quarta-feira, 19 de março de 2014

Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do RN trará convidados internacionais

Foto: Elias Medeiros
Fomentar a cultura tem sido 
uma prática constante do 
Morada da Paz, prática 
esta que se reafirma com o 
patrocínio da Temporada 
2014 da Orquestra 
Sinfônica do Rio Grande do 
Norte

Sob regência do maestro Linus Lerner, maestro da orquestra, estão previstas execuções de famosas peças do repertório erudito como: a Ópera La Traviata, As Bachianas Brasileiras e o Lago dos Cisnes. As apresentações contarão com participações de coros, companhias de balé e renomados solistas de diversas partes do mundo como: China, Estados Unidos, Bulgária, Equador e México.

O início da temporada acontece no dia 27 de março, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão e terá como convidado o mundialmente conhecido pianista norte-americano, James Dick. Entre as obras executadas estarão a Sinfonia Nº 4 de Tchaikovsky e o concerto para piano nº 5 - Imperador de Beethoven.

O patrocínio é via Lei de Incentivo Djalma Maranhão e além disso a empresa está destinando recursos próprios para enriquecer as apresentações da temporada com maestros e solistas internacionais. “Somos uma empresa focada na preservação da memória local. O apoio à cultura é uma preocupação do Morada da Paz, afinal o que é um cemitério senão um local de preservação de histórias de vida. O patrocínio a OSRN visa perpetuá-la como um dos maiores bens culturais do Rio Grande do Norte, resguardando sua memória e contribuindo, assim, para o crescimento dela e a valorização dos talentos locais”, afirma Eduardo Vila, diretor do Grupo Vila.

O gestor do projeto e diretor da Cooperativa da Música Potiguar - COMPOR, Claudio Machado, destaca a importância de iniciativas como a do Grupo Vila. "O patrocínio via leis de incentivo é importantíssimo para a cultura. A Orquestra passa por um momento muito importante ao conquistar a atenção da iniciativa privada para a importância da música para a sociedade. Há cerca de dois anos, nossa orquestra estava para ser extinta por falta de recursos. Sabemos que manter uma orquestra não é algo barato, envolve muitos profissionais extremamente qualificados. Mas felizmente após a chegada do maestro Linus Lerner vimos essa situação mudar", afirma.

Linus Lerner, maestro da OSRN desde 2012, é internacionalmente conhecido e já regeu vários grupos nos Estados Unidos, Brasil, Bulgária, China, República Checa, México, Espanha e Turquia. “Desde a sua chegada a OSRN vem realizando brilhantes apresentações, o que vem elevando o nível musical da orquestra e a colocando em uma posição de respeito no cenário musical brasileiro. O que vem atraindo um maior interesse da mídia e, consequentemente, da população. A presença dele tem contribuído para inserir a OSRN no cenário internacional, devido a sua projeção e competência”, constata Claudio Machado.

Para o maestro, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte esta iniciando uma nova fase com a chegada desses recursos. “Esse patrocínio vai proporcionar a  realização de uma temporada que nos colocará no calendário musical do país. Além de demonstrar que a nossa orquestra continua sendo mais que necessária no ambiente musical do estado, como provedora de música de alta qualidade e como entidade educadora de jovens e crianças, trazendo mais que uma experiência musical, mas também um crescimento cultural de nossa comunidade”, explica Linus Lerner.

As apresentações previstas na temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do RN tem como objetivo aproximar a população da música erudita e para isso trazem um repertório vasto e envolvente.

Ana Paula Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário