sábado, 26 de janeiro de 2013

Sesap distribui 500 mil preservativos para regionais de Saúde do RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, está abastecendo as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) com 500 mil unidades de preservativos masculinos, além de material informativo/educativo. O objetivo é intensificar o abastecimento no período carnavalesco, quando é possível fazer uma grande mobilização social para incentivar na população a consciência da necessidade da prevenção.





Os municípios já podem solicitar às respectivas regionais suas cotas para as ações desse período. A sugestão da Sesap é de que os municípios busquem desenvolver suas ações e seu próprio material educativo, de modo a refletir a cultura e realidade local, por meio de todos os meios de comunicação acessíveis à população. De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins, o foco é a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como as Hepatites B e C, Sífilis e Aids. “A campanha tem como finalidade principal reforçar o uso da camisinha como um hábito possível de ser seguido”, afirmou.



O tema da campanha de prevenção 2013 será "A vida é melhor sem Aids", com a seguinte frase de apoio: "Proteja-se. Use sempre camisinha". Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária que mais concentra pessoas vivendo com HIV/Aids no Brasil é a de 15 a 49 anos – a estimativa é de que atualmente esse número corresponda a 630 mil pessoas, das quais em torno de 40% não sabem da sua condição sorológica. Diante disso, a campanha do Ministério para o carnaval 2013 tem como público alvo a população nessa faixa etária sexualmente ativa.



No RN, a maioria dos casos de Aids, Hepatites B, Sífilis e de gestante com HIV registrados encontra-se dentro da faixa etária público alvo sugerida pelo Ministério da Saúde, sendo a Aids com 74% dos casos entre 25 a 49 anos, a Hepatite B com 61% entre 20 a 49 anos, a Sífilis Adquirida com 54% na faixa de 25 a 49 anos e a gestante com HIV entre 20 e 29 anos.



Além disso, o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais chama a atenção para a população jovem de 13 a 24 anos, por haver um crescimento significativo no número de casos de Aids entre ela nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário