quarta-feira, 12 de março de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Clubes de Futebol e Faculdades do 
RN se unem em Campeonato de 
Karatê

A Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte-Rio-Grandense (FEKAEN) realiza no próximo sábado (15) a primeira fase dos Jogos Interclubes de Karatê Esportivo. Este é o segundo ano que campeonato é realizado no Rio Grande do Norte. Em outros Estados do país a pratica é comum e já vem sendo adotada há alguns anos. A iniciativa de realizar o evento em Natal é do professor de Karatê, André Calixta, responsável pela FEKAEN.

Rede de Talentos da Sesap traz 
inovação para a gestão

Com a preocupação de aprimorar os processos de recrutamento interno e desenvolvimento de servidores, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), lançou na tarde desta terça-feira (11) a Rede de Talentos da Sesap/SUS. A solenidade aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) em Natal e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, a Secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, além de representantes do CRC/RN, Ministério Público, UFRN e servidores da Sesap.

Fábio Faria solicita apoio dos 
parlamentares para PEC que garante 
assistência às vítimas de violência

“A Proposta de Emenda à Constituição 368 é uma medida baseada em princípios de solidariedade e justiça que devem nortear a vida em sociedade”, afirmou o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) no discurso realizado, nesta terça-feira (11), no Plenário da Câmara dos Deputados para solicitar o apoio à PEC. O texto garante às vítimas de violência um auxílio no valor de um salário mínimo.

Supermercado Extra do Midway 
é autuado pelo Procon Natal por 
desrespeito ao CDC

Descrição: fiscalização no extraA equipe do Procon Natal autuou na manhã desta terça-feira (11), a Rede de Supermercados Extra, localizado no Shopping Midway Mall por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Na ocasião, foram confiscados produtos alimentícios impróprios para o consumo, com a data de validade vencida, ou ainda sem essa informação nos rótulos. A intensificação da fiscalização faz parte das ações comemorativas a Semana do Consumidor.

Lista de selecionados para atuar no 
Consultório de Rua da SMS foi 
publicada no DOM

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no Diário Oficial de Município desta terça-feira (11), o resultado final do Processo Seletivo para Contratação Temporária de Profissionais, que atuarão na Rede de Atenção à Saúde do Município do Natal. Os aprovados vão integrar a equipe técnica na modalidade II do programa Consultório de Rua, como previsto no edital n° 001/2014, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 30 de janeiro de 2014.

Projeto de Agripino é destaque na 
revista Isto É Dinheiro

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento das chamadas startups - empresas inovadoras, com alto potencial de crescimento (geralmente criadas por jovens) –, o senador José Agripino apresentou mais um projeto de lei para beneficiar o setor. Em tramitação na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTI) do Senado, a proposta do líder democrata deduz em até 20% do Imposto de Renda (IRPF) as aplicações feitas por investidores nesse tipo de empreendimento. A ideia do parlamentar potiguar recebeu elogios de especialistas e foi destaque na revista Isto É Dinheiro desta semana, uma das mais lidas pelo setor empresarial.

Saúde de São Gonçalo mobiliza 
profissionais na vacinação do 
Sarampo e HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou encontro com os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde no auditório do Hospital Belarmina Monte. O motivo do encontro foi a semana de prevenção a partir do lançamento da Campanha de Vacinação do HPV e Sarampo. O secretário da pasta Jalmir Simões esteve presente, além da equipe técnica da secretaria. A entrega das doses da vacina contra o HPV será uma realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, já que também vai mobilizar as escolas da rede pública de ensino.

Após denúncias do SINPOL-RN, 
Governo revoga portaria de 
presos em delegacias

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte conseguiu mais uma vez reverter um quadro que representava ilegalidade e, diante de várias denúncias, o Governo do Estado voltou atrás e revogou a Portaria Nº 001/2014. Ela determinava que presos ficassem nas delegacias de plantões durante os finais de semana, tendo em vista que a Coape só receberia presos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

GACC-RN realiza IV Encontro de 
Voluntários

No dia 15 de março, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer realiza o IV Encontro de Voluntários. O evento acontece das 07h às 17h na sede social da AMARN – Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte, em Macaíba. Estão programadas palestras, apresentações culturais, dinâmicas, além de sorteios, almoço e lanches.

Escolas de Ipanguaçu serão atendidas 
pelo programa Mais Cultura 

Em busca de potencializar processos de aprendizado, mobilizando experiências concretas, criativas, para provocar o envolvimento efetivo de estudantes, professores e da comunidade escolar, o município de Ipanguaçu foi uma das selecionadas no programa “Mais Cultura nas Escolas”, projeto desenvolvimento pelo Ministério da Cultura em parceria com as escolas públicas.


Clube tem de ter dono

O empresário Marconi Barreto credita o título do primeiro turno do Campeonato Potiguar a uma forma inovadora de administração do clube, na qual o “proprietário” dá as cartas sem a interferência de outros agentes, como ocorre nos clubes tradicionais. A outra explicação para o sucesso, segundo Barreto, estaria numa espécie de parceria existente entre o clube (empregador) e os jogadores.

Um milhão de veículos até o 
segundo semestre deste ano

Igor Jácome e Daísa Alves repórteres São oito veículos novos a cada hora, ou 199 ao dia, nas cidades potiguares. Com isso, a frota do Rio Grande do Norte deverá alcançar a marca de 1 milhão de unidades até o segundo semestre deste ano, segundo estimativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN).

Rosalba nomeia general para Sesed

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou, nesta segunda-feira (10), o nome do general da reserva do Exército Eliéser Girão Monteiro Filho para assumir a pasta da Segurança Pública do Estado. A nomeação sairá na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado e a posse acontecerá na próxima sexta-feira (14).

Delegacia de Macau tem homens e 
mulheres amarrados em corredor
Representantes do SINPOL-RN foram até Macau, nesta terça-feira (11), e constataram uma situação que comprova o caos na Segurança Pública do RN. A delegacia da cidade tem 17 presos, sendo três mulheres, todos amarrados com cordas em um corredor. Diante desse quadro, a equipe vai até o Ministério Público e ao Poder Judiciário pedir remoção urgente desses presos.

Deputado George Soares solicita 
agilidade para ação em adutora 
de Jucurutu e outras cidades

O deputado George Soares (PR) solicitou hoje na Assembleia Legislativa agilidade agilidade na mudança do local da bomba de captação da adutora que abastece parte da zona rural de Jucurutu e as cidades de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova e São Vicente. O pedido foi feito através de requerimento protocolado na AL e destinado à governadora Rosalba Ciarlini e ao diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Yuri Tasso.

Projetos do Governo para Educação 
são aprovados pela Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 11, por unanimidade, três projetos de leis encaminhados pela governadora Rosalba Ciarlini, que beneficiam professores, especialistas e gestores das escolas estaduais. A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, esteve pessoalmente na AL pela manhã, para explicar aos deputados a importância da aprovação desses projetos.

Gesane Marinho homenageia 
defensora pública geral pelo 
Dia Internacional da Mulher

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada nesta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa foi marcada pelas homenagens à mulheres fortes da sociedade potiguar. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) escolheu homenagear a defensora pública geral do RN, Jeanne Bezerra, com 17 anos dedicados à defesa judicial dos mais carentes.

São Bento do Trairí: Idema autoriza 
obra de construção de casas 
populares

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) concedeu a Licença Simplificada para a continuidade da construção de 35 casas no município de São Bento do Trairí. As casas estão sendo construídas na rua Theodorico Bezerra, no centro da cidade. A obra foi paralisada pelo órgão após uma denúncia de que a Prefeitura teria desmatado a vegetação nativa do terreno. O Idema fez uma vistoria técnica no local e verificou que a denúncia não procedia.

Sesc RN oferece 165 vagas em 
cursos gratuitos de abril

As inscrições para os cursos gratuitos de abril do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) já estão abertas. Até sexta-feira (14/03), os interessados podem se candidatar às 165 vagas em cursos oferecidos pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Nova Cruz. O edital com todas as informações está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Declarações de ex-secretário de 
segurança repercutem na 
Assembleia

O deputado Walter Alves (PMDB) levou ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte as declarações do ex-secretário de segurança pública, Aldair da Rocha, que deixou o cargo nesta terça-feira (11) e criticou a falta de investimentos do Governo do Estado e a devolução de recursos federais na ordem de R$ 12 milhões por falta de projetos. A deputada Márcia Maia, em aparte, sugeriu a convocação do novo secretário, o general de Brigada da Reserva do Exército Brasileiro, Eliéser Girão Monteiro Filho, para prestar esclarecimentos à Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário