segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco é nesta terça-feira (31)

Os homens natalenses estão fumando mais. É o que mostra a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde em 2011.

Na capital do Rio Grande do Norte a proporção da população adulta fumante aumentou de 13,1% em 2009 para 13,4% em 2010. O aumento foi maior na população masculina (18,0%) do que na feminina (9,5%). Entre os natalenses, 5,7% da população fuma mais de 20 cigarros por dia. Esse nível é de 7,6% na população masculina e 4,1% na população feminina.
O percentual de fumantes passivos por domicílio ainda é alto no Brasil. A média nacional fica em torno de 11,7% da população adulta brasileira. Em Natal, esse percentual é ainda maior: 14,3%. Apesar de fumarem menos, as mulheres de Natal sofrem mais com o fumo alheio. Enquanto 7,4% das natalenses fumam, 17,6% da população feminina da capital é fumante passiva, contra 10,3% dos homens.
            Nesta terça-feira (31) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa de Controle do Tabagismo, promove uma ação de panfletagem em frente ao prédio da instituição para sensibilizar os profissionais em relação aos malefícios do cigarro.
         No Rio Grande do Norte serão realizadas ações na maioria dos municípios. Em Natal eventos de mobilização estarão concentrados na Rua João Pessoa, nas escolas Floriano Cavalcante e Jorge Fernandes, hospital Naval, Unidade de Saúde da Família de Mirassol e passeio de barco no rio Potengi, promovido pelo Ambulatório de Prevenção e Tratamento para Álcool e Outras Drogas (APTAD), de Pirangi.
A campanha Mundial de Controle do Tabagismo em 2011, tem como tema as 3 principais determinações da Convenção Quadro para Controle do Tabaco: eliminar a exposição a fumaça do tabaco (ambientes coletivos livres da fumaça do cigarro); regulamentar as embalagens dos produtos (mensagens sobre os riscos do tabagismo) e apoiar os fumantes para deixarem de fumar (tratamento do fumantes na rede SUS).
A Convenção Quadro é um tratado internacional formado por 172 países, do qual o Brasil é signatário desde 2005. O tratado também propõe o aumento dos impostos para reduzir o consumo do cigarro, o controle do conteúdo dos produtos, a proibição da propaganda de cigarro nos eventos culturais e esportivos e o apoio aos fumicultores no plantio de outros produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário