quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ato Político e Cultural celebra 13 anos do Coletivo Leila Diniz


Após 13 anos de ações políticas em defesa dos diretos das mulheres em Natal, o Coletivo Leila Diniz (CLD) encerra a institucionalidade da organização com a realização de um Ato Político e Cultural nesta quinta (31/07), e sexta (01/08), no IFRN – Cidade Alta. Na abertura do evento, quinta-feira, serão oferecidas oficinas de música, teatro e de montagem de exposições artísticas. O Ato, na tarde de sexta-feira, marca a transição para o Coletivo Autônomo Feminista Leila Diniz.


O CLD foi fundado há 13 anos  por um grupo de mulheres que já atuavam no movimento feminista nacional. A instituição teve como missão contribuir para a democratização do Estado e da sociedade, através da igualdade de gênero, com justiça social a partir de uma perspectiva feminista. Em seu nome fez homenagem à atriz Leila Diniz, símbolo de liberdade sexual, transgressão e emancipação da mulher. E teve como objetivo central fortalecer a luta nos movimentos de mulheres e feminista local, como o Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte.

Contribuição para política local

Durante 13 de atuação, o Coletivo Leila Diniz alterou o cenário político de Natal com intervenções culturais feministas nas ruas, nos ônibus e em serviços públicos de saúde. Levou para espaços públicos da cidade temas como violência contra as mulheres, aborto, acesso digno à saúde pública e direito à cidade. Fomentou debates na Agenda 21, no Fórum Social Potiguar e em Conferências municipais e estaduais. Com a pergunta 'Onde está o dinheiro?' o Coletivo Leila Diniz atuou fortemente no monitoramento do orçamento público municipal, fazendo ações de incidência e promovendo formação nesta área para as militantes do Fórum de Mulheres do RN, Conselhos e organizações da sociedade civil.

Nacionalmente fez parcerias com organizações como o Bamidelê-PB, Cunhã Coletivo Feminista-PB, REDEH-RJ, Rede ANDI-DF, INESC -DF, Cfemea-DF e SOS Corpo-PE para incidir no monitoramento de orçamento e de políticas públicas para as mulheres no Senado, Congresso Nacional e também no Judiciário. E durante o período de 2006 a 2011 integrou a Secretaria Executiva da Articulação de Mulheres Brasileiras.

Com o encerramento institucional, o Coletivo Leila Diniz deixa de existir juridicamente, porém continuará a atuar de maneira autônoma e propositiva na luta pela melhoria da vida das mulheres e pela igualdade de gênero.

Agradecemos a todas as instituições parceiras UFRN, UERN, IFRN, UNP, SOS Corpo-PE, Curumim-PE, Cfemea-DF, IDESC-DF, Instituto Patrícia Galvão-SP, Em Natal, a Casa Renascer, CEAHS, PDA Caminhos do Sol, Canto Jovem, Fundação Fé e Alegria, AACC, GAMI/. Pelo apoio do Fundo Elas, Fundação Ford, Governo Federal-SPM, BrazilFoundation, Programa CEBRAP-PROSARE, Fundação Palmares, UNIFEM -Cone Sul. Fundação Mac'Arthur, CESE, FASE, DED, Ministério da Saúde, Oxfam, Fundo Brasil de Direitos Humanos. E nosso sincero agradecimento à população de Natal, em especial, às mulheres.

Ato Político e Cultural

Essa ação vai reunir políticos, artistas, organizações parceiras e personalidades do feminismo nacional, como Shuma Shumaher, autora do livro História das Mulheres no Brasil, e Guacira César, coordenadora do Cfemea –DF.  A população de Natal está convidada a viver mais esse momento feminista na cidade.



PROGRAMAÇÃO


Ato Político Cultural Feminista do Coletivo Leila Diniz

Local: IFRN – Cidade Alta
 Avenida Rio Branco, 743, 59025-002 Natal (Rio Grande do Norte)

31 de Julho
Oficinas Abertas/Gratuitas – Vagas Limitadas
Inscrição via Lygiane – 96491250 (TIM) + www.facebook.com/ligy.ligys

9:00 às 13:00 – Oficina de Ritmos com Tambores de Safo (CE)
14:00 às 17:00 - Oficina com o Grupo de Teatro Feminista Loucas de Pedra Lilás (PE)
14:00 às 17:00- Oficina #LABcomVivênciasPoéticas sobre Montagem de Exposições (Montagem na Prática e Arte em Processo) com Civone Medeiros (RN)

01 de Agosto
13:30 – Concentração e Ensaio para o Cortejo Feminista na Praça Vermelha
15:00 – Saída do Cortejo com chegada no BECO da CULTURA (Lateral do IFRN/Zé Reieira)
17:00 às 19:30– Ato Político Cultural Feminista (Auditório do IFRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário