quinta-feira, 13 de março de 2014

Leila Míccolis, Clara de Góes, Os Chicos e Artur Soares são as atrações do Dia Nacional da Poesia


SecultRN/FJA promove ampla 
programação do Dia Nacional 
da Poesia com intervenções, 
shows, instalações, mesa 
redonda sobre poesia marginal 
e recitais poéticos, na 
Pinacoteca Potiguar e nos 
shoppings da cidade

“A poesia nos ensina a ver como se víssemos pela primeira vez”. A frase do poeta Carlos Felipe Moisés traduz o motivo de se fazer anualmente uma grande festa no dia 14 de março, quando se comemora o Dia Nacional da Poesia. A ideia é de que as pessoas possam ser tocadas em sua essência com versos que revelam as  sutilezas da vida. Para essa sexta-feira especial, dedicada ao poeta Moacy Cirne, falecido recentemente, a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto oferecem uma ampla programação, com a tradicional Galeria do Povo, lançamentos (livro, suplemento e revista), bate-papo literário sobre poesia marginal, recitais, shows musicais e intervenções urbanas.

A festa terá início simultâneo às 9h com a intervenção urbana Pacote de Poesia, nos pontos de ônibus dos principais shoppings da cidade (Natal Shopping, Via Direta, Midway, Cidade Jardim e Norte Shooping). Os Agentes de Leitura da região Metropolitana distribuirão envelopes contendo poemas de autores potiguares. Nos Jardins da Pinacoteca Potiguar, instituída a Praça da Poesia, o poeta Eduardo Alexandre abre também pela manhã a Galeria do Povo, uma exposição colaborativa, produzida antes e durante o evento. Quem quiser participar, é só levar um poema, recorte, quadro, ou produzir algo na hora, ou seja, o que achar bacana para contribuir artisticamente. A Galeria do Povo surgiu em 1977 num muro da Praia dos Artistas, em plena época da ditadura militar, como uma forma de manifestação artística a favor da liberdade de expressão.

Um dos pontos altos da programação será o bate-papo, às 17h, com as poetisas – ou poetas, como algumas autoras preferem ser chamadas - Leila Míccolis e Clara de Góes, que conversarão sobre “poesia marginal” na mesa com Plínio Sanderson, Aluízio Mathias, João Batista Morais Neto (João da Rua) e Eduardo Alexandre. As duas convidadas são muito respeitadas no meio intelectual, e  Clara é norte-rio-grandense, embora seja radicada no Rio de Janeiro.

Leila Míccolis nasceu no Rio de Janeiro, é editora, professora de roteiro de televisão, promotora cultural e artista performática. Publicou diversos livros, entre os quais, “Em perfeito mau estado”, “Do poder ao poder - alternativas na poesia e no jornalismo nos anos 60” e “O bom filho a casa torra”. Psicanalista e professora de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a potiguar Clara de Góes escreve poesia desde 1986. Seu primeiro livro, “As aranhas”, foi lançado em 1989. No ano seguinte, publicou os poemas reunidos em “Cinema Catástrofe”. Lançou também “Pedra do Morcego”, “Poeira” e “Caravelas”, entre outros.

GUARACI GABRIEL, CIVONE MEDEIROS, ZILA MAMEDE E OTHONIEL MENEZES – No dia 14 de março, a Praça da Poesia (nos jardins da Pinacoteca), receberá dois presentes, o busto do poeta Othoniel Menezes, eternizado pela canção-poema Praiera, e a escultura-instalação Zila: corpo a corpo, concebida por Guaraci Gabriel e Civone Medeiros, que juntos homenageiam Zila Mamede, um dos mais expressivos nomes de poesia potiguar. Conhecida por suas performances e recitais, Civone brinda o público com o recital “Um amor para chamar de show”, às 19h.  

E MAIS: LANÇAMENTO DO LIVRO 15 POETAS DO RN, COM OS TRÊS VENCEDORES E AS MENÇÕES HONROSAS DO CONCURSO LUÍS CARLOS GUIMARÃES 2013 (CONFIRA PERFIL E ENTREVISTA ABAIXO COM MARCELA MARIA FREIRE, PRIMEIRO LUGAR NO CONCURSO). O ENCERRAMENTO DA FESTA SERÁ COM A MÚSICA DE OS CHICOS E ARTUR SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário