quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Programa Café Filosófico completa doze anos em 2012

O programa Café Filosófico, exibido pela TVU todas as quartas-feiras e repetido aos sábados, completa doze anos em 2012. O aniversário do Café coincide com os quarenta anos da TV Universitária, cuja programação está sendo preparada também para o próximo ano.

Fruto de um projeto de extensão promovido pelo Grupo de Estudos e Base de pesquisa em Metafísica e Tradição (GEMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Café Filosófico foi ao ar pela primeira vez em 2002.

O objetivo do Café Filosófico à época permanece o mesmo hoje: propiciar um espaço para o público no qual os estudos acadêmicos e as reflexões de pesquisadores pudessem ser expostos e debatidos pela sociedade.


A cada programa um especialista convidado trata de um tema à luz da filosofia. A ideia inicial do projeto, quando alguns docentes da UFRN criaram o projeto de extensão, era divulgar e debater as reflexões e as pesquisas nas áreas das Ciências Humanas, especialmente Filosofia, Letras, História.

A iniciativa de torná-lo um programa de televisão aconteceu naturalmente e a TVU desde o início apoiou o Café, junto com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Em 2003 começaram as gravações dos encontros realizados em diversas livrarias e espaços da cidade. Com o amadurecimento da experiência, em 2009 o programa passou a ser gravado em estúdio.

Segundo os organizadores e produtores, o Café Filosófico cumpre a missão de transmitir informações de qualidade, promovendo a reflexão e o exercício do debate. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras às 19h30 com reapresentação aos sábados, às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário