quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mário Barbosa

Fernando Lins

Os amantes de uma boa conversa regada a uma cerveja gelada ou outro drink qualquer, acordaram hoje, 02/09/2013, com um bar e um amigo a menos.

Natal amanheceu sem Mário Barbosa, sem seu largo sorriso e sua personalidade marcantes.

Figura pitoresca do bairro de Barro Vermelho, proprietário da famosa Cantina do Mário, tinha com a clientela e frequentadores do seu farto estabelecimento, uma relação de amizade e respeito, sempre criterioso e gentil, conhecia o jeito e o gosto de cada um deles e se gabava por tratar a todos, do mais humilde ao mais abastado, com a mesma deferência.

Dono de uma forte personalidade e um devotado marido e pai de família, Mário dedicou 30 anos de sua vida a sua cantina e a seus frequentadores, fazendo do seu ofício também uma forma de diversão e não raramente saboreava uma geladinha de uma maneira discreta.

Acredito que seja uma unanimidade, entre os que o conheceram a admiração que todos tinham pelo homem austero e honesto, sempre elegante e gentil; ao ver algum cliente chegar acompanhado da esposa ou de alguma criança, apressava se logo para oferecer algum mimo em forma de chocolate bombons ou outra guloseima qualquer.

Às vezes, quando viajava com a família e durante um ou dois dias seu bar ficava fechado, os frequentadores de alguma forma perdiam a rumo e o bairro ficava por assim dizer com alguns “bebuns” à deriva, sectários da tradicional esquina da Rua Jaguarari com a Segundo Wanderley.

Até quando discordava de alguma coisa ou atitude de algum cliente, fazia de uma maneira que normalmente não deixava arranhões ou sequelas morais no interlocutor.

Com fortes convicções, Mário Barbosa podia claudicar ao caminhar, porém, era firme como uma rocha em suas atitudes, opiniões e dono de caráter irretocável.

Com certeza Natal amanheceu mais pobre e uma verdadeira legião de amigos e fregueses do Bar do Mário, mais tristes.

Ao Meu Amigo Mario Barbosa, meu agradecimento e meu respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário