quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Prefeitura de São Gonçalo inicia obras de novas Academias da Terceira Idade
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante iniciou as obras de construção de novas Academias da Terceira Idade (ATI) que serão instaladas no município. O projeto conta com a parceria das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Juventude, Esporte e Lazer.

Palestra sobre dengue mostrará mudanças na classificação da doença
“Dengue – Um Mal que Pode Estar ao Seu Lado”. Este é o tema da palestra que será proferida nesta quarta-feira (19), às 10h, no auditório do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), pela infectologista Rosângela Morais. Na oportunidade, será abordada a nova classificação dos casos de dengue divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a qual o Brasil adota a partir deste ano. Os critérios de avaliação agora serão classificados como: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. Até 2013, a classificação contemplava os critérios: dengue clássico, dengue com complicações, febre hemorrágico, síndrome do choque da dengue.

"Senhoras e senhores: corte final"
Em 14/02 o Cineclube Mossoró exibiu o musical "Jesus Cristo Superstar". Para a sua segunda sessão após a retomada das atividades, em 28 de fevereiro, às 19 horas, o Cineclube Mossoró exibirá o filme "Senhoras e senhores: corte final", de György Pálfi, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte. A entrada é franca e o costumeiro debate será realizado ao fim da exibição.

Fábio Faria comemora reeleição de Emanoel Campelo para o CNJ
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), a recondução do advogado Emmanoel Campelo de Souza como membro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O deputado Fábio Faria (RN), 2º vice-presidente da Casa, defendeu o indicado. “Emmanoel Campello é um orgulho potiguar. Terá mais dois anos de atuação no Conselho Nacional de Justiça, uma atuação impecável. O nosso partido não teve dúvidas em votar sim”, declarou Faria.

Profissionais de Saúde de Pau dos Ferros discutem implantação da Vacina contra o HPV
Teve início na manhã desta terça-feira (18) e será concluída nesta quarta-feira (19), no auditório da VI Unidade Regional de Saúde, sediado em Pau dos Ferros, uma reunião que versa sobre a implantação da vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde, a partir deste ano. O encontro de hoje reuniu gestores, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e vacinadores. Já nesta quarta-feira, será a vez dos representantes das Direds de Pau dos Ferros, Apodi e Umarizal, Secretários Municipais de Educação, diretores e professores de escolas públicas e privadas.

Corpo de Bombeiros abre inscrições para a 20ª Corrida Soldados do Fogo
Os organizadores da Corrida Soldados do Fogo 2014, realizada em comemoração ao aniversário nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, saíram na frente mais uma vez e abriram, nesta terça feira (18), as inscrições para a prova. O anúncio foi feito pelo Comandante Geral da Corporação, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Biscoito Treloso lança a campanha Rede Social de Verdade
Com tanta oferta de conteúdo e entretenimento nos meios digitais, está cada vez mais difícil curtir o ambiente em família e com os amigos. Diante desse cenário, a Vitarella e o Biscoito Treloso estão lançando a campanha Rede Social de Verdade. A ideia é mostrar para as crianças as vantagens do universo offline, e como é divertido compartilhar, convidar amigos para jogar, curtir fotos, entre outras atividades que estamos acostumados a fazer online, na vida real.

Capuche anuncia a entrega de 564 unidades até julho
A credibilidade da construtora genuinamente potiguar, Capuche, aliada a solidez do mercado de construção civil em Natal assegura a entrega de 564 unidades neste primeiro semestre. As entregas serão celebradas em quatro empreendimentos. Dentre eles, serão concluídos o Corais de Lagoa Nova e o Viver Bem, duas grandes obras da empresa.

Prefeito anuncia Centro Cultural na Zona Norte e cumprimento de metas administrativas em mensagem à CMN
A construção de um Centro Cultural na Zona Norte, a exposição de metas administrativas para 2014, a retomada de obras que estavam paralisadas e a apresentação dos resultados na busca pelo reequilíbrio financeiro da Prefeitura de Natal em pouco mais de um ano de gestão. Estes foram os principais pontos da mensagem que o prefeito Carlos Eduardo dirigiu à Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (18), durante a sessão solene que marcou o reinício dos trabalhos legislativos.

Ministro da Juventude e do Esporte de Gana é recebido no Palácio Felipe Camarão
O confronto futebolístico entre Gana e Estados Unidos pela Copa do Mundo FIFA 2014, marcado para o dia 16 de junho, às 19 horas, na Arena das Dunas, provocou a visita de uma comissão do ministério da Juventude e do Esporte de Gana ao Palácio Felipe Camarão.  A delegação do país africano foi recebida pelo secretário chefe do Gabinete do Prefeito, jornalista Sávio Hackradt; secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, e pelo secretário adjunto de Esporte e Lazer, Carlos Eduardo Nascimento.

Lançamento do “Projeto Cidades da Copa” será nesta quarta-feira e quinta-feira
A Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Copa do Mundo (Secopa) convida toda a imprensa a participar das solenidades de lançamento do Projeto Cidades da Copa, a realizar-se nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2014 no Auditório da Universidade Potiguar – Unidade Salgado Filho. O evento contará com a participação de gestores públicos como o secretário municipal de esporte e lazer, Eduardo Machado; dirigentes esportivos; professores de educação física e atletas como Ana Moser, ex-jogadora brasileira de vôlei.

Com jogadores de ABC e América, Mascote do Campeonato Potiguar é lançado no Salesiano
A mascote do Campeonato Potiguar Chevrolet 2014, Cajulino, terá seu lançamento para temporada deste ano no Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim-RN, nesta quinta-feira (20), às 10h30. A personagem infantil – que participa dos jogos desde o ano passado, antes ou no intervalo das partidas – será apresentada à imprensa e aos alunos da escola.

EAJ divulga edital para seleção de bolsistas do PRONATEC em Serra de São Bento
A Coordenação do PRONATEC/EAJ/UFRN abre inscrições gratuitas para a seleção de bolsistas na ação bolsa-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São oferecidas duas vagas para professor no município de Serra de São Bento. Os interessados em participar da seleção devem entregar o requerimento de inscrição em um envelope lacrado na Secretaria da Coordenação do PRONATEC, localizada na Direção da Escola Agrícola de Jundiaí, Campus Macaíba, RN-160, Km 03, Distrito de Jundiaí, Macaíba-RN. As inscrições começam no dia 17/02 e seguem até o dia 21/02, das 08:00 as 16:00h.

Dilma vai anunciar liberação dos recursos para o VLT de Natal e Região Metropolitana
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) aguarda o anúncio da Presidenta Dilma, nesta quarta-feira (19), da liberação dos recursos na ordem de R$ 316 milhões para a Modernização dos Trens Urbanos de Natal e Região Metropolitana. Essa conquista se deu graças ao empenho da deputada que ao longo desse processo participou de reuniões com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, com o secretário do PAC, Mauricio Muniz, com o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, com o Diretor-Presidente da CBTU, Francisco Colombo, para que o projeto fosse incluído no PAC Mobilidade Grandes Cidades. Esses investimentos se somam aos R$ 154 milhões que já foram liberados para aquisição dos 12 veículos (VLT) para a CBTU de Natal. A luta pela concretização do VLT por Fátima Bezerra é de longa data, tendo início no Governo Lula.

Grupo Vila contrata vendedores em Natal, Mossoró e Caicó
O Grupo Vila está contratando vendedores externos em Natal, Mossoró e Caicó, sendo oito vagas para a capital, cinco para Região Oeste e mais cinco para o Seridó, totalizando dezoito vagas. Os currículos devem ser entregues nas unidades do Sempre em Natal, Mossoró e Caicó, cadastrados no site (www.grupovila.com.br/trabalhe-conosco) ou enviados para o e-mail rh@grupovila.com.br

Zezé Di Camargo confirma presença na entrega do Jardins Amsterdã
A FGR Urbanismo entrega, oficialmente, no próximo sábado (22), a partir do meio dia, o primeiro condomínio horizontal da família Jardins no Rio Grande do Norte – o Jardins Amsterdã. O empreendimento reflete o firme propósito da FGR Urbanismo, em parceria com a família Fonseca e Filhos e a Penta Incorporadora - que tem entre seus sócios a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, em levar o seu conceito de excelência em qualidade de vida para o Rio Grande do Norte.

Colasterol
Antigamente o nível máximo de colesterol total era 240. Depois passou para 220, 200 e hoje anda nos 180. Todas estas guidelines são oriundas dos laboratórios. Quanto mais baixo o nível de colesterol, mais eles vendem.

L O T O F Á C I L
Concurso : 1020
Data : 17/02/2014
Resultado das dezenas sorteadas (ordem crescente)
02 - 03 - 05 - 07 - 09
11 - 12 - 13 - 15 - 16
18 - 19 - 20 - 21 - 24

Wilma celebra com amigos, correligionários e simpatizantes
A presidente do PSB, Wilma de Faria, recebeu duas festas de aniversário dos amigos nesta segunda-feira (17). Em um café-da-manhã na zona Norte e depois um almoço na zona Sul, a ex-governadora encontrou amigos, correligionários, simpatizantes, alem de lideranças de outras legendas.

Prefeitura questiona decisão do TRT que colocou o município no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas
O Procurador Geral do Município, Carlos Castim, rebateu em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (17), a informação que a Prefeitura do Natal está em situação irregular junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21) em relação ao repasse de valores para o pagamento de precatórios. O TRT-21  alegando que a administração natalense tem um débito de R$ 46.000 de precatórios vencidos e não pagos em 2013, inscreveu o município no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), o que impede a Prefeitura de receber repasses do Governo Federal.

Brasil tem a 11ª tarifa de energia mais cara
Mesmo com o pacote de 2012 para reduzir o custo da eletricidade, o Brasil ainda tem a 11ª tarifa mais elevada do mundo.

Papa Fracisco pede fim da violência na Ucrânia
O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira que está "preocupado" com os distúrbios na Ucrânia.

Marinha testa avião para patrulhar a Amazônia Azul
A Marinha do Brasil testou nesta terça-feira, 18, um veículo aéreo não tripulado (vant) da empresa americana Boeing.

Empresas com eólicas no RN anunciam associação
Em mais uma prova do clima de efervescência dos negócios no segmento de energia renovável no Brasil, a CPFL Renováveis, veículo da CPFL Energia em fontes alternativas, e a Dobrevê Energia (Desa) anunciaram acordo ontem, para fundir as suas operações.

MPjTCE recomenda aos municípios em emergência corte de gastos
Além de secar as fontes e mananciais de água do Rio Grande do Norte, a  longa estiagem pela qual o estado passa deve enxugar os investimentos dos municípios do interior nos festejos carnavalescos de 2014.

Guararapes expande terceirização
A Guararapes, gigante do setor de confecções com fábrica no Rio Grande do Norte, anunciou ontem a intenção de dobrar a produção via facções - pequenas indústrias contratadas para costurar peças de roupa da companhia no estado. Desde o ano passado, a Guararapes terceiriza a costura das roupas, por meio do Programa Pró-Sertão, lançado em 2013 pelo Governo do Estado.

Rosalba participará das eleições
A governadora Rosalba Ciarlini confirmou ontem, na Assembleia Legislativa, que vai participar das eleições deste ano, mas ainda não confirmou se entrará na disputa como candidata. “Que eu vou estar presente em eleição, vocês não tenham dúvida. Nunca fugi de eleições.

Leitura da mensagem é marcada por protestos
A governadora Rosalba Ciarlini apresentou, dia 17Wilma recebe sinalizações para possíveis alianças
A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), comemorou o aniversário, ontem, acompanhada de políticos dos diversos grupos que se articulam para disputar a eleição estadual neste ano. A ex-governadora participou de um café da manhã na Zona Norte de Natal, em companhia dos líderes do PMDB, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e o presidente da Câmara Federal, Henrique...

Professora é afastada da PUC-Rio
A Reitoria da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio afastou “temporariamente” ontem, da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) da instituição, a professora Rosa Marina de Brito Meyer, do Departamento de Letras. O motivo do afastamento foi um comentário feito pela professora em seu perfil no Facebook sobre a aparência de um passageiro no Aeroporto Santos Dumont.

Fiscalização por radares só será retomada no segundo semestre
A instalação de radares e equipamentos de monitoramento e redução de velocidade na Via Costeira deverá ser reposta somente no segundo semestre desse ano. A previsão é do Departamento Nacional de Trânsito do Estado (Detran/RN) que abriu processo de licitação para que empresas adquiram novos equipamentos que deverão ser instalados em 40 pontos de rodovias estaduais, inclusive na Via Costeira.

Lei não autoriza vagas oficiais
Estacionamento livre de oficialidades. Placas com aviso para reserva de vaga de estacionamento em exclusivo à carros oficiais estão sendo retirados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) desde o ano passado. A secretaria não precisou a data do início da ação. Como justificativa para retirada, alega que não há no Código Nacional de Trânsito (Contran) determinação para isso.

Comissão vai investigar assassinato
O delegado geral de Polícia Civil, Ricardo Sérgio, publicou na edição desta terça-feira (18) portaria nomeando os delegados Sheila Almeida, Matheus Trindade (titular da Defur) e Emerson Valente (Deprov) para auxiliar o delegado de Macaíba, Normando Feitosa, nas investigações do assassinato da estudante de direito Izânia Maria Bezerra Alves, 31 anos, morta a tiros na tarde desse domingo.

São Bento do Trairí recebe coordenador da categoria de base do América para captação de atletas da região
No próximo domingo, dia 23, São Bento do Trairí recebe o coordenador da Categoria de Base do América Futebol Clube, Andrey Valério para realizar uma captação de atletas com jovens da Região. A seleção dos jogadores será feita por meio de um torneio, que terá início às 7h30, no estádio Pepetão.

Críticas
Os deputados repercutiram na sessão plenária desta terça-feira (18), a mensagem anual do Executivo. “A governadora mostrou em vídeo um Estado que não existe. Muitas pessoas disseram após a apresentação que gostariam de morar nesse local que foi apresentado na peça publicitária, que aliás, nem sabemos o quanto custou aos cofres públicos”, criticou a deputada Márcia Maia (PSB). O pronunciamento de Márcia Maia foi endossado por vários colegas parlamentares na sessão plenária esta manhã (18) e nenhum deputado governista fez a defesa da atual gestão.

Nélter contesta colocações da Governadora sobre Oiticica
 O deputado Nelter Queiroz (PMDB) contestou esta tarde (18) as colocações da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em sua mensagem anual lida  no plenário da Assembleia Legislativa, no tocante a construção da barragem de Oiticica, no município de Jucurutu. Segundo o deputado, “ela foi infeliz ao afirmar que três ex-governadores anteriores ao seu mandato tinha feito a promessa de construir a barragem de Oiticica e não cumpriram com a promessa. Os ex-governadores José Agripino, Garibaldi Filho e Wilma de Faria não prometeram".

Ezequiel Ferreira sugere instalação de adutora em Currais Novos
Em seu primeiro pronunciamento de 2014, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) trouxe ao Plenário da Assembleia Legislativa o problema no abastecimento de água da cidade de Currais Novos, no Seridó. O parlamentar lembrou que o município é abastecido por dois açudes, o Dourado, que está seco e o Gargalheiras – localizado em Acari -, que está com apenas 12,42% de sua capacidade. A alternativa mais viável, segundo estudos realizados, seria construção de uma adutora conectada ao sistema adutor da microrregião da Serra de Santana.

Deputado José Adécio reapresenta projeto que autoriza bebidas alcoólicas em estádios
O deputado José Adécio vai reapresentar o projeto de lei que autoriza e regulamenta a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas do Rio Grande do Norte. Diante do veto do governo do estado ao projeto anterior, o deputado retirou o artigo instituidor da multa e destinação dos recursos para a secretaria de esportes. Esses artigos, segundo o deputado, foram considerados inconstitucionais pelos auxiliares do executivo.

UFRN e Ufersa
Em assembleias realizadas na última sexta-feira (14), os técnico-administrativos da UFRN e também da Ufersa aprovaram a deflagração da greve a partir do dia 17 de março. Até lá, várias atividades de mobilização serão realizadas nas duas universidades, sendo que a primeira já está marcada para esta quinta-feira (20/02).

Tomba faz apelo para que governo conclua obras de abastecimento
O deputado Tomba Farias (PSB) fez um apelo para que os governos do Estado e federal concluam as obras de abastecimento de água no RN. No caso da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, o deputado cobrou a instalação dos mais de 100 poços tubulares que foram instalados nas proximidades de Currais Novos e Santa Cruz. O deputado fez comparação entre os custos dos carros-pipa e da instalação de poços e mostrou cálculos que apontam para valores semelhantes, cerca de R$ 8 a R$ 12 mil: “Um poço tubular hoje para ser instalado é praticamente o mesmo custo de um carro-pipa. É preciso instalar esses poços para que se possa resolver o problema da água na zona rural. Não podemos aceitar o discurso de contenção de despesa, pois nesse país se tem dinheiro para tudo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário