quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CASA DA RIBEIRA APRESENTA: “RUA DE LEITE” DE CLÉBIO OLIVEIRA



Apontado como o coreógrafo mais promissor de 2012 pela Tanz Magazine, bailarino potiguar apresenta espetáculo de dança dia 30 na Casa da Ribeira

De passagem por Natal, o bailarino potiguar Clébio Oliveira, que há quatro anos reside e trabalha em Berlin, na Alemanha, apresenta no próximo domingo, 30, às 20h na Casa da Ribeira, o espetáculo Rua de Leite, que teve estreia mundial em Berlin em 2011. Recentemente o bailarino e coreógrafo recebeu o prestigiado prêmio Höffnungträger, "Coreógrafo Mais Promissor" na Alemanha, concedido pela revista "Tanz" no anuário 2012. A Tanz Magazine é a revista de crítica especializada em dança mais importante da Europa.
Em casa ele ganhou o Troféu Cultura-RN de 2012 como melhor espetáculo de dança por Rio Cor de Rosa. Ano passado Clébio também foi o vencedor do National Choreographic Competition – Chicago, USA. Prêmios que entram para a lista dos diversos já recebidos desde o início de sua carreira. Atualmente o bailarino está em processo de criação para a Companhia Gira Dança (RN) com estreia prevista para outubro e também para o Ballet de Niterói (RJ).

Com direção, coreografia e interpretação do próprio Clébio Oliveira, o espetáculo Rua de Leite conta com Mercedes Appugliese na criação, Jerry Geiger no desenho de luz, figurino de Loris Haas e Miri Kämpfger, produção internacional de Roland Wolf e interpretação ao lado da bailarina Silvia Rodrigues. Na produção local Clébio conta com a parceria da Casa da Ribeira.

Rua de Leite é uma experiência - viajem- que se revela no corpo. Como ver com o corpo e a necessidade do movimento com forma integradora dos sentidos. O ver não esta relacionado simplesmente com a capacidade de visão, o sucesso de um órgão isolado, mas como um todo. Ver com os ouvidos, com as mãos, com o paladar, ver com o cérebro, com o estômago e com a alma.

É muito delicado e complexo falar de deficiência visual num mundo dominado pela imagem. Nós, seres humanos deveríamos nos constituir como sujeitos a partir do modo como nos relacionamos uns com os outros, como intervimos e como somos afetados por tudo o que nos envolve.
A impossibilidade de ver pode talvez, impedir o nível de troca mais imediato e abrangente que conhecemos e poderá nos condenar a um confinamento em algum espaço silencioso, sem contornos definidos, dentro do limite da nossa pele. Ao contrário disso, a pele não é limite, mas fonte de percepção e troca. Aquele que não vê percebe o mundo e a si próprio pelo movimento, pelo contato do corpo com a realidade que o cerca.
Nós deveríamos antes de pensarmos o mundo, o percebê-lo sensorialmente. Mas infelizmente, a maioria de nós é incapaz de perceber que cada experiência de olhar é um limite. O olhar é condicionado. Nós achamos que conhecemos as coisas como elas realmente são, mas não, tudo é mediado pelas nossas experiências. Vemos em parte com os olhos, mas não exclusivamente.
Clébio Oliveira – biografia
Clébio Oliveira nasceu em Natal, nordeste do Brasil. Viveu no Rio de Janeiro entre 1998 e 2007 e, desde 2008 vive e trabalha em Berlin. Clébio é coreógrafo, bailarino e professor de dança contemporânea, licenciado pela Faculdade de Dança da Universidade da Cidade, no Rio de Janeiro.
Clébio iniciou seus estudos em dança em sua cidade Natal, através das danças folclóricas. Em 1999 foi indicado ao prêmio de Melhor Bailarino, concedido pela Fundação RioArte. Em 2001 foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural no projeto “Cartografia da Dança”. Em 2002 ele se apresentou como convidado solo no Global Dance Internationale Tanzmesse NRW, em Dusseldorf. Neste mesmo ano ele recebeu, pela segunda vez, o prêmio de melhor coreógrafo, melhor bailarino e melhor figurinista, no Festival Nacional do Rio de Janeiro.
Em 2006 recebeu o prêmio de "Melhor Coreógrafo de 2006", dado pelo Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. Clébio coleciona mais de 18 prêmios ganhos como melhor coreógrafo em diferentes festivais. Em janeiro de 2008 a convite do Festival Musik in der Häusern der Stadt em Colônia-Alemanha, Clébio desenvolveu o trabalho "Dona José". Convidado pelo Ballet do Teatro da Cidade de Kiel (Alemanha) Clébio coreografou, em janeiro de 2009, "Algo está terminando, algo está começando". Esta peça foi citada pela crítica “… O mais inovador e interessante da noite, o único trabalho que apresentou uma linguagem corporal particular” (Lena Zieker).
Em 2010, o trabalho Dona José, foi eleito como um dos melhores espetáculos do Rio de Janeiro pelo Jornal O Globo. Em maio de 2011 Clébio foi o vencedor do National Choreographic Competition – USA. Em Setembro de 2011 Clébio participou de uma residência coreográfica em Iowa City, onde atuou também como professor convidado na Universidade de Iowa, USA. Em 2012 Clébio recebeu o Troféu Cultura- RN como melhor espetáculo pela coreografia Rio Cor de Rosa. Em Agosto de 2012 Clébio recebeu da revista TanzMagazine - maior revista sobre dança da Europa – o prêmio Höffnungträger como coreógrafo revelação.
Em sua criação coreográfica Clébio propõe um diálogo através de um corpo multicultural. Uma diversificação que gera um resultado estético que mescla técnicas de dança, teatro e cultura em um fluxo contínuo. Em suas coreografias Clébio explora a complexidade e o potencial do corpo, alternando força, pesquisa, poesia e sensibilidade.
Dançou durante quatro anos para a companhia de Dança Deborah Colker e três anos para a companhia de dança Toula Limnaios, em Berlin. Com essas companhias participou dos mais importantes festivais e tournées na Europa, Asia e América do Sul.
Como coreógrafo, criou peças para a Hubbard Street Dance Company 2, em USA, Ballet da Cidade de Niterói, Ballet do Teatro da Cidade de Kiel, Alemanha, Cia de Dança Carlota Portella, De Anima Ballet Contemporâneo, Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Grupo de Dança Contemporânea da Escola Bolshoi do Brasil, Gira Dança, além de projetos solos.

Serviço
Espetáculo Rua de Leite de Clébio Oliveira
Dia 30 de setembro de 2012, às 20h, na Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira
Ingressos: R$20 (inteira) R$10 (meia)
Informações: (84) 3211-7710

Nenhum comentário:

Postar um comentário