sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Jeferson Witame é único absolvido em processo da Operação “Pecado Capital”
O empresário Jeferson Witame Gomes, proprietário dos restaurantes Piazzale, foi absolvido pelo juiz Walter Nunes da Silva Júnior, da 2ª Vara Federal, da acusação de lavagem de dinheiro, proferida pelo Ministério Público Estadual, dentro das investigações da Operação Pecado Capital. Dentre todos os indiciados no processo, Witame foi o único sobre quem não recaiu nenhuma condenação. O magistrado classificou de “ilações” os elementos apontados pelo MP contra o empresário, destacando que não foram apresentadas provas da suposta participação de Witame nas irregularidades investigadas. Prevaleceu, assim, a tese da defesa de Jeferson Witame Gomes, representada pelos advogados Rossana Fonseca e Mateus Pereira, do escritório Neves, De Rosso e Fonseca em Natal.

Curso de Gestão de Emergências alcança resultados positivos no Walfredo Gurgel
Desde que foi iniciado em junho do ano passado, o Curso de Gestão de Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS), vem trazendo benefícios práticos para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). As duas turmas (cada uma com 10 integrantes) são compostas por gestores da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) diretores do hospital e pelos integrantes do Núcleo de Assistência à Qualidade Hospitalar (NAQH). Realizado em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o curso é ministrado uma vez por semana, sempre as quintas-feiras, das 8h às 12 e das 14h às 18h, através de vídeo conferência e tem carga horária total de 360h.

Prefeito Jaime Calado realiza visita técnica de obras em São Gonçalo
A agenda administrativa do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, na manhã desta quinta-feira (13), foi de vistoria técnica em algumas obras em andamento, tocadas pelo município. Jaime estava acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura Alessandro Gaspar.

PSB volta a se reunir com PC do B
O PSB voltou a se reunir com o PC do B na tarde desta quinta-feira (13). Analisando os quadros político-eleitorais nacional e estadual, os dirigentes das legendas avançaram na discussão com relação a um projeto de reconstrução do Rio Grande do Norte.

Felipe Maia destaca geração de energia renovável no RN
O Rio Grande do Norte supera média brasileira e bate recorde de geração de energia eólica. O fato foi comemorado pelo deputado Felipe Maia (DEM), em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (13). De acordo com o parlamentar, a estatal Chesf atrasou a entrega das linhas de transmissão, impedindo a energia gerada de chegar à casa dos consumidores. Entretanto, há a expectativa de que a Linha Extremoz- João Câmara seja estabelecida no final deste mês. Com isso, o RN atingirá a liderança em energia eólica gerada no Brasil, com mais de 1.100 MW de potência instalada.

Passarelas da cidade começam a ser recuperadas 
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou o trabalho de recuperação da passarela localizada na Av. Salgado Filho. A ação deverá contemplar também a passarela da Av. Bernardo Vieira. O trabalho compreende toda limpeza da estrutura metálica, reparo das fissuras, tratamento em concreto com estuque, lixamento e pintura.

Procon Natal e OAB/RN firmam convênio para garantir e ampliar a proteção e defesa do consumidor
Com o objetivo de atuarem em conjunto na proteção e defesa dos consumidores, o Procon Natal e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) firmaram um convênio que tem como finalidades  principais a educação e orientação para o consumo consciente e sustentável, a formação de uma comissão de estudos legislativos para propor a criação, alteração e regulamentação de leis de proteção e defesa dos consumidores e encaminhamento de consumidores que não tenham suas demandas atendidas na esfera administrativa à OAB para que sejam ajuizadas ações em favor dos consumidores.

Titular da Semtas assina Termo de Compromisso pelo Trabalho Decente 
A secretária do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), Ilzamar Pereira, assinou na manhã desta quinta-feira (13), na sede do Ministério Público do Trabalho, o Termo de Compromisso pelo Trabalho Decente. O termo prevê a garantia dos direitos fundamentais dos trabalhadores nos eventos da Copa do Mundo com base nos preceitos de Trabalho Decente mundialmente aceitos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

SAMU RN 192 realiza capacitação em Incidentes com Múltiplas Vítimas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192/RN), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza nesta sexta-feira (14), às 9h, um treinamento em Incidentes com Múltiplas Vítimas, no auditório do NEP, localizado na BR 304, nº 298, Ferreiro Torto, em Macaiba. O curso será teórico e prático, destinando-se a todos os profissionais do Samu RN, com o objetivo de capacitá-los para atuar com excelência em caso de incidentes que podem ocorrer em eventos de massa, como a Copa do Mundo. O treinamento será ministrado também nos dias 27 e 28 de fevereiro.

Iniciada venda de estandes da Expofruit 2014
A edição 2014 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit será realizada de 24 a 26 de setembro, no Expocenter/UFERSA, em Mossoró, e volta com novidades nessa 17ª edição. A organização do evento já começou a comercializar os estandes e está com 60% dos espaços vendidos. São 300 estandes com o tamanho de  12 m2  e valor de R$ 2500 cada, distribuídos numa área total de 15 mil m2. Os interessados devem entrar em contato com João Manoel pelos telefones (84) 3312.6939/9963-0555 e 8812-6445.

Secretário da Sesap destaca os avanços na Saúde para o embaixador de Israel
O embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, que está em visita oficial ao Estado do Rio Grande do Norte, foi recebido na manhã desta quinta-feira (13) por representantes de cinco Secretarias de Estado. O encontro aconteceu, logo após audiência realizada com a Chefe do Executivo Potiguar, Rosalba Ciarlini, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo. A reunião do embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, com os secretários da administração direta do Estado, teve por objetivo compartilhar experiências exitosas nas áreas da Segurança Pública, Saúde, Educação, Agricultura e Desenvolvimento Social.

Vicentinho
O líder do PT na Câmara, o potiguar  Vicentinho(PT/SP), visita o Rio Grande do Norte de amanhã (14) até segunda-feira (17), cumprindo uma agenda de cunho partidário e pessoal. Eleito recentemente líder do PT na Câmara, o parlamentar vai participar de eventos em comemoração aos 34 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.  Ele estará acompanhado do deputado federal Francisco das Chagas (PT/SP), também potiguar,  natural de Riachuelo.

FNF confirma 2ª edição da Musa do Futebol Potiguar; inscrições vão até dia 28
Após o sucesso da primeira edição, o concurso da Musa do Futebol Potiguar – ação promocional da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) – está de volta ao Campeonato Potiguar Chevrolet 2014. A proposta incentiva os torcedores a escolherem a representante do clube do coração e, assim, colocar a equipe em lugar de destaque na competição.

Crianças aprendem sobre alimentação saudável descobrindo verduras e legumes em aula interativa
Aprender desde cedo sobre a importância da alimentação saudável garante um crescimento pleno às crianças. Pensando nisso, a Escola Lápis de Cor está desenvolvendo o trabalho “Conhecendo o Mundo Vegetal: verduras e legumes”, que desperta o interesse das crianças por alimentos saudáveis e cria bons hábitos alimentares no ambiente escolar e familiar. Durante as aulas no Espaço Ciências, os alunos trabalham conceitos, procedimentos e atitudes através de diálogos sobre o tema, estimulando perguntas e respostas.

Sesap promove palestra de prevenção ao tabagismo
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, da promove nesta sexta-feira (14), uma palestra educativa para incentivar a de prevenção contra os males provocados pelo tabagismo. O evento será realizado das 8h às 12h, na sede do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), em Lagoa Nova, Natal, sendo destinado a policiais militares que atuam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Estado.

Agripino apoia causa de portadores de doenças raras
O senador José Agripino garantiu apoio integral aos pleitos dos mais de dez milhões de portadores de doenças raras no Brasil. Em reunião, nesta quinta-feira (13), com a diretora de relações governamentais de uma empresa farmacêutica com foco em doenças graves, Simone Tcherniakovsky, Agripino destacou a importância de o Legislativo participar ativamente das discussões sobre o tema. “Tudo que for feito para facilitar a vida do portador dessas doenças graves terá o apoio do meu mandato. O Congresso Nacional tem papel fundamental nesta luta. Deve agir para facilitar o acesso ao medicamento e criar meios para a geração de políticas públicas. Esses brasileiros merecem ter seus direitos constituídos”, disse o parlamentar.

Técnicos do Ministério da Saúde avaliam Centrais de Regulação
A Central Metropolitana de Regulação, que funciona no prédio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu na manhã desta quinta-feira (13) a visita de técnicos da Coordenação Geral de Regulação e Avaliação (CGRA), vinculada ao Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC), do Ministério da Saúde. Segundo Walmira Guedes, subcoordenadora do Complexo Estadual de Regulação, a equipe está no Rio Grande do Norte com a missão de avaliar a Regulação de Acesso da Região Metropolitana de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Plano de Contingência de Defesa Civil começa a ser elaborado
Visando à elaboração do Plano de Contingência de Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes) começou nesta quinta-feira (13), às 9h30, no auditório do Museu de Cultura Popular, a discutir o Plano com os parceiros mirando o período chuvoso que se aproxima. A reunião contou com a presença do secretário de Segurança e Defesa Social, Osair Vasconcelos; secretário adjunto de Defesa Civil e Direitos Humanos, Urbano Medeiros; e do representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, Major Ferreira, além de representantes de órgãos municipais e estaduais. O Major Ferreira atuou no trabalho de resgate às vítimas da tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Ipem-RN encontra 323 itens têxteis irregulares no comércio potiguar
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou na última semana a Operação Especial Verão, que teve como objetivo a fiscalização de produtos têxteis da moda praia e banho no Estado. Durante a ação, que aconteceu de 3 a 7 de fevereiro, foram visitados 35 estabelecimentos em Natal e Mossoró. Dos 5.617 itens verificados, 323 foram considerados irregulares pelos fiscais do Ipem.

Pizzolato é indiciado pela polícia italiana por três crimes
Responderá por substituição de pessoa, falso testemunho a um oficial público e falsidade ideológica.

Inscrições para cursos gratuitos do Sesc terminam nesta sexta-feira
Cursos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) serão oferecidos em cinco cidades
Segue até hoje (14/02), com as inscrições para os cursos gratuitos de março oferecidos pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A iniciativa, uma realização do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, disponibilizará 231 vagas para as cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, 14/02, no local onde acontecerão as aulas. O edital com informações detalhadas está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário