quinta-feira, 22 de abril de 2010

PROJETO CULTURAL MUSEU DO VAQUEIRO ESTREIA SÉRIE DE DEBATES A PARTIR DESTE SÁBADO, ANTES DO FORRÓ DA LUA

Seminário “Forró em Debate” abrirá todas as edições do Forró da Lua durante o ano de 2010. Tema deste sábado é “Jackson do Pandeiro – vida e obra”, com show de Luizinho Calixto e o grupo Os Três do Nordeste

O Nordeste turístico e cultural não está somente na beira de praia ou nas capitais. Da porteira para dentro, há um universo a ser explorado de verdadeiras expressões da cultura nordestina, como por exemplo o forró de raiz e seus expoentes, a pega de boi no mato, os engenhos, lagoas e a vegetação nativa, o turismo rural e as aventuras equestres, tudo isso em contato com a natureza.

Pensando em investir num turismo de novas paisagens e incentivar cada vez mais o trânsito de informações sobre a cultura e o povo nordestino, principalmente para as novas gerações, o agropecuarista e empresário Marcos Lopes vem transformando seu quintal num espaço para a vivência dessas tradições. A partir de agora, mais gente vai poder cruzar a porteira nos próximos meses para apreciar algo além do arrastapé mensal do Forró da Lua.

A partir deste sábado, dia 24, o projeto Museu do Vaqueiro ganhará uma programação mais intensa, começando pelo seminário “Forró em Debate”, evento que abrirá todas as edições do Forró da Lua durante o ano de 2010, até dezembro, quando haverá a tradicional Pega de Boi no Mato e a Missa do Vaqueiro, ambas atraindo vaqueiros e turistas de cidades vizinhas e de outros estados do Nordeste.

O tema de abertura é “Jackson do Pandeiro Vida e Obra”, das 19h até 20h, no Museu do Vaqueiro. Para debater foram convidados o escritor Múcio Procópio de Araújo e o pesquisador Kildemir Dantas. Depois, iniciam os shows da noite com o sanfoneiro oito baixos Luizinho Calixto, que já tocou com Jackson do Pandeiro, e o grupo Os Três do Nordeste. As próximas atrações serão Dominguinhos e Trio Potiguá, no dia 29 de maio, abrindo os festejos juninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário