![]() |
| Abertura da exposição Mãos de Césio |
“O césio foi levado para casa em vidrinhos, nos bolsos e até esfregado na pele. O brilho era tanto e tão raro que eles acreditavam se tratar de uma pedra preciosa. Mal sabiam que seguravam a morte nas mãos!”. Prof. Almir Ribeiro, historiador da Funbbe 2007.
Convidamos para a abertura do 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, na Cinemateca da Embaixada da França, Av. Presidente Antônio Carlos, Centro, Rio de Janeiro, com a exibição do filme “Tchernobyl, une histoire naturelle”, dia 16 de maio de 2011, às 19:00h. Vejam a programação completa no site http://www.uraniumfilmfestival.org/
Revista alemã publica artigo sobre a exposição “Mãos de Césio”
Confira no endereço abaixo
http://www.fotointern.ch/archiv/2011/05/02/fotoausstellung-zu-nuklearunfall-in-brasilien/
Barra de Cunhaú
Novamente neste final de semana, entre os dias 07 e 08, a Associação de Ciclistas do RN - ACIRN, estará promovendo mais um cicloturismo para o interior do RN, com o apoio do Bike Tirol e da Rapadura Biker, desta vez será para o litoral, na bela orla da praia de Barra de Cunhaú.
Para as inscrições podem procurar o Sr. Benilton (84)9982.8905 ou Sr. Camboim (84)8803.5352
Vejam foto e cartaz em anexo, como também leia no endereço
http://acirn.blogspot.com/2011/04/final-de-semana-em-barra-de-cunhau-rn.html
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
É um dos mais belos casarões do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Espaço cultural onde esta sendo realizada a exposição “Mãos de Césio”. Veja foto em anexo.
Energia Eólica
Será realizada nesta sexta-feira, dia 06, uma audiência pública, para tratar acerca do grande negócio sobre sustentabilidade limpa da “Energia Eólica”, promovida pelo deputado estadual Walter Alves, às 9h na Assembléia Legislativa, Natal/RN.
Nos trilhos do interior
Sábado, 30 de abril, dia do TREM BIKE, a cidade do Natal amanheceu chovendo, mas graças a Deus a chuva logo parou com os primeiros raios do sol. Eram vários telefonemas: já estou acordado, estou esperando na via costeira... Mas, infelizmente fomos de carro, no qual havíamos combinado ir de bicicleta até a Ribeira para o embarque no trem, tivemos um pequeno atraso, de outras pessoas... Mas logo resolvido a situação e as bicicletas devidamente amarradas, seguimos no roteiro do mar maravilhoso da via costeira, numa plenitude e infinita calmaria que nos proporcionou a quietude da paz.
Esse foi o primeiro momento de como seria o restante do nosso cicloturismo a cidade de Ceará-Mirim. Na estação ferroviária da Ribeira, já haviam vários ciclistas, a alegria estampada e sorrisos eram a marca de todos. Muitas seções de fotografias, confraternizações e de ciclistas amigos que fazia algum tempo que não nos víamos. Também havia recebido no dia anterior a ligação de Polari de Mossoró, falando que não iria perder essa oportunidade, estava presente com um amigo o Alexandre.
Já era hora de partir, entramos na estação depois que os passageiros, moradores da cidade de Ceará-Mirim, saíram e estavam de bobeira com tantas bicicletas e ciclistas. Quarenta e quatro foi o número de ciclistas e suas bicicletas, entramos no vagão reservado para a Associação dos Ciclistas do RN, ACIRN. Na hora da partida, um pequeno problema no trem deixou todo mundo mais eufórico ainda, logo resolvido seguimos em direção do nosso roteiro.
Fazia um calor na partida, melhorou quando o trem se deslocava. Novamente a paisagem da água, o rio Potengi, a ponte velha de ferro, as margens do rio com seus manguezais foi inspirador. Durante a viagem a integração e conversa entre os ciclistas era uma coisa bonita de se ver. Em algumas paradas próximas da cidade, todos falam é aqui, calma ainda falta...
Haviamos conversado com o secretário de turismo do município, que se encontrava em São Paulo, como também o nosso diretor de comunicação da associação o Sr. Benilton, ficou encarregado da logística e do roteiro. Nossa recepção na cidade foi fantástica, na estação de trem contamos com a presença da Secretária Administrativa do município como também do Secretário de Esporte, ainda, tivemos uma ambulância e o pessoal da Guarda Municipal que nos acompanharam todo o percurso. Infinitos são os nossos agradecimentos.
Lorram Schulz, foi o nosso guia na cidade, e fomos direto ao mercado publico. Imagine, num dia de feira, um monte de bicicleta, todo mundo vestido com roupa de ciclista, a conversa e perguntas nos vários restaurantes, quem são vocês, para onde vão? Como é agradável a conversa nestes locais, as pessoas são de uma bondade ímpar.
Deixamos o mercado é fomos a conhecer a cidade e seus arredores. A cidade é muito agradável, da Igreja Matriz, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição se avista um enorme vale, o vale da outrora e rica terra dos senhores de engenho. A igreja começou a ser construída em 1858, porém suas obras somente foram concluídas em 1990, por suas dimensões é considerada a maior igreja do RN.
Seguimos depois em direção, a uns antigos engenhos, onde passávamos o registro de fotografias era tudo na vida, o nosso diretor de turismo da associação o Sr. Camboim, não parava um só minuto, era máquina pra lá, fotografia para todos os lados. A nossa relações públicas Sra. Claudia, também foi perfeita como sempre distribuindo muita paz e Angelike, secretária da associação, fez bonito nos controles e nomes dos ciclistas presentes.
Para vocês terem uma ideia de como foi importante a atividade açucareira no município vejam a lista dos números de engenhos: Engenho Carnaubal, Engenho Verde Nasce, Engenho Cruzeiro, Usina Ilha Bela, Engenho São Francisco, Engenho Diamante, Engenho Capela, Nascença, Ruínas do Engenho Oiteiro, Mucuripe, Engenho São Leopoldo.
Já era hora de voltar, o trem iria partir para Natal, às 11:05h. Mas, como teve o atraso na partida, demorou um pouco mais. O que queremos comentar mais sobre esse cicloturismo é da sua importância de como o modal trem pode ser um instrumento agregador para o turismo e o esporte.
A cidade de Ceará-Mirim tem um extraordinário cenário arquitetônico do século passado, com as grandes casas dos barões do açúcar, suas capelas e engenhos, e muitos deles preservados.
Agradecemos aos ciclistas que foram a essa fantástica viagem e ao fotografo Assis Oliveira que marcou presença na saída. Como também não podemos esquecer a parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbano, a CBTU, nossa imensa gratidão e a municipalidade de Ceará-Mirim.
Segue a relação dos ciclistas: Angelike, Alex Polary, Alex Alcoforado, Alexandre Neo, Benilton, Camboim, Claudia,Cliber, Eduardo, Fernando, Francisco, Haroldo, José Milton,Manuel,Márcio,Neide, Otoniel,Raimundo, Sandra Thaise, Afonso, Bruno, Bruno Henrique, Cláudio, Cleudes, Edmar Mourão, Fernanda, Genival, Guilherme, Ivanilson, João Rocha , Katiane, Márcio Ribeiro, Marcos de Paiva, Marcos Pereira, Mário Vinicius, Moab, Júnior Verona, Rochinha, Serginho, Thales, Thalia e Vandacarla.
Quem quiser ler mais sobre esse projeto, e só acessar a nossa página no endereço http://www.acirn.blogspot.com/
O contato do guia local, o Lorram, para quem quiser fazer algum turismo na região – lorramschulz@hotmail.com - tel. (84) 9130.8855
E-mails Recebidos
Ótimo Haroldo,
coerente até no despertar matinal, já que em Natal é onde o Sol aparece primeiro no Brasil! (claro, eliminando Noronha). A propósito das suas reflexões, gostaria de sugerir a leitura de "Saturação" de Michel Maffesoli, editora iluminuras, 2010.
"ao mesmo tempo, todo o pensamento sobre o social e o cultural está saturado, até mesmo no sentido vulgar da palavra,com velhas fórmulas e ideias feitas.O sentido, diz Maffesoli, precisa ser invaginado"
abraços ceavistas
Fernando/APA-Aldeia-Beberibe
.........................
Olá! Que pena! Estive na Praça Kennedy para a manifestação contra as mudanças do Código Florestal, mas não havia ninguém. Abraços. Tenho enviado e-mails de campanhas importantes. Por favor divulgue para a sua lista. Muito obrigada
Jacirema da Cunha Tahim
Resposta:Olá Jacirema, bom dia! obrigado por responder o nosso boletim, sempre que possível divulgamos noticias importantes, mas vamos ficar atento ao seu pedido. Quanto a manifestação, ocorreu uma mudança na data, o que ficamos sabendo na tarde anterior e Chico da Aspon não recebeu material a tempo como também teve que viajar para Brasília.
Att Haroldo Mota
.......................
Prezado Sr. Haroldo Mota,
Desde início dos anos 90, sou militante de carteirinha das causas ambientais, com ênfase na arborização urbana, com várias ações no MP e várias publicações em jornais locais (Tribuna e o Poti). Tenho um grande acervo de fotos e de textos que aguardam publicação. Afastei-me um pouco por várias razões entre as quais a falta de companheiros e ações "que deram em nada do MP", após anos de luta.Tenho visto se repetir na ora atual os mesmos desmandos da Semsur da época da gloriosa Marilene Dantas. Mas com o PV há um agravante. Além da ignorância no assunto, eles optaram também pela truculência e brutalidade como no caso das duas árvores derrubadas em Lagoa Nova.Os motivos são sempre torpes e pífios. Gostaria de um contato para trocar algumas ideias e quem sabe formular ações, agora em caráter emergencial. Abraços e obrigada pelo retorno.
Jacirema da Cunha Tahim
.......................
Haroldo,
Deu certo o passeio? Tem fotos? Será que poderíamos publicar algo na nova seção de Bicicletas do site http://www.oeco.com.br/ ou no blog OutrasVias.com.br?
Saudações desde São Paulo!
Daniel Santini
...............................
Bom dia Dawid,
agradeçemos o apoio da FHB, colaborando para a presença do Sr. Odesson, Presidente da Associação das Vítimas do Césio, em nossa Exposição Fotográfica "Mãos de Césio", no dia 03 de maio de 2011.
Márcia Gomes
..................................
Circulo em anexo um artigo a favor das usinas nucleares do Jose Eli da Veiga, tão frequentemente visto em meios ambientalistas ao lado de nossos notáveis.
O prepotente coitado teve o despautério de publicar esse “corte-e-cola” da Eletronuclear na semana em que relembrávamos os 25 anos de Chernobyl.
Fica a dúvida se é apenas o seu bastante conhecido desmedido ‘comportamento de pavão’ que o move ou se essa tão recente paixão pela indústria nuclear surgiu em função de algum outro tipo de interesse.
Lembro que há poucos meses, ele era um total desconhecedor da área, tendo me enviado um email pedindo informações sobre o tema.
Vê-se que não aprendeu muito sobre usinas nucleares, mas, pelo jeito como já se arvora no direito de escrever (arrogante e agressivamente) sobre o assunto, descobriu uma maneira fácil de ganhar projeção.
Há anos a Eletronuclear procura um Lovelock brasileiro, um nucleoboy nas hostes acadêmicas.
Abraços
Sérgio Dialetachi
..................................
Pedal USP
A Universidade de São Paulo, USP, abre nesta quarta-feira, dia 04, a fase de testes do sistemas de compartilhamento de bicicletas para alunos, professores e funcionários da Cidade Universitária.
Veja mais no http://pedalusp.blogspot.com/
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/05/04/usp-emprestimo-de-bicicletas-para-a-comunidade-comeca-nesta-quarta.jhtm
Abraços,
Eduardo Campos
..............................
Caiçara do Norte
Caros amigos, a HUMA Escola de Fotografia realizou no mês de abril uma aula prática espetacular, fiz alguns registros da galera curtindo o visual e dando um treino com suas possantes. Em breve farei a atualização do Blog “FOTOGRAFAR”, lá colocarei outras fotos mostrando toda a nossa aventura.
Grande abraço a todos e boa leitura visual.
Luciano Nobre
...............................
O passeio do Trem Bike, foi ótimo e muito bem organizado. Parabéns a ACIRN, Rapadura Bike, Bike Tirol e a prefeitura de Ceará Mirim pela recepção.
Katiane Alves
.............
Caro Haroldo, soube que o Trem Bike foi muito bom. Uma pena que não participei, estava com uma gripe forte. Meus parabéns!
Augusto Vale
........................
Como esperado muitos não foram por cansaço. Ainda quero saber porque escolheu essa data, pois enquanto não houver uma justificativa, vou ficar com a sensação de que pode acontecer outras vezes...Ainda mais porque já aconteceu com Miltão.
Gostaria de saber se a ACIRN já tem algum projeto a ser feito sem ser passeio? Lembrando que temos uma audiência dia 18 e a cidade está cheia de projetos para a copa e o tempo está passando.
Marcos Lemos
Resposta: Marcos, quero parabenizá-lo por seu grande esforço e dedicação quanto ao movimento sobre sua atuação nas manifestações envolvendo a Bicicletada.
Com relação a data do passeio do TREM BIKE, foi decidido em uma reunião da Associação dos Ciclistas do RN - ACIRN, estando presente o Fabiano e o André, o motivo da realização no sábado, que no domingo não há circulação de trem. Na ocasião, o pessoal da Bicicletada não se manifestou em nada com relação a data.
Você talvez esteja pensando que a realizamos do Trem Bike, prejudicou o movimento da Bicicletada, pelo contrário, só fortalece, pois, estamos afirmando que só haverá saída para a locomoção das pessoas nas grandes cidades, com investimentos em infra-estruturas, e uma delas é justamente a implantação em todas as capitais, e várias cidades do modal TREM, seja ele suspenso, por baixo das avenidas ou na forma tradicional na superfície, e aliado a isso uma malha expressa para as bicicletas.
Eu ainda participei de um trecho curto da Bicicletada, como também vi outras pessoas que foram para o Trem Bike e estavam participando no sábado. No período da tarde, havia assumido um compromisso do relançamento do livro E Que Viva a Vida, no Instituto Cultural em Pium.
Com relação ao Miltão, fui uma das pessoas que convidei para o movimento, tenho um carinho e respeito muito grande por ele, desenvolve várias atividades importantes para a sociedade. Você comenta sobre isso, com relação ao “1° Abraço no Maior Cajueiro do Mundo, frente ao Aquecimento Global”.
Para você entender melhor sobre isso, quando ele lançou o projeto CARNACICLO, nós divulgamos várias vezes no boletim da Ong Baobá, divulgando e incentivando; as datas da realização sempre mudavam, pois sabemos que não é fácil acordar vários objetivos para a realização de um evento integrador como estava realizando. Quando fechamos os incentivos com vários amigos para o abraço frente as mudanças climáticas, ligue para Miltão e expliquei os motivos da realização naquele período, já que o evento no qual ele estava organizando seria no sábado e o domingo, e do abraço no domingo pela manhã, ele entendeu perfeitamente e agradeceu pela ligação.
A ACIRN já realizou várias reuniões com o município e o governo do estado com relação aos investimentos da Copa 2014, que ao meu ver, irão destruir um estádio para construir um outro, ao custo de milhões... O passeio do TREM BIKE, é um projeto de realização para a construção de um modal eficiente entre a área metropolitana da grande Natal, que não suporta os inúmeros veículos que trafegam levando os habitantes das cidades circunvizinha, cada vez mais elevam os níveis de poluição da cidade.
Lembramos que o governo da administração municipal anterior a este, elaborou um estudo/projeto sobre ciclovias para a região metropolitana de Natal, que será discutido na audiência pública pelo vereador George Câmara, dia 18 deste, na Câmara Municipal de Natal.
Um forte abraço, e continue contribuindo com seus valorosos esforço para sociedade.
Haroldo Mota
.................................
Bom amigo Haroldo.
Parabéns pelo seu trabalho, se cinco por cento da população brasileira tivesse sua garra, nosso mundo seria melhor, te admiro muito.
Att. Odesson Alves - AVCesio/Goiânia
.................................
Haroldo, os depoimentos que li acerca de seu trabalho me deixam muito feliz, afinal, como de certa forma o meu trabalho também está voltado para as questões da sustentabilidade do planeta e das pessoas, no caso a alimentação de produtos naturais, integrais e orgânicos, aproveito o momento para informá-lo que de 29 de maio a 05 de junho haverá a campanha da Semana dos Alimentos Orgânicos, movimento realizado pelo Governo Federal para incentivar toda a cadeia do segmento, tanto dos agricultores como sobretudo dos consumidores.
Gostaria de discutir melhor o assunto contigo a fim de saber se existe a possibilidade de a Ong Baobá ter alguma participação neste evento, não sei bem de que forma. Talvez você poderia participar quem sabe do treinamento que estou organizando para os funcionários do Nordestão, nesta semana da campanha, no qual o palestrante será o Gerente da Mãe Terra. Paralelamente, haverá um curso de Culinária nas 3 principais lojas da rede, o 1º totalmente voltado para alimentos naturais, integrais e orgânicos.
Como o tempo passa muito rápido - estamos há menos de 30 dias do Evento -, peço a sua breve manifestação acerca do assunto pois tenho que informar a programação e minhas idéias/sugestões à gerente de marketing do supermercado Nordestão para serem aprovadas.
Um abraço,
Marcos Kattah
........................
Cordialmente,
Haroldo Mota
(84)9927.6555/8815.2289

Nenhum comentário:
Postar um comentário