terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Convênio viabiliza limpeza e preservação do estuário do Potengi


O rio Potengi exaltado por artistas e intelectuais da cidade sofre com os dejetos sólidos depositados diariamente em seu estuário. Esse quadro vai mudar graças ao convênio de cooperação técnica assinado ontem, 26, às 15 horas, no Palácio Felipe Camarão, entre a Prefeitura do Natal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), e a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), para viabilizar as atividades previstas no Programa de Recuperação do Estuário do Potengi.

A parceria prevê o monitoramento, a coleta regular e o acondicionamento dos resíduos sólidos, como também a realização de mutirões de limpeza e educação ambiental na região estuarina com vistas à preservação ambiental. À Fundep, caberá a coordenação das atividades, sendo que para isso será apresentado plano de ação para aprovação da Urbana.

Dentre as obrigações da Urbana, está a disponibilização de duas equipes compostas cada uma por dois garis, nos turnos matutino e vespertino, de segunda-feira a sexta-feira, para realizar a coleta dos resíduos em pontos definidos no plano de ação. Além disso, também vai disponibilizar quatro garis, três vezes por ano, para participar dos Mutirões de Limpeza e Educação Ambiental do Estuário do Potengi.

Para o presidente da Urbana, João Bastos, o convênio representa um grande avanço na proteção da faixa de mangue do Potengi, que se estende desde a Ponte de Igapó até o Forte dos Reis Magos, onde há o encontro do rio com o mar. “A responsabilidade do município é garantir a coleta regular, por meio de garis, e o acondicionamento dos resíduos sólidos", informou o presidente.

O gerente técnico de Meio Ambiente da Urbana, Heverthon Rocha, assinalou que as ações da Companhia no rio Potengi fazem parte da preservação do meio ambiente e de toda a vida marinha do manguezal. Conforme o técnico, a poluição no estuário do Potengi compromete a fauna marinha. “A limpeza é também uma questão de saúde pública. Inclusive a poluição compromete a qualidade do pescado retirado do rio. Também devemos levar em conta a importância dos ecossistemas marinhos, que dependem do estuário para procriação e perpetuação de inúmeras espécies. Hoje, o nosso manguezal do Potengi é considerado a mais bonita área de mangue do Brasil”, ressaltou.

Parceira da Prefeitura no Programa de Recuperação do Estuário do Potengi, a Fundep será responsável pela apresentação do plano de ação e também por garantir o transporte fluvial dos resíduos, por intermédio do barco-escola, que realiza coleta diária no estuário do rio. Ainda no barco-escola, a Fundep realiza aulas de educação ambiental com alunos das redes pública e privada de ensino, para que os estudantes possam fazer o reconhecimento do Potengi.

“A coleta diária precisa do apoio da Urbana. A cada semestre realizamos um mutirão de limpeza e a educação ambiental direcionada à população ribeirinha que vive nas margens do rio”, observou a diretora presidenta do Fundep, Jurema Márcia Dantas da Silva. Além disso, a Fundep também providenciará equipamentos de quantificação diária dos resíduos coletados para fins de pesquisa e elaboração de relatórios.

A gestão do projeto será feita em parceria entre as duas instituições, sendo que pela Fundep ficará responsável Gustavo Henrique de Brito Crizanto, e pela Urbana, o gerente técnico de Meio Ambiente, Heverthon Rocha. O convênio tem duração de um ano, podendo ser renovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário