quarta-feira, 26 de março de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS










Comissão analisará os reflexos 
do golpe militar na educação 
brasileira

Os deputados membros da Comissão de Educação da Câmara aprovaram, nesta quarta-feira (26), o requerimento 351 de 2014, de autoria da deputada Fátima Bezerra, que requer a realização de audiência pública sobre os reflexos do golpe militar na educação brasileira. A previsão de realização da audiência é para o próximo mês.

Vice-prefeita recebe o embaixador 
e cônsul da Itália em Recife

Representando o prefeito Carlos Eduardo, a vice-prefeita Wilma de Faria recebeu no final da manhã desta quarta-feira (26), no Palácio Felipe Camarão, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, e o cônsul da Itália em Recife, Angelo Maria Biccirè. A visita dos diplomatas foi motivada pelo jogo da seleção da Itália contra a seleção do Uruguai, confronto válido pela Copa do Mundo FIFA 2014. A partida será realizada no dia 24 de junho, às 13 horas, na Arena das Dunas.

Walfredo Gurgel promove curso 
em cuidados paliativos 

O cuidado paliativo é descrito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a abordagem que aprimora a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares que enfrentam doenças ameaçadoras de vida. Para tratar do tema, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), a partir das 18h, no auditório, uma Capacitação em Cuidados Paliativos. O curso é direcionado para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de nível superior.

Técnicos da Fifa fazem a última 
visita a Natal

Natal vai receber hoje a última visita técnica dos membros da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, 65 profissionais das mais diversas áreas técnicas estarão na capital potiguar avaliando o planejamento de operação para os dias de jogos do Mundial. Entre as 18 áreas avaliadas.

Zé Teodoro estreia e faz 
mudança

Em jogo atrasado da primeira rodada do segundo turno, o ABC recebe, às 20h30, no estádio Frasqueirão, o Coríntians de Caicó. Essa vai ser a primeira partida do novo técnico, Zé Teodoro, no comando da equipe abecedista e a vitória é fundamental para que o time continue com chances matemáticas de conquistar esse turno do Campeonato Estadual.

Governo renova emergência 
em 159 municípios do RN

Em praticamente dois anos de seca o governo estadual emitiu, ontem, o sexto decreto reconhecendo situação de emergência em 159 dos 167 municípios do Rio Grande do  Norte,  um município a menos em relação ao penúltimo decreto que saiu há seis meses. O prefeito de Goianinha, Geraldo Rocha Júnior (PMDB), pediu a retirada do município da lista do governo.

Semob estuda soluções para 
trânsito até o aeroporto

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) se reuniu ontem com órgãos estaduais, federais e de outros municípios para levantamento de problemáticas no acesso ao Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. “Fizemos um levantamento dos problemas de acesso, especialmente das delimitações do viaduto, e as devidas soluções”, explica Elequicina dos Santos, secretária da Semob.

Estudo defende preservação

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entregou ao Ministério Público Estadual um estudo sobre o Hotel Reis Magos, que está fechado há 18 anos.

Governo estuda elevar tributos

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 83,137 bilhões em fevereiro, recorde para o mês. Os dados, divulgados pela Receita Federal ontem mostram que houve uma alta real (com correção da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 3,44% ante fevereiro do ano passado.

Satélite identifica 122 objetos 
no mar que podem ser de 
avião desaparecido

A presença de 122 objetos foi detectada hoje (26) em área ao Sul do Oceano Índico, onde são feitas as buscas ao avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas a bordo. Os objetos foram observados em imagens de satélite tiradas pelo Centro de Controle da Airbus para a Defesa e Espaço.

Agripino presta homenagem 
a João Faustino

Durante a sessão solene, nesta quarta-feira (26), na Câmara dos Deputados, em homenagem ao ex-deputado e ex-senador João Faustino – falecido em 8 de janeiro -, o senador José Agripino (DEM) voltou a destacar a preocupação de seu primeiro suplente com a educação dos jovens brasileiros. “João Faustino foi político, advogado, professor. E é nessa área que ele deixa a sua marca maior: a dedicação aos estudantes brasileiros. Era um construtor de escolas, um defensor da valorização dos educadores”, frisou.

Servidores e policiais param 
serviços no ITEP e em 
delegacias

A manhã desta quarta-feira (26) foi de fortalecimento da paralisação dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia e policiais civis. As categorias pararam os serviços na sede do ITEP, tanto em Natal como em Mossoró, bem como fecharam as delegacias de bairros e especializadas, mantendo somente as plantões.

Augusto Cury participa de coffee 
break e recebe imprensa em 
escola de Natal

Em 2013, a Lápis de Cor Natal entrou para o seletivo time de escolas que fazem parte da rede da Escola da Inteligência, idealizada e comandada pelo renomado médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury. Com quase 20 milhões de livros vendidos somente no Brasil, o Dr. Cury tem publicações em mais de 60 países. Na próxima terça-feira (1), às 9h, a escola irá receber Cury para um coffee break, com sessão de autógrafos e papo com a imprensa.

Regulação investe na capacitação 
dos profissionais para melhoria 
dos serviços

O Complexo Estadual de Regulação CER/SUS inicia nesta quinta-feira, dia 27, uma programação de capacitações com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados e aprimorar as competências individuais dos servidores visando às necessidades organizacionais.

Praia Shopping participa neste 
sábado da Hora do Planeta

Neste sábado (29), o Praia Shopping estará participando da HORA DO PLANETA e apagará as luzes da sua fachada durante uma hora.  O ato de caráter mundial, que já está em sua 10ª edição, reúne milhares ou até bilhões de pessoas que apagarão as luzes de suas casas, comércios, repartições, monumentos e outros logradouros importantes num ato simbólico de alerta contra as mudanças no clima.

Capuche comemora sucesso da 
campanha “Desconto 
Campeão”

Já pensou em comprar o seu apartamento hoje? Os especialistas afirmam que chegou a melhor hora de comprar. As facilidades e os atrativos são muitos e só quem ganha com isso é o cliente que está aproveitando os descontos do mercado. A construtora Capuche, por exemplo, já comemora o sucesso e a grande aceitação da campanha “Desconto Campeão Capuche” que oferece apartamentos com até R$50 mil a menos do valor de mercado.

Jaime Calado entrega novas 
instalações do Mercado 
Público do Artesanato

Para promover e fortalecer ainda mais o artesanato de São Gonçalo, considerado o mais diversificado do Rio Grande do Norte, A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, realizou uma reforma geral no Mercado Público do Artesanato, localizado na comunidade de Santo Antônio do Potengi. A solenidade de entrega das novas instalações aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (25) com a benção do pároco de Santo Antônio Felipe Anderson.

Assistência Social de São 
Gonçalo realiza encontro 
de mulheres

O Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante recebeu na tarde desta terça-feira (25) o I Encontro da Mulher Sãogonçalense. O prefeito Jaime Calado prestigiou o evento ao lado da primeira dama Dra. Zenaide Maia, contando com a presença de secretários, servidores, representantes da população do município e os vereadores Geraldo Veríssimo, Arlete Paiva, Valda Siqueira e Rayure Protásio.

Deputado recebe agradecimento 
de prefeitos em Brasília

Para agradecer o envio de emendas parlamentares para os municípios, os prefeitos João Maria, de Lagoa Nova, e Novinho, de Cerro Corá, estiveram com o deputado Felipe Maia (DEM), nesta terça-feira (25), em Brasília. O deputado destinou recursos para investimento nas áreas de saúde e educação de Lagoa Nova e esporte e infraestrutura urbana de Cerro Corá.

Ritz Property e Remax Águia no 
Salão Imobiliário 2014

Em parceria com a Remax Águia, a Ritz estará presente no 13º Salão Imobiliário do Rio Grande do Norte que acontecerá de 2 a 6 de abril, no Centro de Convenções de Natal. Mais uma edição do evento deverá reunir as diversas opções de moradias da cidade e arredores, este ano, com foco em imóveis de médio e alto padrão. A organização espera cerca de 30 mil visitantes e apresenta propostas de financiamento no local através do patrocinador Caixa Econômica Federal.

Prefeitura de Ipanguaçu faz 
entrega de filtros de água 
em parceria com a Defesa 
Civil 

Esta semana moradores da zona rural de Ipanguaçu começaram a receber filtros d’água em busca de atender as famílias afetadas pela seca e que estão sendo atendidas com água de carros pipas e cisternas. A Prefeitura do município através da Secretaria Municipal de Saúde e a Defesa Civil Municipal iniciaram a entrega dos filtros recebido através do convênio com o Ministério da Integração Nacional.

Gastronomia é destaque entre 
serviços do Shopping Cidade 
Jardim

Restaurantes, cafés e redes de fast food, investem em espaços intimistas dentro de shopping para que os clientes possam se beneficiar da praticidade e segurança que o mall oferece, sem deixar a desejar na alta qualidade gastronômica. O shopping Cidade Jardim é exemplo de excelência gourmet reunindo nomes como Real Botequim, Nemo Sushi, Bella Natal, Pé de Moleque, Pitts Burg, Subway, entre outros.

Credenciamento para Natal 
Music encerra dia 31

O credenciamento para o Natal Music deve ser solicitado por meio do site do Carnatal carnatal.com.br/credenciamento até às 12h do dia 31/03. Após o encerramento dos pedidos, os veículos receberão as informações sobre o acesso ao evento. O credenciamento para impressos, blogs e sites é limitado para no máximo duas pessoas por veículo e a equipe de televisão pode credenciar até cinco profissionais.

Servidores discutem preparação 
para aposentadoria no Hospital 
Giselda Trigueiro

Nesta segunda-feira (24) um grupo de servidores do Hospital Giselda Trigueiro (HGT) esteve reunido para o primeiro encontro deste ano do Projeto de Preparação para Aposentadoria (PPA), promovido pela Unidade de Gestão de Pessoas do HGT, desde 2013, e desenvolvido por estagiários do curso de Serviço Social da Unifacex.

Walter Alves confirma 
pré-candidatura a 
deputado federal

O deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, confirmou na manhã desta terça-feira (25) que vai mesmo concorrer a uma das cadeiras da Câmara dos Deputados nas eleições 2014.

Sesc está com inscrições 
abertas para oficinas de 
leitura dramática em 
Caicó

O Sesc Caicó está com inscrições abertas até o dia 08 de abril para oficina de dramaturgia e leitura em cena.  São 24 vagas oferecidas na atividade que integra o projeto Sesc Dramaturgia- Leitura em Cena 2014. Para participar, o interessado deve preencher um formulário que se encontra disponível no site www.sescrn.com.br, e encaminhá-lo para os emails: nmsilva@rn.sesc.com.br e n.nilton@gmail.com. A validação da inscrição também é feita através do email. A oficina será ministrada de 13 a 15 de abril, na Casa de Cultura, pela professora Paula Autran, doutoranda em artes cênicas pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo (ECA) e pela Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário