terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prestígio

Leonardo Sodré
Jornalista

Por ser editor do site www.leonardosodre.com recebo dezenas de releases diariamente, muitos de assessorias de políticos. Sempre me chamou a atenção o fato de que os políticos prestigiam os eventos. Eles não vão apenas. Eles prestigiam, como se as suas presenças gerassem luz e cor.

Sobre a posse de Dom Jaime como o sexto arcebispo de Natal, choveu de releases e curiosamente todas as manchetes diziam que o político tal havia prestigiado o novo bispo durante a cerimônia de posse, que tem mais haver com as bênçãos divinas do que com os futuros votos que o prestigiadores auguram auferir nas próximas eleições.

Pensar que alguém prestigia a posse de um novo arcebispo é demais. Os políticos estão tomando os espaços nas procissões, caminham apertando mãos e pegam carona nos rituais e tradições católicas com enormes sorrisos e, pasmem, eles estão prestigiando as procissões, como se antes elas não tivessem o sentido que eles pensam estar dando.

Seria mais plausível que ele – o político – pensasse que, ao contrário do que ele imagina, ele sim estaria sendo prestigiado em entrar na casa de Deus para assistir os rituais de posse de um arcebispo que vem realizando um trabalho exemplar por onde passa. Dom Jaime é discreto e educado. Imagino que por dentro ele deva rezar por essas almas prestigiadoras; talvez para que eles entendam o dom da humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário