quinta-feira, 24 de julho de 2014

Natal sedia, em agosto, mais uma Mostra de Violoncelos


Os violoncelos prometem dar o tom em agosto na capital potiguar. Sob o patrocínio do PPG-UFRN, PROEX-UFRN, UNIMED Natal e Parcerias Sinfônicas (SESC RN), a IV Mostra de Violoncelos de Natal acontece de 04 a 18 de agosto na Escola de Música da UFRN e conta com participações internacionais de peso. Serão 15 dias de masterclasses e concertos e também apresentações de trabalhos científicos. Toda a programação da IV Mostra de Violoncelos é gratuita.

São ao todo nove professores e dois luthiers convidados para o evento. São eles Kim Bak Dinitzen (Royal Danish Academy of Music), Henrik Brendstup (Royal Academy of Music-Aarhus), Ole Akahoshi (Yale University), Fabio Presgrave (UFRN), Felipe Avellar de Aquino (UFPB), Cristian Brandão (UFPA), Silvio Ferraz (USP), Kayami Satomi (UFG), Rodolpho Borges (OSTNCS) e Pedro Huff (UFPE) e os luthiers  Rodolfo de Camargo e Mateo Calvo (Peru). A IV Mostra de Violonmcelos de Natal conta ainda com as participações especiais de Alfredo Martins - Médico especialista no tratamento da dor, Durval Cesetti - Pianista, Gabriela Pace - Soprano, Jamie Gurt - Pianista, Michael Gurt - Pianista e Paula Bujes - Violinista.  O evento conta com 112 alunos inscritos oriundos de universidades e localidades diversas. Vêm a Natal jovens da Universidade de Cork (Irlanda), Royal Academy of Music-Aarhus (Dinamarca), UNICAMP, UFPB, USP, NEOJIBA, CPM, além da própria UFRN.

A UFRN e os violoncelos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem investindo no ensino e propagação da cultura do violoncelo no estado. Os resultados são visíveis: a Escola de Música é atualmente um dos grandes centros de ensino e pesquisa do violoncelo no Brasil tendo recebido em sua história recente professores e violoncelistas como Italo Babini, Martin Ostertag (HFM-Karlsruhe), Darrett Adkins (Juilliard School), Mark Kosower (Cleveland Orchestra), Brinton Smith (Rice University) e Ophelie Gaillard (Conservatorio de Genebra). Nos últimos três anos um esforço concentrado tem sido feito na formação de jovens violoncelistas dentro do Projeto de Ações Integradas “A Propagação da Cultura do Violoncelo” nos polos de Natal e Mipibu. O projeto contempla jovens e crianças assistenciados pela ONG Oficina dos Sonhos  da Comunidade de Novo Horizonte (Natal), e ONG Cajupiranga (São José do Mipibu) com aulas e acesso gratuito ao instrumento. Recentemente, com a inserção da EMUFRN ao programa PRONATEC, mais 30 jovens iniciaram seus estudos do instrumento. Além destas iniciativas, O “Curso de Iniciação ao Violoncelo” promovido pelo grupo “UFRN CELLOS” abriga hoje 46 novos violoncelistas.

Resgatando uma história

As três primeiras “Mostras de Violoncelo da UFRN” trouxeram a Natal os violoncelistas Marcio Malard, Bob Suetholz (USP), Matias de Oliveira Pinto (Universidade de Muenster), Natasha Farny (SUNY-Purchase) e Felipe Avellar de Aquino (UFPB). O esforço em promover este evento tem colocado a UFRN e Natal de volta a posição de destaque como centro produtor de violoncelistas, como ocorreu no inicio do Seculo XX com Aldo Parisot, Italo Babini, Mario Tavares entre outros. O Grupo “UFRN CELLOS”, formado exclusivamente por alunos do curso de música da UFRN, é hoje grupo permanente do NAC -  Núcleo de Arte e Cultura, e um dos mais requisitados já tendo se apresentado no festival MIMO (Olinda), Festival Virtuose (Recife), Rio Cello Encounter (RJ), Festival Música nas Montanhas (MG) e nos grandes eventos da UFRN.
A “IV Mostra de Violoncelos de Natal”, em 15 dias de palestras, aulas e recitais, terá como foco principal fomentar a produção científica e cultural. Além dos concertos e masterclasses, esta edição terá como diferencial a inclusão da apresentação de artigos científicos sobre o instrumento, sendo assim o primeiro evento do gênero no Brasil.

SERVIÇO:
IV Mostra de Violoncelos de Natal
De 04 a 18 de agosto
Escola de música da UFRN
Entrada gratuita
Informações: Fábio Presgrave -  Mostradevioloncelos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário