâmica. O logotipo RR também é novo.

No restante, poucas modificações. Novas cores, rodas pintadas em preto, revestimento do monobraço traseiro também em preto e novas pedaleiras para o piloto e a garupa. O painel de instrumentos também ganhou novidades e agora informa, por exemplo, a melhor volta e avisa ao piloto quando ele exceder uma velocidade pré-programada.

S 1000 RR no Brasil
No Brasil, a superesportiva com sotaque alemão ficou no pódio de vendas do segmento no ano passado com 631 unidades emplacadas, perdendo somente para a Honda CBR 1000RR (1.413) e a Yamaha R1 (644), mesmo com preço superior e menos concessionárias pelo Brasil.

Para quem se interessou, a versão 2012 da S 1000 RR já está sendo vendida em um único pacote por R$ 69.900 nas cores preta, azul e branca e vermelha. A versão tricolor, que faz alusão às equipes de corrida da BMW, custa um pouco mais cara e será comercializada por R$ 72.300.

FONTE: YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário