sexta-feira, 30 de abril de 2010

NEM TODAS AS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SÃO FAVORÁVEIS AO BRASIL

Brasil cai 18 posições no ranking global de inovação tecnológica em 2010
O relatório que mede o Índice de Inovação Global divulgado recentemente, aponta uma queda significativa do Brasil, saindo da 50ª posição para a 68ª. Entre os países latino-americanos, o país ficou com a 7ª posição, perdendo neste ano para nações muito inferiores em termos econômicos, tais como Costa Rica e Uruguai.

O relatório que contém o Índice de Inovação Global é produzido pela Escola mundial de Negócios Insead em parceria com a Confederação da Indústria Indiana. O ranking se refere a 132 países e baseia-se em dados tais como patentes, número de usuários de internet e burocracia para se abrir empresas e negócios, dentre outros indicadores. Lideram o ranking de 2010 a Islândia, a Suécia e Hong Kong.

O estudo também cita que o Brasil ainda mantém políticas de governo burocráticas e ineficientes, além de não ter uma educação fundamental de qualidade. Há um destaque no relatório que serve de exemplo para que o Brasil possa entrar na rota do dinamismo e da inovação tecnológica: Cingapura, 7º colocado no ranking. Segundo o estudo, Cingapura responde aos investimentos governamentais em educação, em pesquisa e na indústria tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário