terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Williams admite erro com saída de Newey da equipe

Por Warm Up


Frank Williams admitiu que cometeu um erro ao não dar ações do time que leva seu sobrenome a Adrian Newey para mantê-lo no time. O projetista trabalhou na Williams entre 1990 e 1997, contribuindo com cinco títulos para a equipe de Grove.

Frank Williams admitiu em entrevista a revista 'F1 Racing' que cometeu um erro ao deixar Adrian Newey sair do time. Na época, o projetista pediu parte das ações da equipe como forma de pagamento por seus projetos. O designer trabalhou no time entre 1990 e 1997, contribuindo com cinco títulos para a equipe Grove, inclusive com o último Mundial da Williams.

'Ele queria algumas ações que eu não queria dar a ele na época', disse Williams, 'o que foi, sem dúvida, um retrocesso, um erro. Adrian é um indivíduo notável', reconheceu o dirigente britânico.

Com a recusa de Frank Williams, Newey foi para a McLaren, onde ajudou o time a conquistar o título do Mundial de Construtores em 1998, com o MP4-13. Quando deixou o time de Woking, Adrian assumiu o posto de projetista da Red Bull, onde ajudou a esquadra de Milton Keynes na conquista de outros quatro Mundiais nos últimos anos: dois de Pilotos, sempre com Sebastian Vettel, e dois de Construtores.

Na visão do chefe da Williams, o impacto da saída de Newey foi refletido nos resultados da equipe, que vem em curva descendente desde a saída da BMW do time, em 2005. Frank admitiu que o FW33, carro projetado no ano passado, era ruim, mas deixou claro que espera que o novo bólido ajude o time a se reerguer.

'Eu não sou engenheiro. Mas eu vi muitos carros bons e muitos carros ruins - e o nosso não era muito rápido', explicou. 'Era deficiente na maioria das áreas que importam. Mas nós estávamos completamente desprovidos do mais importante de todos, que é a aerodinâmica. E, provavelmente, um pouco de potência. Apenas não era um carro rápido', admitiu.

'O motor Renault nos dá esperança. Temos três novas pessoas técnicas - uma é o nosso diretor-técnico [Mike Coughlan], uma é o chefe de aerodinâmica e outra está chefiando os carros. Eles têm experiências vindas de outros times', ponderou. 'Ainda tem um problema. Se chama Adrian Newey. Só existe um dele', concluiu o chefe da tradicional escuderia inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário