quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Literatura Fotográfica Potiguar nas Bancas



Livro e exposição fotográfica de Fernando Chiriboga e a Revista da Aphoto terão lançamentos simultâneos

Nunca se produziu tanto na fotografia cultural potiguar como nesse momento, de grande efervescência e ebulição da qualidade visual. No próximo dia 28 de janeiro, no Midway Mall, a partir das 18h00, haverá um acontecimento raro: O lançamento do livro “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos”, do fotógrafo Fernando Chirigoba, exposição fotográfica homônima com 30 fotos e o lançamento da revista “Foco Poty”, um instrumento cultural da Associação Potiguar de Fotografia.

No livro-álbum, Fernando Chiriboga faz um registro com imagens realistas, como se o leitor estivesse perto de um atobá-do-pé-azul, em Fernando de Noronha. Os textos são escritos em inglês, espanhol e português, acompanhando mais de 350 fotografias que mostram em detalhes a preservação da biodiversidade das ilhas. O fotografo equatoriano, radicado em Natal, retrata as belezas naturais dos parques nacionais, ambos declarados Patrimônio Natural da Humanidade.

Com fotos de Canindé Soares e Elias Medeiros, reportagens dos jornalistas Sérgio Vilar e Licurgo Carvalho, a 2ª edição da revista “Foco Poty” tem uma tiragem de cinco mil exemplares coloridos e serão todos distribuídos gratuitamente. A revista “Foco Poty” também teve contribuição de um time de craques como o advogado e fotógrafo Cid Bezerra, que traz a foto de capa e um portfólio sobre sua fotografia e a pesca de crepúsculos em Areia Branca.
 
O livro “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos” é o 12° livro de do fotógrafo Fernando Chiriboga e teve o patrocínio da Cosern, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Na ocasião, o fotógrafo vai apresentar uma exposição fotográfica com as melhores imagens, clicadas nas várias viagens que fez para fotografar. “Fiz as fotos do livro com muita dedicação, tentando capturar toda natureza encantadas que há nas ilhas”, disse o fotógrafo.

A revista de fotografia “Foco Poty” é uma publicação da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), que mostra a atuação da entidade no fortalecimento fotografia potiguar, agregando ideias culturais e promovendo eventos em que se discute o fazer fotográfico. Essa é a 2ª edição da revista Foco Poty, com destaque para o festival de fotografia “Foto Riografia do Norte” que aconteceu em outubro de 2014.
 
Lançamento e Exposição Fotográfica
Livro “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos”, de Fernando Chiriboga.
Revista “Foco Poty”, informativo cultural fotográfico da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) – distribuição gratuita.
Data | 28 de janeiro 2015.
Horário | 18h00
Local | Midway Mall - 3º piso, em frente à Livraria Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário