quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Norte Shopping recebe 5º CarnaKids
Os dois últimos fins de semana de fevereiro serão de muita festa para as crianças que visitarem o Norte Shopping. O Espaço Norte Alegria, localizado na Praça de Alimentação, vai receber a 5ª edição do CarnaKids, o carnaval da garotada. Haverá bailinho, oficina de máscaras, pintura facial, escultura de balão, jogos e brincadeiras. Aos sábados, o professor Kako D'Ravena dará aulas de dança para a turminha. O Carnakids acontecerá dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro, das 13h às 18h.

Projeto de Agripino institui Dia Nacional da Construção Civil
 Profissionais da construção civil terão a partir de hoje um dia de homenagem no calendário nacional. A Comissão de Educação do Senado aprovou, em caráter terminativo, nesta terça-feira (11), projeto de lei do líder do Democratas, José Agripino, que institui 25 de outubro como o Dia Nacional da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil no Brasil. Engenheiro por formação, Agripino disse que o objetivo da proposta é lembrar, todos os anos, a importância da atuação dos mais de 25 milhões de trabalhadores do setor.

DACS promove segundo Colóquio de Empreendedorismo e Inovação
Com uma programação de abordagem plurilateral, o Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS) promove o II Colóquio de Empreendedorismo e Inovação na Universidade Federal Rural do Rio Grande do Norte (Ufersa), no próximo dia 27 de fevereiro, no Auditório do CTARN, localizado no câmpus Leste. O encontro irá fomentar a reflexão de ideias que estejam incubadas em mentes empreendedoras que carecem de iniciativa de descobertas junto às oportunidades que comumente não são enxergadas, além de concentra a reflexão sobre ciência e tecnologia com a ideia de estabelecer uma conexão com as proposições empreendedoras desta área de conhecimento na região do Alto Oeste potiguar.

Ministério da Educação divulga edital ProExt 2015
A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) lançou sexta-feira (7), o Edital ProExt 2015, que cria linha de financiamento para programas e projetos de extensão universitária com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social. O programa conta com a parceria de vários Ministérios e órgãos federais e abrangerá diversas linhas temáticas de atuação. De acordo com o edital as inscrições das propostas serão feitas nas próprias universidades, cabendo às Pró-Reitorias de Extensão, ou setores equivalentes, a seleção interna das mais relevantes.

Serviço Social lança programa de ação para a Universidade
As Assistentes Sociais da Universidade Federal Rural do Sem-Árido (Ufersa) lançaram juntas o programa de extensão “Ufersa em Ação, Serviço Social em Atuação” a fim de ampliar e legitimar ainda mais a atuação dos assistentes dentro da universidade. Na solenidade de apresentação da iniciativa, realizada na Biblioteca do Câmpus Central Orlando Teixeira, o programa apontou as linhas de atuação. O foco principal do programa é voltado para os discentes, mas também serão contemplados os servidores da casa e a comunidade em geral. A meta inicial é que neste primeiro ano de execução 40% do alunado seja contemplado pelo programa, que visa ultrapassa os 50% já em 2015.

Fátima pede agilidade na tramitação do PNE na Câmara
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e a deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) participaram na manhã desta terça, 11, da gravação do programa “Brasil em Debate”, da TV Câmara, que teve como tema a tramitação do Plano Nacional de Educação. Durante a gravação, Fátima falou da diferença do texto da Câmara e do Senado e defendeu a importância das metas 20 e 17, que tratam de mais recursos para educação e da valorização dos professores, respectivamente.

Fábio Faria apresenta emenda para evitar aumento nas despesas de estados e municípios
O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) apresentou uma emenda a Medida Provisória 631/13, que estabelece novas regras para a transferência de recursos aos estados e municípios atingidos por efeitos de fenômenos naturais. A matéria permite o acesso aos recursos com mais rapidez, entretanto, ao analisar o texto, o segundo vice- presidente da Câmara dos Deputados observou que a redação da proposta dava margem para que estados e municípios fossem cobrados por obras de responsabilidade da União.

Sesap realiza oficina de teatro para agentes de endemias de Natal
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC), iniciou, nesta segunda-feira (10), uma oficina de teatro para 30 agentes de endemias responsáveis pela educação em saúde nos 05 distritos de saúde de Natal. O curso é promovido em parceria com o Centro de Zoonose de Natal e prosseguirá até a próxima sexta-feira (14), no Centro de Convivência de Idosos, em Nova Natal.

Programação anual da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu na tarde desta terça-feira (11), no prédio central do órgão, os coordenadores e subcoordenadores do escalão gerencial da pasta com o intuito de socializar e avaliar as ações realizadas no ano passado e debater as metas para 2014. A discussão destas realizações faz parte da consolidação da programação anual de Saúde, a ser finalizada até o dia 31 de março de 2014, seguindo as diretrizes do Plano Estadual de Saúde 2012-2015, quando deverá ser apresentada para Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa (ALRN).

UFRN sedia o II Encontro Científico de Comunicação Organizacional
O grupo de Estudos em Comunicação Organizacional (ECO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza entre os dias 02 e 04 de abril o II Encontro Científico de Comunicação Organizacional: Organizações, discursos e identidades. O evento acontece no auditório do NEPSA, na UFRN.
Nomes como Maria de Lourdes Oliveira (UFRJ), Daniel Dantas (UFC), Tiago Quiroga (UnB)e Sidarta Ribeiro (UFRN) já foram confirmados. Chamada de trabalhos e programação do evento podem ser conferidas no site ecoufrn.wordpress.com.

Domingo é dia de diversão no Shopping Cidade Jardim
Todo domingo das 16h às 20h, o Shopping Cidade Jardim monta um parque infantil com brinquedos infláveis. São tobogãs, pula pula, cama elástica, piscina de bolinhas e muito mais. O espaço fica localizado na área de estacionamento de frente para a Avenida Engenheiro Roberto Freire, próximo a praça de alimentação. Para garantir a segurança das crianças, toda a área dos brinquedos é devidamente isolada com material adequado para este tipo de evento.

Atleta NTT de fisiculturismo é primeira potiguar a se classificar para o mundial Arnold Classic Ohio
A atleta potiguar Cacau Veras, que reside em Los Angeles (EUA), estreou nesse fim de semana no fisiculturismo, participando do Muscle Contest, realizado em Los Angeles, e conseguiu sua classificação para o Arnold Classic Ohio, um dos principais campeonatos de fisiculturismo do mundo. Cacau Veras conta com a preparação dos profissionais do Centro de Treinamento NTT e é a primeira atleta potiguar a participar do Arnold Classic Ohio.

Reformas no Hospital Rafael Fernandes serão concluídas até março
Até o final do mês de março a primeira etapa das obras de recuperação do Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, deverá ser inaugurada, oferecendo mais conforto aos pacientes e aumentando a capacidade de atendimento da unidade. Depois de concluída a reforma, o hospital cresce a capacidade de atendimento para 29 leitos, 13 a mais do que os 16 atuais. Único hospital de referência para doenças infectocontagiosas na região Oeste do Rio Grande do Norte, o Rafael Fernandes atende a 55 municípios e até a pacientes vindos de estados circunvizinhos.

Jaime Calado defende instalação do Centro de Distribuição Logística dos Correios no aeroporto Aluízio Alves
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, realizou mais uma visita às obras do Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves. Dessa vez o gestor foi acompanhado do diretor Regional dos Correios, José Alberto Brito, o assessor parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra, Adriano Saraiva e representantes da Inframerica. Jaime vem intermediando junto com a deputada Fátima Bezerra um entendimento entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o consórcio Inframerica a instalação de um Centro de Distribuição Logística no aeroporto.

Prefeitura de Natal intensifica cobrança do ISS
A Prefeitura Municipal de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), está intensificando o processo de fiscalização e cobrança dos contribuintes, Pessoa Jurídica, que estão inadimplentes com o ISS, tanto aquele devido pela própria atividade, como nos casos de imposto retido e não recolhido. No mês de março os contribuintes serão notificados com o prazo de 30 (trinta ) dias para se regularizarem. No mês de abril, os que não recolherem o imposto poderão ser  autuados e, nesse caso, além do imposto, será cobrada a multa por infração que corresponde a, no mínimo, 30% (trinta por cento) calculado sobre o imposto devido. Tal procedimento passa a fazer parte de um conjunto de ações que estão sendo implementadas para tentar reduzir a inadimplência no Município e deverá se repetir nos meses de setembro e outubro.

Agripino quer agilidade do Congresso no projeto anti-terrorismo, mas pede sensatez nas discussões
O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), disse que o Congresso Nacional precisa dar uma resposta urgente aos anseios da sociedade e estabelecer regras severas de punição para autores de atos de violência nas manifestações populares. Nessa terça-feira (11), o Senado adiou, para maior discussão, a votação do projeto de lei conhecido como anti-terrorismo. A proposta define como terrorismo o ato de provocar pânico generalizado mediante ofensa à vida, à integridade física, à saúde ou à privação da liberdade da pessoa. A pena é de 15 a 30 anos de reclusão e de 24 a 30 anos, se a ação resultar em morte.

Inauguração
Com o objetivo de trazer benefícios para a população ielmomarinhense, a prefeitura de Ielmo Marinho inaugura nesta sexta-feira. 14 de fevereiro, a partir das 9h, a Unidade Básica de Saúde (UBS). A ocasião contará com a presença do prefeito Bruno Patriota e comitiva. O novo posto encontra-se na sede do município.

Copa do Mundo: Sesap prepara ações de prevenção em municípios turísticos
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), estará reunida, na próxima segunda-feira (17) às 14 horas, no auditório da Sesap (12º andar), com 17 municípios que compõem o chamado “Cinturão Turístico” do Estado.
O objetivo é orientar os prefeitos e secretários de saúde destes municípios nas atividades previstas dentro do Plano Operativo Estadual de Ações de Saúde na Copa, como ações de prevenção de violências, exploração sexual e DST/Aids, além de promover, entre os profissionais de saúde, o aumento da notificação de doenças.

Outro lutador de MMA é assassinado em Natal
Outro lutador de MMA foi assassinado em Natal, Rio Grande do Norte. Depois de Luiz França ter sido atingido por diversos disparos de pistola, na segunda-feira, Guilherme Matos Rodrigues, conhecido como "Guilherme Kioto", foi morto da mesma maneira. O caso ocorreu no fim da noite de terça (11) e Guilherme ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada dessa quarta (12) já no Pronto-Socorro.

Zinco é essencial para o crescimento da planta 
Elemento é um ativador enzimático e suas doses via foliar devem estar baseadas em análises químicas de solo.

Projeto difunde novas tecnologias para a seringueira
Capacitações incluem o preparo de jardim clonal e viveiro, enxertia, produção de mudas tricompostas, manejo do seringal, técnicas de sangria, de coleta e de armazenamento de borracha natural. Veja mais no site www.diadecampo.com.br

Prefeitura de São Bento do Trairi, mais uma vez, atinge metas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório da Gestão Fiscal (RGF) de São Bento do Trairi, referentes ao 6º Bimestre de 2013 do Fundeb e da Educação mostram que a administração municipal está atingindo a meta estipulada pela Lei de Responsabilidade Fiscal para os gasto com as devidas áreas. No caso do Fundeb, o percentual mínimo que o município deveria atingir, previsto na lei, é de 60% e foi alcançado o índice de 72,51% . Na Educação, São Bento do Trairi também cumpriu seu dever de casa. O limite mínimo previsto na lei é de 25% e foi atingindo 32,14%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário