quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Lançamento do CD da cantora Lysia Condé

Show será realizado dia 15 de fevereiro na Casa da Ribeira com distribuição gratuita de ingressos
A cantora e intérprete Lysia Condé lançará o seu primeiro CD independente no dia 15 de fevereiro, às 20h na Casa da Ribeira, em Natal. O show terá entrada franca com retirada de ingressos a partir das 19h. A gravação e o lançamento do disco foram viabilizados através do Programa Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e CPGeo.

Sobre o CD
Influenciada pelos compositores que projetaram a música de Minas Gerais para o mundo, com o Clube da Esquina, a cantora Lysia Condé apresenta em seu primeiro CD, onze composições que passeiam por diversos gêneros do cancioneiro popular, como o maxixe da música “Corta-Jaca”, de Chiquinha Gonzaga e Machado Careca, composta em 1895, e o choro “Flor Amorosa” de Joaquim Callado e Catullo da Paixão Cearense. A rica convivência com músicos potiguares também favoreceu a pesquisa por compositores locais, representados no disco pela música “Ana Bandolim”, de Tico da Costa, “É Brincadeira”, de João Salinas e Carlos Newton Junior e “Primeiro Olhar”, de Sérgio Farias e Cristina Saraiva.

O CD, que conta com a participação de Miltinho (MPB4) no fado “Enigma”, dele com Magro, também apresenta um acalanto da tradição oral hispano-americana, imortalizada na voz de Mercedes Sosa, “Duerme Negrito”, cantada em espanhol. A tradição oral brasileira é representa pela música “A Lua Girou”, adaptada e gravada pela primeira vez no LP Geraes, de Milton Nascimento, em 1976. De São Paulo as compositoras Simone Guimarães e Virgínia Amaral se fazem presentes com a música “A Vida do Rio” e também Eduardo Gudin, que em parceria com o carioca Cacaso, compuseram “Mais de Um”. Dominguinhos, que compôs “Contrato de Separação” em parceria com Anastácia, não chegou a ouvir a música interpretada por Lysia Condé.

Com sonoridade delicada, os arranjos foram concebidos de forma a valorizar a poesia e expressividade das canções e o timbre doce e suave da cantora. A formação instrumental do disco, gravado de forma acústica e quase todo ao vivo, se assemelha ao formato de música de câmara, com dois violões, baixo acústico e percussão, além de participações de flauta, acordeom, bandolim e bateria.

Prêmios e reconhecimento
Mineira radicada em Natal há seis anos, Lysia Condé tem sido alvo de elogios entre seus pares pelo timbre de voz, afinação e escolha do repertório. Na capital potiguar, convidada para se apresentar em importantes palcos e espaços de valorização da música, tem conquistado respeito e admiração de um público crescente.
Em 2013, Lysia Condé participou da terceira edição do Projeto Parcerias Sinfônicas do SESC/RN, em tributo a Vinícius de Moraes na capital e cidades do interior do RN e realizou show em homenagem a Ivan Lins com sucesso de público e crítica. Também venceu o “Festival Música Potiguar Brasileira”, promovido pela Rádio Universitária FM, interpretando a música “Toada para Cecília”, de Mário Lúcio Cavalcanti. No mesmo ano foi selecionada no edital “Elas de Minas”, com projeto dedicado a compositoras e intérpretes mineiras que inclui gravação de um CD coletivo de canções autorais e inéditas e shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em 2012 se apresentou na VI Mostra da Música Brasileira Independente nos Centros Culturais do Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte (CE) e Souza (PB).

Sobre Lysia Condé
Nascida em 1973 na cidade de Rio Pomba, interior de Minas Gerais, Lysia Condé desenvolveu desde criança seu gosto pelo canto. No convívio do ambiente familiar foi iniciada a um rico repertório de música brasileira entoado pelos seus pais e familiares nas freqüentes reuniões promovidas em sua casa. No mesmo ambiente, cresceu apreciando a poesia e sonoridade dos artistas que projetaram a música de Minas Gerais para o mundo, com o Clube da Esquina.

Seu ouvido apurado e sua voz doce e suave, ainda de menina, a fazia ser selecionada para as apresentações teatrais e homenagens escolares, sempre por meio da música. Foi no grupo de teatro local que, em sua juventude, encontrou espaço para expressar duas dimensões de sua arte: a interpretação e o canto.

A mudança para Natal (RN), no ano de 2007, lhe possibilitou retomar o antigo sonho: o de cantar. Inicialmente, freqüentando o curso básico de canto da Escola de Música da UFRN e apresentando-se em recitais da instituição. A partir de 2010, decide profissionalizar-se e passa a ampliar os lugares de apresentação, gravando neste mesmo ano o EP de demonstração.

Repertório CD Lysia Condé
1. A Lua Girou (Tradição Oral Brasileira)
2. A Vida do Rio (Simone Guimarães e Virgínia Amaral)
3. Corta-Jaca (Chiquinha Gonzaga e Machado Careca)
4. Enigma (Miltinho e Magro)
5. Ana Bandolim (Tico da Costa)
6. Flor Amorosa (Catullo da Paixão Cearense e Joaquim A. Callado)
7. Contrato de Separação (Dominguinhos e Anastácia)
8. Primeiro Olhar (Sérgio Farias e Cristina Saraiva)
9. Duerme Negrito (Tradição Oral Venezuelana / Colombiana)
10. É Brincadeira (Carlos Newton Júnior e João Salinas)
11. Mais de Um (Eduardo Gudin e Cacaso)

Músicas extras para o show:
12. Berimbau (Vinícius de Moares/Baden Powel)
13. Estrela Guia (Ivan Lins/Vitor Martins)
14. O medo de Amara é o Medo de Ser Feliz (Beto Guedes/Fernando Brant)

SERVIÇO
Lançamento CD Lysia Condé
Sábado, 15 de fevereiro às 20h, Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho, 52 - Ribeira - Natal/RN
Distribuição gratuita de ingressos a partir das 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário