terça-feira, 31 de maio de 2011

Semtas inicia mapeamento com moradores de rua

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) firmou Termo de Cooperação Técnica com a Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (Facex) para realização de uma pesquisa para analisar o perfil das pessoas adultas em situação de rua na cidade do Natal. “A iniciativa partiu da Facex, que procurou a Semtas com interesse em desenvolver uma pesquisa para contribuir com dados que ajudem a propor ações para a população mais vulnerável”, declara Verônica Dantas, secretária adjunta da Assistência Social da Semtas.
Com essa parceria, a Semtas será responsável por dar suporte operacional aos discentes da Facex que estejam na implementação de projetos, a exemplo o transporte para os pesquisadores, que será o mesmo utilizado no Serviço de Abordagem Social (Busca Ativa), nos dias e horários que a equipe estiver na rota do serviço, não tendo acréscimo de custo para a Semtas. A secretaria também irá fornecer cursos e capacitações sobre temas ligados aos projetos que serão executados de maneira a implementar as intervenções.

No primeiro momento busca-se sistematizar o processo de implementação do Projeto denominado “Moradores de rua em Natal: Quem são e como vivem?”, com uma capacitação dos pesquisadores, que inicia nesta terça-feira (31), na sede da Facex. O curso “Fundamentos Teóricos Metodológicos de Abordagem Social a População em Situação de Rua” é constituído de duas partes. A primeira é de sensibilização e intitula-se “Não estou, sou um Tecelão da Cidadania”, que serpa de 31 maio a 6 de junho, das 14h às 18h. A segunda parte é formada de instrumentalização com o titulo Métodos e Técnicas de Pesquisa e Abordagem a População em Situação de Rua” e ocorrerá de 04 a 15 de julho de 2011, das 14h às 18h.
A carga horária é de 20 horas para cada parte do curso, totalizando 40h. “O curso dará suporte teórico metodológico aos discentes, ajudando-os 'não só a compreender o universo dos direitos sociais, mas também contribuindo para que eles possam construir estratégias para às pessoas em situação de rua”, afirma Anadir Pessoa, ministrante do curso.

De acordo com Verônica Dantas, o mapeamento da população de rua será realizado nas quatro regiões administrativas da cidade, principalmente nos pontos de maior circulação, de acordo com informações dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e do Serviço de Abordagem Social. “A pesquisa vai facilitar os encaminhamentos à rede da assistência social, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Carteira do Idoso, dentre outros”, afirma a secretária adjunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário