quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fotógrafo Flávio Aquino expõe Abandonados


Objetos abandonados são tema de exposição fotográfica concebida pelo fotógrafo e publicitário Flávio Aquino, contemplada pelo edital de ocupação da Pinacoteca do Estado. A mostra permanecerá em cartaz durante todo o mês de setembro.

Abandonados é um projeto experimental com narrativas artísticas sobre o passado vivido pelas pessoas por meio de objetos, resultado de uma ação arqueológica do próprio autor que, ao longo do tempo, fotografou artefatos esquecidos ou abandonados pelas ruas. Agora eles compõem um diálogo poético controverso entre seu uso, suas memórias e seus significados. A exposição, que será inaugurada nesta quinta, 05, às 20h, na Pinacoteca do Estado, contará com 11 imagens no formato 90 x 33 cm (pigmento mineral sobre papel fotográfico) e projeção de vídeo da exposição.

Mais que um sentimento estético ou de utilidade, os objetos nos dão uma anuência à nossa posição no mundo, à nossa identidade. Trazem consigo as narrativas sobre o passado vivido pelos sujeitos – portam memórias. "Somente a divindade da memória, pode fazer a ligação entre o que nós fomos, o que somos e aquilo que seremos, pois seus aspec­tos fazem uma analogia entre a estrutura subjetiva do tempo", descreve o autor da amostra, que é fotógrafo e diretor de arte.

Além de apresentar uma exposição fotográfica com acesso gratuito a população, ele pretende promover a reflexão crítica sobre artefatos esquecidos ou abandonados e suas memórias, den­tro do contexto de arte visual contemporânea. "Democratizar a arte através da circulação de produções artísticas permitindo o diálogo com a diversidade cultural e social do Estado. Facilitar o acesso da comunidade aos meios de produção de bens culturais, bem como a aproxi­mação entre artista-público na formação de novas plateias, estimulando o consumo de arte e contribuindo para o incremento do mercado cultural das cidades da capital e do interior norte-rio-grandense".

Serviço:
Exposição abandonados - Fotografias: Flávio Aquino/  Produção: Daniele Gonçalves. Vernissage: 05 de setembro, às 20h. Visitação: até 31 de setembro, das 8h às 17h, de terça a domingo. Pinacoteca do Estado do RN - Antigo Palácio do Governo. Praça 7 de setembro, s/n - Cidade Alta - Natal/RN. Tel.: (84) 3201-3498.

Um comentário:

  1. Olá!!!, Deus te abençoe, aigo fotografia linda amei, o seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir