quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

"Greve e conflito se resolvem através do diálogo e não com ameaças e omissões"
A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) fez, nesta terça-feira (04), na tribuna da Câmara, um apelo ao Governo do Rio Grande do Norte para que abra o diálogo com os professores da rede estadual que, mais uma vez, de forma legitima, suspenderam suas atividades, diante do descumprimento do acordo celebrado entre o SINTE/RN e a Secretaria de Educação do Estado, no ano passado.

Educação de São Gonçalo inicia ano letivo das escolas municipais
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem trazendo novas propostas de ensino e qualidade para a população sãogonçalense que já passam a ser sentidas a partir do ano letivo 2014, iniciado nas escolas municipais nesta terça-feira (4) e teve o a calendário antecipado em adequação ao calendário anual que em 2014 será alterado por causa da realização da Copa do Mundo.

Prefeito de Mossoró se reúne com deputados Fábio Faria e Henrique Alves para tratar do novo aeroporto
O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) esteve com o prefeito interino de Mossoró, Francisco José Júnior, na sala do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, nesta terça-feira (4), para tentar acelerar o processo de construção do novo aeroporto de Mossoró. Os parlamentares intermediaram a conversa do prefeito com o Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que precisa vistoriar e aprovar a escolha do terreno selecionado pela prefeitura para sediar o novo aeroporto.

UFC® chega a Natal com aguardada revanche entre Maurício Shogun e Dan Henderson
O Rio Grande do Norte se tornará o sétimo estado brasileiro a receber um evento do Ultimate Fighting Championship® no domingo, dia 23 de março, no Ginásio Nélio Dias, com o UFC® FIGHT NIGHT NO COMBATE: SHOGUN vs. HENDERSON 2. Ingressos para o segundo evento da organização no Brasil este ano estarão à venda a partir desta quarta-feira, dia 5, às 10h, em www.ticketsforfun.com.br. O início do card principal está previsto para as 20h, com as lutas preliminares começando às 16h30. Os portões estarão abertos para os fãs às 14h30.

PSB/RN dialoga com PEN 51/RN
A presidente do PSB/RN, Wilma de Faria, recebeu nesta terça-feira (04) os dirigentes do Partido Ecológico Nacional 51 (PEN 51/RN). O presidente do diretório estadual do partido recém-criado, Luiz Gomes, falou sobre projetos e possíveis alianças nas primeiras eleições que participarão e identificação com os peessebistas.

Central de Regulação realiza treinamento no SISREG
A Coordenação do Complexo Estadual de Regulação (CER) iniciou, na manhã desta terça-feira (04), mais uma etapa de treinamentos no Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (SISREG III), uma ferramenta de gerenciamento dos leitos habilitados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que irá otimizar a gestão das vagas e permitir uma visão macro dos leitos disponíveis no Estado, melhorando o acesso dos usuários aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Copa do Mundo: SAMU 192/RN capacita profissionais
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN) divulgou a agenda de cursos e capacitações previstos para o mês de fevereiro. Na programação está incluído um treinamento em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), nos dias 14, 27 e 28 de fevereiro. Serão aulas teóricas e práticas para todos os profissionais do SAMU 192/RN, incluindo Central de Regulação.

Carlos Eduardo explica a vereadores projetos da convocação extraordinária da CMN
O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, recebeu um grupo de vereadores na manhã desta terça-feira (4), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, para tratar dos projetos de lei que serão votados durante a convocação extraordinária da Câmara Municipal. O período de convocação começa exatamente nesta terça e vai se estender até o próximo dia 13. Dezesseis vereadores participaram da reunião no Palácio Felipe Camarão, incluindo o presidente do Legislativo municipal, Albert Dickson, e o líder da bancada do governo, Júlio Protásio, além de membros do Executivo, como o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt, e da secretária-adjunta do Trabalho e da Assistência Social, Maria José de Medeiros.

Sesap incentiva doação de leite humano
Apesar de uma pequena melhora na coleta de leite humano, decorrente de uma campanha realizada pela Coordenação do Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), os estoques do leite continuam baixos. Assim, ainda não é possível atender às demandas externas de outras maternidades e de mães com bebês prematuros. Além da campanha de divulgação na mídia, rádios, blogs e meios sociais, os Bancos de Leite Humanos (BLH´s) vêm intensificando a captação de doadoras por meio de trabalhos educativos nos alojamentos dos hospitais e maternidades vinculados aos BLH´s.

Alerta para risco da transmissão da raiva por primatas
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está intensificando as ações de conscientização da população acerca dos riscos de se contrair a raiva através do contato com animais silvestres como saguis e macacos-prego. O alerta veio após a morte de uma pessoa com sintomas da doença na região da IV Unidade Regional de Saúde (Ursap), com sede em Caicó. Testes de laboratório estão sendo realizados pelo Laboratório Central (Lacen) para detectar se o animal estava ou não contaminado. De acordo com o Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap, o resultado dos testes sai até o final deste mês.

UFC Natal é apresentado oficialmente
“A cidade do Natal entrou de vez na rota dos grandes eventos esportivos internacionais”. Foi assim que o secretário municipal de da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA, Luiz Eduardo Machado, saudou a chegada do UFC Fight Night Combate: Shogun x Henderson 2, que vai acontecer na capital potiguar no próximo dia 23 de março no Ginásio Nélio Dias. A apresentação oficial do evento aconteceu no inicio da tarde desta terça-feira (04), em coletiva de imprensa realizada no Hotel Serhs Natal. Os lutadores Mauricio Shogun (Brasil), Dan Henderson (EUA), Ronny Markes e Jussier Formiga estiveram presentes na solenidade.

Atraso em reforma de CMEIs de Mãe Luiza adiam ano letivo
A vereadora professora Eleika Bezerra (PSDC) visitou três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no bairro de Mãe Luiza, que foram beneficiados no ano passado, através de emenda da parlamentar, com recursos para reformas. Segundo o que apurou in loco, o ano letivo será adiado por causa do atraso das obras. “A Prefeitura Municipal do Natal nos garantiu que essas obras ficariam prontas até o início do ano letivo e não foi o que verificamos”, disse a vereadora, que assegurou no ano passado recursos da ordem de R$ 274 mil para reformas nos CMEIs Padre João Perestrello, Galdina Barbosa Silveira Guimarães e Nossa Senhora de Lourdes, todos localizado no bairro de Mãe Luíza.

Mais um paciente sem identificação internado no Walfredo Gurgel
Mais um paciente sem identificação deu entrada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). O paciente, um jovem de pele morena, aparentando 25 anos, cerca de 70 kg, cabelo crespo curto, olhos castanhos, com aproximadamente 1,70m de altura, possui uma cicatriz no lado direito da região do abdômen e uma tatuagem com a palavra “IZA” na altura do peito esquerdo. Trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o paciente se encontra internado em estado grave na Observação III do Pronto Socorro. Qualquer informação que possa levar à identificação de amigos ou parentes deve ser repassada ao setor de Serviço Social do Hospital Walfredo Gurgel, através do número 3232-7533. O Serviço Social funciona de domingo a domingo, em plantões de 24h.

Concessionária de Natal inicia operação em março com mais de 50 carros vendidos
Noite Top! No dia 28 de janeiro, a Mercedes-Benz realizou, na Casa Fasano em São Paulo, mais uma edição da Mercedes-Benz TOP NIGHT. No evento, organizado anualmente pela montadora, foi realizada a avant-première do GLA, quarto integrante da nova geração de compactos da marca. Outra grande novidade da Mercedes-Benz também exibida em primeira mão no evento foi o CLA 45 AMG.  O modelo, que será lançado no Brasil ainda este ano, traz o típico DNA da marca e possui um pacote de alta tecnologia que inclui o motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo, assim como a transmissão integral AMG 4MATIC voltada à performance, personificando o conceito de Driving Performance no que tem de melhor.

Gol começa 2014 na frente
Pelo 28º ano consecutivo, o Volkswagen Gol termina o primeiro mês no topo das vendas no RN. Com 175 unidades comercializadas em janeiro, ele foi o líder de vendas seguido por Palio (124) e Siena (117). A Volkswagen finalizou janeiro com a vice liderança, total de 412 carros emplacados em 2014. Entre os top 10 destaque também para o Fox, em sétimo lugar com 83 unidades vendidas. A picape Amarok registrou excelente resultado com 24 empalhamentos no primeiro mês desse ano. Com a chegada do compacto UP! em meados de fevereiro e com toda a força da mídia e do seu lançamento, os próximos meses prometem ser ainda melhores para a VW no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil. E vem mais novidades por aí. As primeiras unidades do Up! já começam a chegar nas concessionárias Volkswagen de todo o Brasil e os clientes Nacional e Via Costeira já podem se antecipar e encomendar sua versão preferida.

Potiguar é novo líder da bancada do PT na Câmara
A Bancada do PT na Câmara formalizou ontem (03), por unanimidade, a escolha do deputado federal Vicentinho (SP) como novo líder da legenda. Ele que é nascido em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, mas viveu toda sua infância no município de Acari. Na ocasião, Vicentinho foi bastante aplaudido pelos deputados que relembraram sua trajetória de vida e lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

RN é destaque no acompanhamento do Programa Bolsa Família na Saúde
O resultado final do percentual de cobertura do Programa Bolsa Família (PBF), referente à 2ª vigência de 2013, foi divulgado na última quarta-feira (29) pelo Governo Federal e apontou que o Rio Grande do Norte finalizou o ano com uma cobertura de 79,43% dos beneficiários do PBF, o que representa um aumento de 2,69% em relação ao mesmo período no ano de 2012. Esse desempenho alcançado pelos profissionais da Atenção Básica dos municípios colocou o RN entre os seis Estados brasileiros com maior índice de cobertura e o 3º da Região Nordeste. Contando com 282.076 famílias totalmente acompanhadas com perfil saúde, o Estado ainda atingiu a meta nacional que é de 73,44%.

Fecam/RN prorroga filiação que garante benefício do Diário Oficial dos Municípios
A partir desta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, as Câmaras não filiadas a Federação das Câmaras do RN (Fecam/RN) estão com os serviços do Diário Oficial suspensos. As Contudo, o processo de filiação foi prorrogado por mais uma semana para que os municípios não percam o benefício. As Câmaras Municipais precisam filiar-se a Fecam/RN até esta sexta-feira (07), para garantir o acesso às publicações gratuitas no Diário Oficial dos Municípios. Os interessados devem procurar a sede do órgão que fica na avenida Prudente de Moraes, 949,  Tirol, em Natal/RN, das 9h às 17h.

FGR Urbanismo entrega o Jardins Amsterdã
A FGR Urbanismo entrega oficialmente no dia 22 de fevereiro (sábado), a partir do meio dia, o primeiro condomínio horizontal da família Jardins no Rio Grande do Norte – o Jardins Amsterdã. Para comemorar, a incorporadora está preparando um almoço especial para 400 convidados. O condomínio, que está localizado no bairro Cajupiranga na RN-313, possui 345 lotes, que variam de 442 m2 a 1.800 m2,  confirma que o conceito “o Jeito Jardins de viver” conquistou as famílias potiguares. O empreendimento reflete o firme propósito da FGR Urbanismo, em parceria com a família Fonseca e Filhos e a Penta Incorporadora - que tem entre seus sócios a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano - em levar o seu conceito de excelência em qualidade de vida para o Rio Grande do Norte.

Shopping investe em fachada com o tema Copa do Mundo
Em 2014, o tema Copa do Mundo será um dos mais explorados pelas empresas nacionais e internacionais. Em Natal, cidade sede, não será diferente. Antecipando-se a esta tendência, o Shopping Cidade Jardim investiu forte na criação e produção de uma nova linha de comunicação com as cores brasileiras celebrando o maior evento mundial do esporte. A começar pela fachada do empreendimento, que foi “vestida” de verde e amarelo, projetando fotografias das belezas de Natal. Baseado no tema “É paixão pelo Brasil”, as demais peças gráficas, eletrônicas e de redes sociais seguirão o padrão.

Fruticultores potiguares e cearenses participam da Fruit Logistica na Alemanha
O maior evento mundial indústria da produção de frutas frescas, a Fruit Logistica - Feira Internacional para o Marketing de Frutas e Hortaliças, acontece de 05 a 07 de fevereiro, em Berlim, na Alemanha. O Rio Grande do Norte e o Ceará, como um dos maiores produtores mundiais de frutas, estarão presentes em mais uma edição do evento como uma comitiva formada por representantes do COEX – Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, responsável pelo maior evento nacional sobre o tema a Expofruit,  e produtores locais. A comitiva é formada pelo presidente do COEX e da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos, o sócio-gerente da WG fruticultura, Wilson Galdino Júnior; o diretor da Mata Fresca,Paulo Cabral; o presidente da Brazil Melon, Francisco Vieira da Costa e vários representantes da Coopyfrutas.

Condomínio Palm Springs recebe “Habite-se” da prefeitura de Ceará-Mirim
O empreendimento residencial Palm Springs, da Ritz Property Investimentos Imobiliários, localizado na praia de Muriú, recebeu no último dia (31) pelas mãos do Prefeito de Ceará-Mirim Antônio Peixoto o “Habite-se”, documento que comprova que um empreendimento ou imóvel foi construído seguindo as exigências estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos. Com a entrega do documento as edificações de residências já podem ser iniciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário