quinta-feira, 5 de março de 2015

Primeiro Eco Praça de 2015 acontece na Praça Cívica e fará homenagem às mulheres




A ideia de tornar o Eco Praça um projeto itinerante será posta em prática na primeira edição do evento em 2015, que acontece no próximo domingo (08/03), na Praça Cívica, em Petrópolis, com uma reverência ao Dia Internacional da Mulher e o tema “Sagrado Feminino”.

A programação desta edição está repleta de temáticas pertinentes ao universo feminino e também de atrações que representam a força e beleza de todas as mulheres. A festa começa, a partir das 8h, com um café de manhã e um passeio ciclístico promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) e a Associação dos Ciclistas do RN (Acirn). Em seguida, acontece uma mesa redonda coordenada pela Federação de Mulheres Estaduais com o tema "A importância de discutir o universo feminino".

Às 9h, um momento de equilíbrio e saúde com a yoga do professor Marcelo Kramer e a musicalização infantil com o projeto “Casulo” - Oficina de Arte Terapêutica para o Despertar Musical. A criançada continua se divertindo, às 10h, com a contação de história "O Segredo de Rapunzel" da Doutora em Educação e arte/educadora, Evanir Pinheiro. Nesse mesmo horário a facilitadora Denise Salgado apresenta as Danças Circulares Sagradas: O Poder do Feminino.

Ao meio-dia acontece a abertura para o público das exposições: “Vazo” de Gabriela Barbalho, que discursa sobre a relação humana com sua própria natureza e seu corpo, tendo como foco a mulher; e “Territó-rios” de Catarina Santos, um registro fotográfico do cotidiano e do contexto sócio-político de cinco anos de resistência da ocupação na comunidade Alto Santa Terezinha, em Recife/PE. No mesmo horário, DJ Caxangá abre o Palco Cultural com seu som contagiante.
À tarde começa com duas atrações: o grupo Coco de Rosa, que apresentará seu trabalho autoral e músicas de domínio popular de nomes consagrados do coco como Mestre Severino, Mestre Geraldo (Coco de Zambê) e Selma do Coco, e a Cia Fazendo Artes, que mostrará a beleza, alegria e sensualidade das danças ciganas. Às 15h, é a vez de Karol Posadzki discotecar com uma playlist que homenageará ícones femininos da música nacional e internacional. Momento também para participar das vivências. A ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social – em parceria com o grupo Tirésias/UFRN, Coletivo Leila Diniz e outros importantes grupos sociais, se unem para discutir o tema “A Mulher e a Cidade". Dando continuidade ao dia especial da mulher, a Associação de DOULAS Potiguares e a Casa AHO abordarão "O Empoderamento Feminino na Gravidez".

A Tropa Trupe chega, às 16h, com um trio de palhaços, um tanto avoados, Fino, Sula e Piruá e seus melhores números no espetáculo dinâmico e divertido - Combo. Às 16h45 tem “Híbrida” com o ator Sandro Souza Silva, uma performance poética que leva o público a refletir as relações de gênero. Representando o Sagrado Feminino, a Cia Shaman Tribal, apresenta sua Tribal Fusion, uma composição de movimentos de danças orientais, contemporâneas, urbanas e ritmos tradicionais brasileiros.  A apresentação acontece junto com o pôr-do-sol. Em seguida Luísa Guedes mostrar toda a sua performance no Tecido Acrobático.

Esse será o primeiro Eco Praça com programação estendida com shows especiais que se iniciam às 18h e seguem até às 22h. Abrindo a noite o evento recebe a atração nacional Tatiana Cobbett e Marcoliva, com o projeto Sonora Parceria, conhecidos pela sua forte atitude cênica e pegada poética. Às 18h45 a dupla de MC’s Pret@ e Jujux apresentam o Caboclas MC’s, grupo de RAP nordestino que vem se destacando na cena potiguar. Luísa e os Alquimistas sobem ao palco às 19h30, com um set recheado de pedradas jamaicanas e músicas autorais. E encerrando o evento em grande estilo, a banda Rosa de Pedra apresenta a fusão da sonoridade dos cantos e ritmos da cultura popular com o contemporâneo-urbano do rock, dubs, drumn’bass e outros.

Ainda às 19h numa parceria entre o Eco Praça e o Eco Cine será exibido, em sintonia com a temática “O Sagrado Feminino”, o filme “Tão Longe é Aqui” da jornalista e videomaker Eliza Capai. O documentário é o resultado de sua viagem como correspondente do Canal GNT por sete países africanos dialogando com mulheres de diferentes culturas. A exibição do filme em Natal integra as ações do lançamento simultâneo do documentário na web que já tem exibições confirmadas também no domingo em Foz do Iguaçu, Piracicaba, São Paulo, Franca, Vitória, Cachoeira, Canoas, Ubatuba e São Luís.

Ainda no decorrer do dia, outras atividades estão programadas para acontecer, simultaneamente, em diferentes pontos da praça como: as oficinas de Slackline e Artes Circenses, a intervenção artística com Civone Medeiros e seu varal de patches-poéticos na exposição maisAMORporAMOR, Isis de Castro e sua exposição de almofadas poéticas “Tempo de Escolhas”, além da participação da Marcha Mundial das Mulheres - Núcleo AMÉLIAS que mostrarão que o 8 de março é um dia para dar visibilidade a todas as formas de opressão impostas as mulheres e sua luta e resistência.


 Eco Praça

O projeto Eco Praça surgiu com o objetivo de promover junto à sociedade, a utilização, ocupação e revitalização consciente e coletiva dos espaços públicos e promover a revitalização e ressignificação desses espaços.

O Eco Praça incorpora em seu conceito diversas experiências culturais, atreladas a discussões relacionadas ao direito à cidade, com o objetivo de despertar no público participante o interesse pela gestão comunitária dos espaços públicos. A ação é idealizada e promovida pelo Instituto LEV, organização social autônoma e popular, que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco-pedagógico, com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

De acordo com o idealizador do Eco Praça, , Geraldo Gondim, 2015 começou muito bem para o projeto. “No início deste ano, fomos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. Estamos em fase de captação de recursos com possíveis patrocinadores/apoiadores, o sucesso nessa nova etapa possibilitará o crescimento e a expansão do projeto. Com a sede própria, localizada na Fundação Hélio Galvão, no Tirol, estamos planejando a implantação de um projeto permanente e a realização de oficinas ligadas a tecnologia social da permacultura”.

Com o crescimento do projeto e em busca de maior profissionalização das atividades, o Eco Praça está recrutando voluntários para atuarem nas seguintes áreas e funções: comunicação (estudantes de jornalismo, fotógrafos e videomakers), contato com o público (qualquer pessoa interessada e que esteja disponível, principalmente, no dia do evento) e prestação de primeiros socorros (alunos de enfermagem).

Serviço: 
Eco Praça – Sagrado Feminino
Domingo (08/03) – de 8h às 22h – Praça Cívica – Petrópolis
Mais informações: producaoecopraca@gmail.com ewww.facebook.com/ecopraca

Programação:
 - 08h - Abertura do evento: café da manhã
Concentração e saída do passeio ciclístico
- 08h10 - Solenidade de abertura - "A importância de discutir o universo feminino"
- 09h - Yoga com Marcelo Kramer
Musicalização Infantil com o projeto "Casulo" - Oficina de arte terapêutica para o despertar musical
- 10h - Contação de História: "O Segredo de Rapunzel" com Evanir Pinheiro
- Danças Circulares Sagradas: "O Poder do Feminino" com Denise Salgado
- 11h - Abertura da feira e da praça da alimentação
- 12h - Exposição "Vazo" com Gabriela Barbalho e "Territórios" com Catarina Santos
- 12h - Discotecagem com Dj Caxangá
- 13h - Apresentação Coco de Rosa
- 14h - Apresentação de Danças Ciganas - Cia Fazendo Arte
- 15h - Discotecagem com Karol Posadzki
         - Vivências: I - "A Mulher e a Cidade" - ABRAPSO + Tirésias/UFRN     e Coletivo Leila Diniz e "O Empoderamento Feminino na Gravidez" - Associação de DOULAS Potiguares e Casa AHO
- 16h - Espetáculo Combo - Tropa Trupe
- 16h45 - Performance "Híbrida" com Sandro Souza Silva
- 17h - Apresentação - Shaman Tribal
- 17h20 - Performance no tecido acrobático com Luisa Guedes
- 18h - Show com Tatiana Cobbett e Marcoliva (Sonora Parceria - SC)
- 18h45 - Caboclas MC's
- 19h - Eco Cine - “Tão Longe é Aqui” , documentário da jornalista e videomaker Eliza Capai (lançamento simultâneo)
- 19h30 - Show com Luísa e os Alquimistas
- 20h30 - Show de encerramento com Rosa de pedra

E mais:
Marcha Mundial das Mulheres - Núcleo AMÉLIAS
Exposição "Tempo de Escolha" com Isis de Castro
Oficina de Artes Circenses
Oficina de Slackline
Intervenção Civone Medeiros

Por Ana Paula Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário