Exploração sexual infantil; violência contra idosos e crianças; programa de combate às drogas; preconceito racial e religioso; homofobia. Estes e tantos outros problemas relacionados aos direitos humanos guiaram a reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na Governadoria, e contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.
A Governadora conversou com a Ministra sobre algumas medidas preventivas que o Governo do RN vem tomando para minimizar a questão do uso de drogas entre jovens e adolescentes. Ela citou o exemplo do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, realizado pela Polícia Militar nas escolas, que tem caráter social e preventivo. O Ronda Cidadã também foi citado, um programa que atualmente está implantado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação (um dos mais carentes e violentos da capital) e que age como Polícia Comunitária, ouvindo a comunidade e seus anseios, sendo um agente pacificador. “Nossa meta é expandir o Ronda Cidadã para toda cidade e para todo o Estado” explicou Rosalba.
“A exploração sexual infantil é um problema nacional, não só do Nordeste do país. O Governo Federal está disposto a enfrentar a luta para combater esse mal”, disse a Ministra, diante da realidade que aponta o RN como o terceiro estado do Brasil em casos de exploração e violência contra crianças e adolescentes. “Esse trabalho tem que ser realizado em conjunto: Governo Federal, Governo Estadual e sociedade civil organizada. Sozinho a gente não consegue avançar.” reforçou Rosalba Ciarlini.
Na reunião, foi cogitada a implantação aqui no Estado do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), uma ação do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, que tem como meta o enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
A reunião contou também com a presença do ministro Garibaldi Alves Filho, da deputada Federal Fátima Bezerra; dos secretários de Estado do Trabalho, da Educação e da Assistência Social – Luiz Eduardo Carneiro; da Segurança Pública e da Defesa Social – Aldair da Rocha; da Justiça e da Cidadania – Thiago Cortez; e do comandante geral da Polícia Militar – coronel Francisco Araújo.
O tempo dos seus pais para as cianças ficou menor, isso significa menos limites ou controle do corpo delas. Guando o ser não poem limits ao seu corpo, ele mata, rouba, estrupa se droga e etc. Guando libera o corpo a alma se prende, pois a alma é forte, ela se liberta e o corpo se prende; é preciso que não deixe o corpo preso para alma conduzi-lo, so assim teremos pessoas boas. Uma boa educação de uma criança é mais dificil do que ensinar doutor, pois é priciso que se tenha algumas horas por dia de um adulto com sabedoria ao seu lado, na falta de seus pais. Portanto, uma boa eduação de um individuo acontecem, quando é feita com sabedoria.
ResponderExcluirLembre-se segurança nunca segurou ninguem.