quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

UFRN ergue nova torre de televisão para avançar na migração digital

A Superintendência de Comunicação da UFRN (COMUNICA) acaba de instalar uma torre metálica que irá elevar os sistemas irradiantes de sinais de TV, rádio e internet. A nova torre cumpre uma das etapas da mudança da transmissão analógica para a digital da Televisão Universitária (TVU).

Com 60 metros de altura, o equipamento substitui a torre anterior, de 40 metros. Isso possibilita a elevação do sistema de emissão da TVU, além dos demais que nela estão instalados, como o da Universitária FM (FMU, 88,9); da TV Senado; da Rádio Senado; da TV Canção Nova; do Sistema POP-RN/Metrópole Digital; e do TV IFRN.

O equipamento custou R$ 264 mil, está situado no cume de um morro do bairro de Morro Branco, nas proximidades do Parque das Dunas, e os trabalhos de instalação foram concluídos no último sábado, dia 24 de dezembro.


Nesta quarta-feira, 28, às 7h, a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz, fará uma visita às obras de instalação da nova torre. A reitora será acompanhada pelo titular da Superintendência de Comunicação, professor José Zilmar Alves da Costa; da diretora da TV Universitária, Maria da Conceição Sousa da Silva; e do diretor da Agência de Comunicação (AGECOM), professor Francisco de Assis Duarte Guimarães.

Segundo Rovan de Oliveira Barros, gerente técnico da COMUNICA, “a finalidade maior da torre é servir para instalação da TV digital da TVU”. Entretanto, como ela é maior que a anterior, poderá melhorar o sinal atual de transmissão dos diversos sistemas.

A respeito da implantação da TV digital, o superintendente da COMUNICA, professor José Zilmar Alves da Costa, disse que a expectativa é de que em 2012 a UFRN passe a operar um sistema de transmissão de radiodifusão em tecnologia digital.

“Já temos assegurados os recursos para a construção dos principais equipamentos do transmissor digital e pleiteamos um canal para substituir o analógico, em processos que tramitam no Ministério das Comunicações”, informou o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário