sábado, 15 de fevereiro de 2014

Natal está preparada para a Copa do Mundo?


Por Rodrigo Cruz
Yahoo Contributor Network

O dia 26 de janeiro foi marcado pela realização dos primeiros jogos recebidos no novo Arena das Dunas, em Natal. O América venceu o Confiança pela Copa do Nordeste e o ABC bateu o Alecrim pelo Campeonato Potiguar, ambos pelo placar de 2 a 0. O estádio está lindo, com as suas funcionalidades a todo vapor. Mas e Natal, que vai receber quatro jogos da Copa do Mundo, como anda sua estrutura? Abaixo, listamos alguns pontos importantes que transcendem as fronteiras do estádio, mas que são importantíssimos para a realização do evento: segurança, saúde, aeroportos, transportes, vias públicas e hotelaria. Será que a cidade está realmente preparada para receber a Copa?
Segurança: A cada dia que passa a insegurança na cidade aumenta. Assaltos a ônibus, táxis, empresas privadas e bancos já não chamam a atenção da mídia por serem eventos corriqueiros. Turistas assaltados na praia de Ponta Negra também não vendem mais jornais. Além disso, o RN convive com greves constantes da Polícia Militar e Civil em busca de melhores condições de trabalho.
Saúde: A cidade também não é referência no que diz respeito à saúde. No maior hospital público do Rio Grande do Norte, o Monsenhor Walfredo Gurgel, se tiverem sorte, os pacientes conseguem uma maca para se "instalarem" nos seus corredores lotados. Nos postos de saúde da capital, em muitas oportunidades o atendimento é parado por falta de equipamentos. Se você quiser ser atendido com um certo respeito, tem que ter condições de pagar um hospital ou clínica privados.
Aeroportos: Natal não tem aeroporto. Isso mesmo. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Parnamirim e dista 18 km da capital. O novo aeroporto que vai atender a demanda da cidade - Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves - fica situado na cidade de São Gonçalo do Amarante, a 40 km do Centro de Natal, e deve ficar pronto para a Copa. Por enquanto, apenas 30% das obras estão concluídas.
Transportes: As únicas opções de transportes públicos para o Arena das Dunas são ônibus e táxis. A cidade não conta com metrô - apesar de no projeto inicial apresentado à FIFA esse projeto existia - e as linhas de trem estão defasadas há anos e só atendem à periferia da cidade.
Vias públicas: Pode ter certeza de uma coisa: você não vai escapar do trânsito nos jogos da Copa do Mundo em Natal. As obras de mobilidade urbana para a cidade praticamente não saíram do papel. Apenas algumas poucas avenidas mudaram de sentido para procurar melhorar o escoamento de trânsito, e começaram essa semana a construir um túnel na av. Romualdo Galvão, próximo ao Arena das Dunas. Hoje, em horário de pico, para um trajeto de cerca de 10 km entre o Centro e os primeiros bairros da Zona Sul, você precisa de aproximadamente uma hora e meia para completá-lo. É apenas um ensaio para a Copa...
Hotelaria: Até que enfim uma boa notícia. A hotelaria natalense é uma das mais preparadas do Brasil para receber turistas de qualquer parte. O número de leitos - de econômicos a luxo - é um dos maiores do país e geralmente o turista é recebido por funcionários bilíngues. Grandes redes hoteleiras internacionais também estão presentes na capital potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário