sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bombeiros, Defesa Civil e Samu terão central única de atendimento no Seridó do Estado

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), Coronel Elizeu Lisboa Dantas, esteve nesta quinta feira, 26 de maio, apresentando as instalações da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGED), do município de Caicó, na região Seridó do Estado, ao coordenador  administrativo do Samu, Rodrigo de Azevedo Lemos.

A visita de reconhecimento da Central dos Bombeiros pelo Samu faz parte do plano estratégico do Governo do Estado que visa a adoção de um protocolo único para regular as ações do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros e a implantação de uma central única de atendimento de chamadas em Caicó e toda Região do Seridó.
De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o objetivo desta ação é integrar os serviços de socorro em todo o Estado. “Esta integração só trará benefícios a população, pois visa melhorar a qualidade dos serviços de urgência e emergência prestados a sociedade. A ação que estamos empenhando virá ativar uma regulação médica única entre os Bombeiros e Samu, a diminuição do tempo resposta das ocorrências, mais eficiência no processamento das informações facilitando assim o despacho logístico de viaturas, equipamentos e recursos humanos para atender as emergências, entre outros pontos positivos”, disse Coronel Dantas
O Coordenador  administrativo do Samu, Rodrigo de Azevedo Lemos, disse que o atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros deverão iniciar com um processo de comunicação integrada sendo implantada uma central única de atendimento e regulação, que vai receber tanto as chamadas feitas pela população para o 192 (Samu) quanto o 193 (Bombeiros), para definir qual serviço deverá atender o paciente ou se a presença dos dois é necessária, como ocorre muitas vezes. "Nesta fase inicial de regionalização do Samu buscamos priorizar os municípios com mais de vinte mil habitantes, com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital regional, bem como aqueles que necessitavam de uma redução na diminuição da mortalidade materna ou neonatal. Em Caicó, será necessária ainda a ativação da UPA", disse o Coordenador  administrativo do Samu.

Durante a visita ao município, os representantes do Corpo de Bombeiros e Samu se reuniram com o prefeito da cidade, Bibi Costa, e com os secretários de saúde, Lucia Batista, e de Infra Estrutura e Defesa Civil Municipal, Fernando Dionísio, que aproveitou para apresentá-los as unidades de saúde existentes na região. A comissão visitou a Unidade Regional de Saúde Pública, o Hospital Regional do Seridó e a Fundação Carlindo Dantas (Hospital Seridó). De acordo com o Coordenador  administrativo do Samu, Rodrigo de Azevedo Lemos, o conhecimento das instalações de saúde dos hospitais da cidade e os profissionais que atendem na região são importantes para fundamentar o planejamento de integração dos serviços do Samu e do Corpo de Bombeiros no município. “Precisamos saber como está estruturada a saúde pública de caicó e para onde estaremos levando os pacientes que atenderemos no dia a dia nesta região”, disse Rodrigo Lemos.
A expectativa do SAMU e do Corpo de Bombeiros é de instalarem a central única de atendimento no Seridó até o final do ano de 2011.
Mais informações: Tenente Christiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário