segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Trabalho educativo contribui para manutenção dos estoques do Banco de Leite


O trabalho educativo realizado pela equipe do Banco de Leite Humano do Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina) vem contribuindo de forma significativa para que o hospital consiga manter seus estoques de leite humano abastecidos para consumo interno.

Edna Macedo, coordenadora do Banco de Leite do hospital, explicou que os meses de dezembro a fevereiro geralmente são críticos devido às festas de fim de ano, veraneio e carnaval, mas que a equipe conseguiu desenvolver diversas estratégias para a manutenção do estoque.
“A partir do mês de agosto nós temos uma atenção especial para começar a poupar todo leite que chega aqui e também realizamos um trabalho educativo, de forma lúdica, com as mães. Assim, conseguimos prevenir problemas como fissuras mamilares e mastite e estimulamos a amamentação para que os recém-nascidos não precisem de doação”, explicou Edna.

Números
Em 2012 o Banco de Leite do Hospital Santa Catarina alcançou um total de 751 doadoras de leite. A arrecadação de leite passou de 450,3 litros em 2011 para 517 litros coletados em 2012. Quase a totalidade das doadoras, 99%, foram pacientes do hospital.
Edna Macedo explicou que o trabalho educativo permitiu que houvesse uma redução de 23% no número de receptores internos, ou seja, no número de bebês internados no hospital que precisam de leite. O leite distribuído passou de 355,4 litros em 2011 para 272,2 litros em 2012. Os atendimentos de orientação em grupo para as mães aumentaram em 6% de 2011 para 2012, com um total de 5.055 atendimentos realizados no ano passado.
“Com a amamentação exclusiva o bebê adoece menos, seu desenvolvimento cerebral e a coordenação motora são melhores. Já para a mãe, além de estimular o vínculo afetivo com o filho, também é uma economia financeira, já que ela não precisa gastar com leite industrializado, que também não é o indicado para os recém-nascidos”, concluiu a coordenadora do Banco do Leite do Hospital Santa Catarina, Edna Macedo.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência e se informar sobre a doação.
O Rio Grande do Norte possui hoje seis bancos de leite: na capital, localizados na Maternidade Januário Cicco, Hospital Santa Catarina e Hospital da Polícia; em Parnamirim, na Maternidade do Divino Amor; e nos municípios de Mossoró e Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário