quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pesquisadora retoma história dos pilotos franceses em Natal


A pesquisadora das relações franco-brasileiras em Santa Catarina, e consultora da história dos pilotos franceses da Aéropostale (aviação pioneira da França), Doutora Mônica Cristina Corrêa, está em Natal para pesquisar a relação da capital potiguar com a Aéropostale.  Os arquivos históricos apontam que a empresa de aviação, responsável por levar as correspondências da França, utilizava a base natalense no seu trajeto. Os vestígios do patrimônio aeronáutico encontrados na capital serão apresentados pela historiadora para tombamento como patrimônio histórico mundial pela Unesco.

Mônica Cristina fica em Natal até a sexta-feira (28). Durante esses dias, a pesquisadora pretende também buscar incentivos para fomentar a memória da aviação francesa. Bem como, trazer projetos para Natal, como o Raide Latécoère, uma expedição, que tem por lema “Leve uma escola sob sua asa” e refaz o percurso dos pioneiros franceses da aviação vinculados à Aéropostale nos anos 1920-1930, entre os quais Jean Mermoz, Henri Guillaumet, Marcel Reine, Paul Vachet e Saint-Exupéry.


O evento é organizado pelo Aeroclube Pierre-Georges LATECOERE desde 2007 e financiado pelos Fundos Latécoère para a Aeronáutica, cujo objetivo é fazer viver o patrimônio aeronáutico francês, principalmente o da Aéropostale, no contexto do século XXI, apoiando projetos humanitários centrados na Educação e ligados à Aeronáutica. A última edição foi realizada em maio do ano passado, na cidade de Florianópolis, mas diversas ações ocorrem durante o ano, como três grandes encontros na África, na América do Sul e Madagascar; encontros na França e na Europa, a fim de divulgar os Fundos Latécoère para a Aeronáutica, seu objetivo, suas ações; E o apoio a projetos de Educação, fator essencial nos países atravessados: construção ou modernização de escolas e bibliotecas, compra de móveis e materiais escolares.  Todos esses benefícios para a educação, história e cultura podem vir para a capital potiguar através deste projeto.


Mais sobre Mônica Cristina Corrêa

A pesquisadora é representante oficial da Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina e da Fondation Raid Latécoère, faz conferências e produz eventos relativos ao assunto de suas pesquisas, além de prosseguir sua carreira de tradutora. Mônica Cristina Corrêa é graduada em Letras (Francês, Português e Italiano) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Língua e Literatura Francesa (tradução literária), Doutora em Língua e Literatura Francesa (Relações franco-brasileiras), com pós-doutorado em Literatura Comparada (Brasil-França) também pela USP. Lecionou língua e Literatura Francesa na Escola Internacional Suíço-Brasileira, no Lycée Pasteur e na Saint-Paul s School, em São Paulo. Tradutora, foi aprovada no último concurso da JUCESP. Traduziu obras literárias de André Pieyre de Mandiargues (Iluminuras 2003), Michel Tounier (Bertrand Brasil, 1999), George Sand (2006), Tahar Ben Jelloun (Bertrand Brasil, 2007), Michel Serres (Bertrand Brasil, 2007) e Todorov, pelas quais recebeu bolsas de incentivo do governo francês e pesquisou na França. Articulista do Caderno de Sábado do Jornal da Tarde (de 1995 a 1999), do Caderno 2 do Estado de São Paulo (1999 a 2001) e criadora do Notre Site Français , site bilíngüe na página estadao.com.br. Colaboradora da revista CULT e da revista História Viva (Ediouro), A Língua Portuguesa e consultora internacional da revista Educação (Editora Segmento).

Participou de diversos eventos como mediadora e palestrante organizados pela Embaixada da França. Em 2004, organizou e co-editou a edição especial de História Viva sobre as relações franco-brasileiras A Herança Francesa . Foi diretora de Comunicação da Aliança Francesa de São Paulo, de 2002 a 2004. Organizou eventos e participou de bienais do livro, no Rio de Janeiro, escrevendo o livro-catálogo com biografia dos vinte escritores franceses visitantes e de São Paulo, na animação dos cafés literários do Espaço Literário VISA. Foi curadora das exposições Espaço Zeperri (2007), em Florianópolis, Saint-Exupéry, Zeperri e o Pequeno Príncipe no Floripa Shopping (2009), da exposição Ano da França no Brasil (Curitiba, 2009) e da exposição "Antoine de Saint-Exupéry" no Museu da TAM (São Carlos - SP, em 2013). Apresentou-se no Colóquio sobre Antoine de Saint-Exupéry em 2009, em Paris, a convite dos herdeiros do escritor. Realizou o documentário "De Saint-Exupéry a Zeperri" (2011).

Mais Informações:

E-mail: monicris@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário