sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bombeiros e Voluntários se preparam para ativar mais uma ação da Campanha Praia Segura no sábado



Neste sábado, dia 26, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), se prepara para ativar mais uma ação da Campanha Praia Segura que tem por objetivo prevenir turistas e veranistas contra afogamentos e acidentes no litoral.


“Com a chegada do fim de semana, aumenta o fluxo de veículos rumo ao litoral e, consequentemente, o número de banhistas nas praias. Aproximadamente 450 pessoas, entre voluntários e agentes de segurança, estarão empenhadas na ação preventiva deste fim de semana para garantir uma maior conscientização da população quanto aos riscos de acidentes e afogamentos no litoral”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros.

A Campanha Praia Segura voltará a ocorrer, simultaneamente, das 8 às 12 horas, nas regiões Metropolitana e Oeste do estado, com as ações Turistas Legal, Criança a Vista e Blitz Educativas. As Blitz Educativas ativadas serão instaladas no distrito de Pium, em Parnamirim, na Via Costeira, em Natal, no trevo de Extremoz, na Br 101, e na entrada do município de Tibau, região oeste do estado.

Na ação "Turista Legal", bombeiros e voluntários visitarão hotéis, pousadas, feiras de artesanatos, lagoas, monumentos históricos (Forte dos Reis Magos), aeroporto, entre outros pontos, mantendo um contato direto com o turista que buscou o RN para descansar nesta estação. Uma média de 25 pontos turísticos são visitados pelo grupo durante cada ação.

Já a ação "Criança a Vista", que busca identificar crianças com pulseirinhas, contará com equipes móveis nas praias de Muriu, Pitangui, Lagoa de Pitangui, Redinha Velha, Redinha Nova, Forte, Meio, Artistas, Ponta Negra, Cotovelo, Pirangi, Buzius, Tabatinga, Camurupim, Barreta e Lagoa de Arituba. Na região oeste, a praias das Emanuelas e do Ceará, em Tibau, contarão com as ações da Campanha Praia Segura.

Desde o início da Campanha Praia Segura, no dia 5 de janeiro, o Corpo de Bombeiros já orientou mais de 32 mil pessoas, abordou 6.471 veículos, distribuiu 18.765 folders e identificou, com as pulseirinhas, 9.130 crianças.

São parceiros da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social e do Corpo de Bombeiros Militar, nessa campanha, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Farmafórmula, Campanha Trânsito na Paz, Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, SAMU, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Policia Civil, Programa Bombeiro Mirim, Escoteiros do RN, Grupos Pré Militares, Fecomércio/SESC, Departamento de Missões da Assembleia de Deus, entre outros.

Dados adicionais:

De acordo com o último relatório apresentado pelo CBMRN, desde o início da Operação Verão, em 28 de dezembro de 2012 até o dia 22 de janeiro, não foram registradas mortes por afogamento em locais monitorados por guarda-vidas no litoral potiguar. Neste período, foram realizados 66 atendimentos no litoral, destes 54 foram ocorrências de salvamentos no mar. Dos resgates realizados no litoral, neste período, 32 ocorreram na Praia do Meio e os demais foram nas praias de Búzios (14), Redinha (5), Genipabu (2) e Ponta Negra (1). Os atendimentos pré-hospitalares realizados pelos bombeiros ocorreram na praia de Búzios (3), Ponta Negra (1) e Meio (4). Os guarda-vidas ainda identificaram crianças perdidas na praia do Meio (3) e Redinha (1).

Para o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o empenho dos guarda vidas, o reforço das ações preventivas da Campanha Praia Segura e o aumento da conscientização da população, quanto aos procedimentos de segurança a serem adotados no litoral, são os principais motivos para a obtenção dos bons resultados neste verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário