terça-feira, 17 de março de 2015

Projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa" lança livro virtual e expõe trabalhos dos alunos no Surto Cultural Galeria




Alunos e professores da rede pública de ensino, participantes do projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa” (aprovado pelo “Estúdio P” no Fundo de Incentivo a Cultura de Natal 2013), concluem o processo de fomento das artes visuais no ensino básico do município com o lançamento de um livro virtual e realização de uma exposição fotográfica na Galeria do Surto Cultural, no dia 28 de Março.

O projeto contemplou três escolas da rede pública municipal, a E. M. Luiz Maranhão Filho, E. M. Celestino Pimentel e E. M. Professora Terezinha Paulino de Lima. As oficinas, realizadas de Junho a Outubro com os professores e de Outubro a Dezembro com os alunos, envolveram a introdução ao ensino teórico e prático da fotografia contemporânea,  sendo desenvolvidas a partir dessa nova linguagem o olhar individual de cada um, aluno/professor, e de seu universo.  

           Participaram até o final do projeto nove professores, e a previsão de contemplar 60 alunos felizmente foi acrescida para a participação de 67 ao total. Cada escola teve um perfil de participação, e a carga horária prevista por oficina foi ultrapassada em todas as escolas participantes. Os alunos que participaram até o final foram contemplados com seus resultados na publicação e exposição, com curadoria de Pablo Pinheiro, coordenador do projeto.

 “A alfabetização visual é um desafio para todos. O processo de aprendizagem de uma nova linguagem, que trabalha a percepção, a sensibilidade do olhar e a comunicação através da imagem parece fácil, mas exigiu dedicação. Os professores e alunos que participaram das atividades foram estimulados a compartilhar este conhecimento e processo, além de desenvolverem seus discursos”, comenta Pablo.
       
          Ele ainda destaca alguns desdobramentos que foram surgindo ao longo da experiência. “O desenvolvimento de cada participante foi muito interessante e facilmente aponta para uma outra questão que deveríamos ter mais em pauta: as artes como prática na educação de base do indivíduo. Alguns alunos ao longo da oficina, modificaram o seu comportamento junto a escola e seu colegas de sala. Alguns construíram novos caminhos e diálogos para as disciplinas obrigatórias na escola. À medida que os alunos iam desenvolvendo mais seus olhares e querendo mais abordagens desta fala, fomos criando novos rumos para que suprissem essas necessidades.”

O lançamento do livro em formato online, previsto pelo projeto, e a  exposição, acontecem no dia 28 de Março, a partir das 17h na Galeria Surto Cultural, e estão todos convidados a dividir um pouco dos registros e memórias destas relações que permeiam os sujeitos envolvidos nesse movimento dinâmico de ensinar e aprender.

Serviço:
Lançamento do livro online e exposição do projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa”
Quando: Sábado (28/03)
Horário: 17hs
Período da Exposição: 28/03 até 11/04
Horário de visitação da Galeria: Quarta a Sábado – 17h às 22h
Mais informações: (84) 9999-9111

Nenhum comentário:

Postar um comentário