sexta-feira, 21 de março de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS

Ministro do Trabalho estará 
em Natal nesta sexta-feira

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, virá a Natal nesta sexta-feira (21) para cumprir agenda administrativa. Seu primeiro compromisso será uma reunião na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Ribeira, às 16 horas. Em seguida, às 19 horas, o ministro participará da solenidade de reinauguração da sede da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio/RN). Sábado (22), Manoel Dias cumprirá agenda em Barra do Cunhaú, município de Canguaretama, no 5º Grito da Pesca.

Projeto Mulheres da Paz 
e Protejo será 
apresentado a 
comunidade de Nossa 
Senhora da 
Apresentação

A violência contra as mulheres e contra a juventude está crescente em nossa sociedade. Segundo relatório da CPMI – Violência Contra a Mulher no Brasil em 2013, o Estado do Rio Grande do Norte encontra-se em 17º lugar no ranking nacional de violência contra a mulher, com uma média de 4,4 homicídios femininos por cem mil mulheres, sendo a cidade do Natal considerada a 11ª capital mais violenta com uma taxa de 6,3 (CEBELA, Mapa da Violência 2012). A Prefeitura Municipal do Natal reafirmando sua preocupação nas políticas públicas para as mulheres e de criança e adolescentes, realiza nesta quinta-feira (20), no bairro Nossa Senhora da Apresentação, uma reunião para apresentação do Projeto Mulheres da Paz e Protejo que terá como responsável a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul).

Inscrições para Concurso Escola 
de Leitores termina dia dois de 
abril

Estão abertas, até o dia dois de abril, as inscrições para a terceira edição do Concurso Escola de Leitores, uma promoção do Instituto C&A com a Secretaria Municipal de Educação de Natal.  O concurso premiará cinco unidades de ensino exclusivamente da rede municipal e, para participar, estas devem elaborar um projeto de incentivo à leitura em consonância com o Projeto Político Pedagógico de cada escola, atendendo, efetivamente, as necessidades diagnosticas em cada comunidade. De todas as inscritas, serão selecionadas 10 finalistas, que já iniciarão o processo de formação continuada, e entre as finalistas, cinco serão contempladas com um prêmio no valor de R$ 15 mil e uma viagem para a Colômbia, onde conhecerão experiências exitosas no âmbito da leitura.

Seminário do Orçamento Participativo 
do Natal será realizado no dia 28 de 
março

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), vai realizar no dia 28 de março, a partir das 08h30, o Seminário do Orçamento Participativo. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm). No seminário, para qual está sendo convidada toda a sociedade civil organizada, será avaliado o processo participativo de 2013 e deliberações populares para execução em 2014 e apreciada a proposta para este ano.

Cajulino é recebido com 
muita festa pelas 
crianças da Apae

Uma manhã de muita festa para as crianças atendidas pela Apae. Nesta quinta-feira (20), uma simples aula de futsal se transformou em um momento de grande alegria para todos os presentes. Com a presença do Cajulino, mascote oficial do Campeonato Potiguar, as crianças tiveram uma manhã diferente.

Agripino acerta detalhes para 
pré-candidatura de deputado 
estadual do Seridó

O senador José Agripino recebeu nesta quinta-feira (20), em Brasília, o diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN), Carlson Gomes. Carlson deixará o cargo, uma indicação do DEM no governo do Estado, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Artesãos do RN recebem 
caminhão-baú do governo 
federal

No dia do artesão, celebrado na quarta-feira (19), os artesãos do Rio Grande do Norte receberam um caminhão-baú do governo federal.
A entrega da chave do caminhão ocorreu em Brasília pelo Secretário Nacional da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Diversão infantil é no 
Shopping Cidade 
Jardim

Os domingos continuam animados no Shopping Cidade Jardim com o parque infantil, a partir das 16h. O espaço fica localizado na área de estacionamento de frente para a Avenida Engenheiro Roberto Freire, próximo a área de alimentação. Dessa forma, o os pais podem curtir enquanto olham os seus filhos se divertirem no lazer infantil com a tranquilidade e segurança. Podem participar crianças de 1 à 12 anos.

ALRN é pioneira entre 
casas legislativas na 
inclusão de pessoas 
com síndrome de 
down

É celebrado hoje, em todo o mundo, o Dia da Síndrome de Down. A data chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU. Através de iniciativa pioneira a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) implantou um projeto que visa a inclusão de pessoas com síndrome de down no mercado de trabalho. Desde 2011, por iniciativa do presidente da Casa, Ricardo Motta, três jovens - Manuela Nely de Lima Araújo, 28, Kalina Santos Falcão, 23 e Filipe Medeiros Ramos, 25 - trabalham na ALRN e desempenham suas funções no Cerimonial e Plenário.

Com luta em casa, 
Jussier Formiga 
promete “voar 
pra cima de 
Jorgensen” no 
UFC Natal

Sem lutar em casa há mais de dois anos, Jussier “Formiga” da Silva terá no próximo domingo (23) a oportunidade de garantir mais uma vitória para o currículo de 18 lutas no MMA. No UFC Fight Night 39, ou UFC Natal, o faixa preta da Kimura/Nova União enfrentará Scott Jorgensen, que faz apenas sua segunda luta entre os moscas na organização. O evento terá como combate principal da noite a revanche entre Maurício “Shogun” Rua e Dan Henderson, combate que ocorre no ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal.

Congresso Mulheres Diante do 
Trono

A Governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na noite desta quinta-feira (20), a abertura do Congresso Mulheres Diante do Trono que está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal e prossegue até o próximo sábado (22). As primeiras edições aconteceram em Belo Horizonte/MG, mas pela primeira vez acontece foram da capital mineira.

Contrato para investimentos em 
infraestrutura hídrica é 
prorrogado por seis meses

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na tarde desta quinta-feira (20), a informação de que o contrato entre o Governo do Estado e o Banco Mundial para investimentos na área de infraestrutura hídrica foi prorrogado por mais seis meses. Desta forma, o término das ações contempladas no contrato em questão está assegurado. O anúncio foi feito pelos representantes do Banco Mundial, Erwin Dinys e Paula Freitas, durante reunião na Governadoria, após o encerramento da missão de supervisão realizada por eles durante toda a semana para verificação das obras executadas e em andamento.

Academia de Ciências Contábeis 
homenageará deputado

O deputado estadual George Soares será homenageado como membro honorário da Academia Norte Riograndense de Ciências Contábeis (ACADERNCIC). A indicação foi feita pelos ex-presidentes da instituição, os contadores José Jeová Soares e Ronaldo Santos da Cruz e a proposição levada em plenária durante Assembleia no dia 25 de setembro do ano passado. O parlamentar recebeu a notícia na manhã de hoje (20), após visita de representantes da entidade ao gabinete. “Fico muito contente com esta homenagem e agradeço a todos os que fazem a ACADERNCIC pelo reconhecimento”, afirma o deputado.

Cirurgiões dentistas federais terão 
mesma jornada de trabalho dos 
médicos

Os cirurgiões dentistas, servidores federais, foram beneficiados com uma emenda do senador Paulo Davim (PV-RN)  sugerida e aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, que é o relator dessa matéria. Nela, os cirurgiões terão a mesma jornada de trabalho dos médicos servidores federais, ou seja, 4 horas diárias ou 20 horas semanais e, se optarem por oito horas diárias, poderão ter o salário dobrado. A matéria agora seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será avaliada sua constitucionalidade.

Lei aprovada em plenário 
proíbe cobrança de taxas 
extras para alunos 
especiais

Os deputados aprovaram por unanimidade, esta tarde (20) o Projeto de Lei de autoria do deputado Nelter Queiroz (PMDB) que proíbe a cobrança de valores adicionais para matrícula ou mensalidade de estudantes portadores de Síndrome de Down, Autismo, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes, com vistas a garantir o ingresso ou permanência do estudante em instituições de ensino.
A aplicação da Lei visa disseminar a igualdade social e inclusão do estudante na sociedade, sobretudo por intermédio das instituições de ensino, evitando-se assim, preconceitos.

Deputados aprovam Lei que 
permite venda de bebidas 
alcoólicas em estádios do 
RN

A maioria dos deputados presentes da sessão plenária desta quinta-feira (20) aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado José Adécio (DEM), que autoriza e regulamenta a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas do Rio Grande do Norte. Apenas a deputada Márcia Maia (PSB) se posicionou contra a matéria.

Troféu do Campeonato Potiguar 
presta homenagem à Arena das 
Dunas

Pelo terceiro ano consecutivo, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) preparou um troféu especial para o vencedor do Campeonato Potiguar Chevrolet. Depois de prestar homenagem à Fortaleza dos Reis Magos e ao Farol de Mãe Luiza, chegou a vez da Arena das Dunas ser representada. A iniciativa de prestar homenagem às belezas do estado começou em 2012, quando a Fortaleza dos Reis Magos foi representada. Em 2013, o Farol de Mãe Luiza foi o grande destaque. Para este ano, vivendo o clima da Copa, a FNF decidiu prestar homenagem à Arena das Dunas.

Prefeito de Extremoz tenta 
ajustar e abrir creche 
construída na gestão 
anterior em desacordo 
com os padrões do FNDE

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, esteve em Brasília esta semana para tentar resolver a questão da Creche do Manaím construída pela gestão anterior, que apresentou várias irregularidades, em desacordo com o projeto do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). "Conversei com o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, que me acompanhou na visita que fiz ao presidente do Fundo Nacional do
Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Weliton Caputo, que está examinando a questão, considerando que foram detectados 29 itens irregulares, que atualmente estão reduzidos a apenas sete. Conversei também sobre o assunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e todos estamos empenhados em resolver a questão para abrir essa creche que está pronta desde o final de 2008", informou o prefeito Klauss Rêgo.

Deputados aprovam revisão no 
plano de cargos da Educação

Aprovada à unanimidade pelos deputados a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação na sessão plenária hoje (20). A mensagem governamental 092/2014, que altera a Lei Complementar 322, de 2005, alterando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério teve dispensa de tramitação pelos líderes partidários e foi lida na sessão plenária de ontem.

Mostra de Cinema Alemão 
do Sesc chega a Mossoró

Depois de estrear em Natal no último dia 11, a mostra “Encontro com o cinema Alemão” chega a Mossoró. A abertura acontece na segunda-feira, 24 de março, às 18h15, na unidade do Sesc, com um bate-papo sobre cinema, e exibição do filme Sonnenallee, que tem como foco à Alemanha Oriental, seus jovens, as canções e as danças proibidas.

Tat Wong Natal realiza 
exame de faixa preta 
neste sábado

A Tat Wong Kung Fu Academy Natal realiza neste sábado (15) um exame de faixa preta do estilo Choy Lay Fut de Kung Fu com a presença do mestre Francisco de Paula e do sifu José Balestrini.  O evento vai ocorrer a partir das 15h na academia matriz que fica Av. da Integração, 2006, em Candelária.

T I M E M A N I A  
Concurso : 552
Data : 20/03/2014
04 - 17 - 22 - 44 - 49 - 62 - 66

Q U I N A 
Concurso : 3444
Data : 20/03/2014
53  -  56  -  60  -  64  -  68

Nenhum comentário:

Postar um comentário