quarta-feira, 23 de julho de 2014

Reitor entrega Laboratório de Sementes após reforma


Após passar por uma ampla reforma, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido passa a contar com um novo Laboratório de Sementes.

Instalado no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró, a reforma incluiu toda a recuperação estrutural do antigo prédio, representando um investimento de R$ 550 mil. A entrega do novo equipamento de pesquisa foi feita na manhã desta terça-feira, 22, pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos.


Na ocasião, o reitor afirmou que a recuperação do prédio poderá contribuir para a melhoria do conceito dos cursos de graduação e pós-graduação. “Hoje temos, no MEC, Conceito 4, em Agronomia e, Conceito 5 em Fitotecnia, o que já são avaliações muito boas”, frisou. O reitor disse ainda que cerca de 700 estudantes serão beneficiados com o Laboratório de Sementes.

São estudantes e professores do Departamento de Ciências Vegetais, nos cursos de graduação de Agronomia e Engenharia Florestal, além do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. “Verificamos aqui não uma reforma, mas um novo prédio” considerou o coordenador do Laboratório de Sementes, professor Salvador Barros Torres. O professor afirmou ainda que a reforma transformou o Laboratório de Sementes da Ufersa no melhor da Região Nordeste.

O laboratório desenvolve pesquisas na área de tecnologia da semente, estando voltado principalmente para as grandes culturas, as olerícolas (hortaliças) e as sementes florestais. “Incrementamos o trabalho de pesquisa nesses três segmentos”, explicou Salvador. Atualmente, 20 estudantes da graduação e da pós-graduação desenvolvem pesquisa no laboratório.

Parceira da Universidade, a Empresa de Pesquisa Agropecuária – EMPARN – prestigiou a reabertura do Laboratório de Sementes com a presença do seu presidente, José Geraldo de Medeiros da Silva, que ressaltou a importância de ter a “semente” no âmbito de uma instituição de pesquisa. “Parabenizamos a Ufersa por essa iniciativa”. Afirmou.

“Poucas universidades do país contam com um laboratório de sementes com essa estrutura”, considerou o chefe do Departamento de Ciências Vegetais, professor Leilson Costa Grangeiro. Na ocasião, o professor destacou os investimentos com equipamentos que já ultrapassam os R$ 2,5 milhões. “Estamos renovando a estrutura e comprando equipamentos, possibilitando, dessa forma, novas tecnologias para o trabalho dos pesquisadores da Ufersa”, considerou.

A reforma estrutural, com salas de aula, gabinetes de professores e técnicos, câmera fria, entre outros compartimentos, possibilitou a colocação de novas bancadas, cubas em aço inoxidável, luminárias especiais e diversos equipamentos para pesquisas. “Essa nova estrutura vai facilitar o nosso trabalho”, opinou a bolsista de iniciação cientifica do curso de Agronomia, Brena Veríssimo. Brena participa de pesquisa sobre a germinaçãoem diferente temperaturas e substratos na mutamba (Guazuma Ulmifolia), planta nativa do semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário