sexta-feira, 20 de março de 2015

Alta radiação solar em Natal exige cuidado redobrado com a pele


Índice de radiação solar na capital potiguar 
é uma das mais altas do país

Muitas pessoas não se preocupam com a saúde da pele e só passam a adotar os cuidados necessários quando o verão se aproxima ou algum problema surge. É aí que mora o perigo. Natal é uma das capitais do país que possui um dos maiores Índices Ultravioleta (IUV) que mede nível de radiação solar na superfície da terra. Essa radiação recebida sem proteção pode levar ao aparecimento de manchas, risco de envelhecimento precoce e câncer de pele. Diante disso o cuidado ao longo do ano torna-se indispensável.

Em Natal, em uma manhã ensolarada, o índice UV atinge o nível de 13 - de acordo com dados do Climatempo - o que faz com que as pessoas tenham que redobrar os cuidados com proteção solar, inclusive com auxilio de filtro, roupas, chapéus e óculos escuros.  Médicos especialistas em pele indicam o uso de protetor solar de, no mínimo, fator 30 para o dia a dia. “Durante a estação verão o FPS mais indicado é o acima de 50″, aponta a dermatologista do Hapvida Saúde, Ismmaelli Veras.

Sobre proteção da pele é importante lembrar que a indicação do filtro solar será indicada em acordo com a tonalidade da pele do paciente, diante disso surge a importância da avaliação de um dermatologista para esta escolha. A médica do Hapvida também destaca que o uso do filtro deve começar antes de sair casa. “O ideal é sempre aplicar duas horas antes da exposição ao sol, reaplicar a cada duas horas ou depois que sair ou entrar na água – mesmo para aqueles considerados resistentes à água”, explica.

Na capital do Rio Grande do Norte são 220 dias de céu claro por ano, principalmente entre outubro e março, quando são registrados os maiores índices de radiação ultravioleta.

Proteção PPD
A sigla FPS diz respeito à proteção Ultravioleta B, que atingem a pele de forma mais superficial. Agora, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também exige a proteção PPD, que sinalizam a proteção contra o raio Ultravioleta A, de atuação nas camadas mais profundas da pele. O PPD deve ser de até 1/3 do FPS. Ou seja, um protetor solar de FPS 60 deve ter um nível de PPD, pelo menos, de 20.

Índices IUV  em outras capitais do Nordeste
Natal (RN) – Índice UV – 13 (Extremo)
Fortaleza (CE) – Índice UV – 14 (Extremo)
João Pessoa (PB) - Índice UV – 13 (Extremo)

Indicie UV – Classificação
Baixo – 1 e 2
Moderado – 3 e 5
Alto – 6 e 7
Muito Alto – 8, 9 e 10
Extremo – 11, 12, 13 e 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário