quinta-feira, 13 de março de 2014

NO DIA DA POESIA, PREFEITURA ASSINA DECRETO DOS CENTROS DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS - CEUs E APRESENTA EDITAL DOS PRÊMIOS LITERÁRIOS


Moacy Cirne

O Dia da Poesia contará ainda 
com palestra do poeta carioca 
Eucanaã Ferraz, lançamento 
de livros, recitais e café da 
manhã. Às 20h, o músico e 
poeta pernambucano Silvério 
Pessoa apresenta o show 
Canções, Poesia e Hibridismo 
Cultural no pátio da Funcarte

Dentro da celebração do Dia Nacional da Poesia, nesta sexta-feira, dia 14 de março, a Prefeitura Municipal de Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes, apresentará aos natalenses  os CEUs – Centro de Artes e Esportes Unificados – projeto do Governo Federal em parceria com os municípios. O prefeito Carlos Eduardo Alves assinará os decretos que transferem a gestão dos CEUs (Minc / PMN) da Secretaria de Esporte e Lazer para a Fundação Cultural Capitania das Artes.

Os CEUs terão os seguintes patronos: No bairro Lagoa Azul (Zona Norte) será batizado com o nome do poeta Moacyr Cirne. O Centro construído no bairro Felipe Camarão (Zona Oeste) terá o nome do mestre da poética oral Manoel Marinheiro.

O Centro de Artes e Esportes Unificados faz parte de um programa do Governo Federal em parceria com as prefeituras municipais. Em Natal, os CEUs serão coordenados pela Funcarte em ação conjunta envolvendo as Secretarias de Esporte e Lazer e a do Trabalho e Assistência Social. Funcionará Cine Teatro, Bibliotecas, Canteiros de Leituras, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Área de Esporte e Lazer.

PRÊMIOS LITERÁRIOS, CAFÉ, EUCANAÃ FERRAZ E SILVÉRIO PESSOA

Outra novidade programada para o Dia da Poesia na Funcarte será o lançamento do Edital Público de Premiações Literárias: Othoniel Menezes (Poesia); Câmara Cascudo (Ensaio Etnográfico); e Moacy Cirne (Ensaio Literário). Haverá ainda o lançamento do livro A Poesia e o Poema do Rio Grande do Norte. (Reedição do Sebo Vermelho/ Prefeitura Municipal de Natal/ Projeto Nação Potiguar).

Após os anúncios do edital e assinatura do decreto oficializando os CEUs, será servido o tradicional café da manhã aos presentes, seguindo de um bate-papo com a presença ilustre do poeta e ensaísta carioca Eucanaã Ferraz. Eucanaã irá abordar o tema “A Poesia vista pelos olhos da Poesia”, com uma seleção de poemas cujo tema é a própria poesia e o papel do poeta. “O que a poesia pensa sobre si mesma”, disse Eucanaã sobre o assunto de sua fala para o Dia Nacional da Poesia.

Para este debate, o poeta separou textos de Manoel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, João Cabral de Melo neto, Armando Freitas Filho, Ferreira Gullar e Wally Salomão, empreendendo uma viagem dos anos 1920 até a década de 1970.

A festa da poesia continua à noite, com show do músico e poeta Pernambucano  Silvério Pessoa, às 20h, no pátio da Funcarte, com entrada franca. Silvério vai apresentar “Canções, Poesia e Hibridismo Cultural”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 MESAS LITERÁRIAS (Auditório Funcarte)
09h – Mesa 1:  “A Poesia vista pelos olhos da Poesia”
(Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Waly Salomão…) com Eucanaã Ferraz
10h – Mesa 2: Moacy Cirne : Da Crítica à Poesia Experimental
Mediação: Abimael Silva.
Palestrantes: Falves Silva, Anchieta Fernandes, Muirakitan de Macedo.
*Durante a manhã poética acontecerão Intervenções com o Grupo Para Eu Parar de Me Doer (Alessandra Augusta e Thiago Medeiros) & as poetas potiguares  Michelle Ferret & Ananda Kryhsna, homenageando Moacy Cirne.
20h – Pocket Show com Silvério Pessoa: Canções, Poesia e Hibridismo Cultural
Local: Pátio externo da Funcarte - entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário